Policia Militar oferece café da manhã à imprensa

O encontro tem por objetivo aproximar a policia da sociedade. Para isso a policia militar quer estreitar a parceria com a imprensa!

Cel. Oterson Luis Nocelli assumiu o comando do Decimo Setimo Departamento de Policia em fevereiro… TenCel Rogério Santos de Souza assumiu o comando Vigésimo BPM em janeiro.

O evento aconteceu ao pé da manhã desta quinta-feira,14, na sede do 20º BPM no Jardim Aeroporto em Pouso Alegre. Em volta da mesa farta regada a café, suco e variadas guloseimas, o jovem comandante Ten Cel Rogério Santos de Souza, recém empossado no comando do batalhão, recebeu dezenas de repórteres, jornalistas, radialistas e blogueiros de Pouso Alegre e região. E fez questão de conversar, individualmente, com cada um!

“Queremos aproximar a Polícia Militar dos órgãos de imprensa de Pouso Alegre e cidades vizinhas, trazer as novas diretrizes do novo comandante da Unidade, e obter conhecimento dos estimados profissionais sobre os desejos referentes a divulgação de notícias pela PMMG e estreitar ainda mais nossos laços”, frisou o comandante que responde por 26 municípios no entorno de Pouso Alegre.

Presente ao encontro também o novo comandante do 17º Departamento de Policia Militar, Cel. Oterson Luis Nocelli. Responsável pela segurança pública nos 72 municípios que compõem o departamento ele vem com o mesmo espírito do comandante do batalhão: aproximar a policia da sociedade através da imprensa. “Não se trata de marqueting, trata-se de divulgar as ações da policia e conhecer os anseios da sociedade. Queremos ser parceiros da imprensa e passar uma sensação de segurança. A criminalidade nunca vai acabar, mas podemos diminui-la, como tem acontecido nos últimos anos. Queremos contar com a imprensa e com a sociedade no combate à criminalidade”, enfatizou o Cel. Oterson.

O encontro descontraído, alegre e informal – e com algumas cobranças por parte da imprensa – veio em boa hora. Com a expansão cada vez maior das redes sociais, cada cidadão está se tornando ‘repórter em tempo real’ e massacrando os cidadãos com imagens de fatos do cotidiano sem nenhum compromisso com a informação, gerando ao contrário, desinformação, tumulto. Através do WhatsApp e dos “repórteres onipresentes” – e descompromissados com a informação –, em minutos todo mundo fica sabendo de um acontecimento. Mas ninguém tem a mecânica dos fatos, os detalhes… Ninguém responde a nenhuma das premissas do jornalismo. Muitos sequer sabem dizer onde ou quando o fato aconteceu. Mas continuam compartilhando e desvirtuando os fatos.

      Atualmente, quando a imprensa constituída, aquela que tem o compromisso com a informação séria e responsável, finalmente consegue esclarecer os fatos, redigi-los e publicá-los, eles já perderam o viço… já ficaram velhos!

A cobrança dos jornalistas presentes ao ‘café com o comandante’ foi unânime: celeridade na informação vinda da fonte, ou seja: da polícia que a detêm. Em volta da mesa farta do café da manhã juntou-se ‘a fome com a vontade de comer’! Pois foi justamente isso que o novo comandante do 20º BPM ofereceu… parceria com a imprensa, para buscar os anseios da comunidade, inspirar confiança, e prestar um serviço cada vez mais eficiente.

A julgar pela conversa franca e descontraída, o casamento PM/Imprensa de Pouso Alegre – a partir desta ‘gestação’ – deve gerar bons frutos!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *