Adeus João Cavalo…

Hoje deve ter ‘conselho arbitral’ no céu. Presididos pelo saudoso cartola Aguinaldo Falcão, João Cavalo já deve estar em calorosa discussão com Hailtom Custodio, Jorge Carpineti, “Gustinho” Balbino, Edson “Corinho”, “Tião Cueca”… outros grandes boleiros que, cada um com seu estilo, escreveram com letras de ouro belas paginas no futebol de base de Pouso Alegre. Eles devem estar discutindo o Regulamento da Copa Lepa de Futebol Infantil 2018!

João Cavalo era uma pessoa simples como seu nome: João Batista Ferreira
Simples também era sua profissão… Ele era pedreiro!
Simples também era sua casa… uma casinha pequena na vargem de cima do velho Aterrado, construída muito antes de o calçamento chegar ali. Aliás para chegar em época de chuvas, precisava de canoa!
Nas ‘horas vagas’ João Cavalo ensinava futebol para garotos carentes do bairro São Geraldo – E não só do bairro. Muitos garotos de Pouso Alegre, inclusive meus dois mais velhos adquiriram intimidade com a redonda na sua escolinha. Mas foi muito mais do que um professor de futebol… foi professor de vida. Ensinou centenas, milhares de crianças, adolescentes e jovens a ser homens, corretos, honrados!
Tinha eu jeito peculiar, contundente, incisivo, decidido… Era um bravo homem e um homem ‘brabo’. Defendia com unhas & dentes seu ponto de vista. Mas não queria nada que não fosse direito e correto e pra todos. Com João Cavalo oito era oito, e oitenta era oitenta!
Era politizado mas não era político. Não esperava que alguém fizesse… Arregaçava as mangas e fazia ele mesmo.
Construiu, à base de cabo de enxada, o campo do Santamaria. Arrancou raízes de arvore e touceiras de capim no enxadão para construir o campo simples como ele, do seu Santos F.C. que servia a todos os clubes da cidade numa época em que tínhamos um futebol vibrante, com oito campeonatos de futebol por ano.
Nobres, no, entanto eram seus ideais… Com sua escolinha de futebol, João Cavalo afastou centenas de garotos das drogas.
João Cavalo estava doente há vários anos. Morreu de insuficiência renal nesta quinta-feira, 18.
Seu combalido corpo foi sepultado no Distrito de Crisolia/Ouro Fino, onde nasceu há quase setenta anos.
O boleiro João Cavalo já estava fazendo falta…
O homem João Cavalo fará muita falta no Aterrado… fará muita falta na nossa sociedade.
Temos hoje poucos homens simples e honrados da estirpe do amigo João Cavalo.
Hoje deve ter ‘conselho arbitral’ no céu. Presididos pelo saudoso cartola Aguinaldo Falcão, João Cavalo já deve estar em calorosa discussão com os rivais Hailtom Custodio, Jorge Carpineti, “Gustinho” Balbino, Edson “Corinho”, “Tião Cueca” – outros grandes boleiros que, cada um com seu estilo, escreveram com letras de ouro belas paginas no futebol de base de Pouso Alegre. Eles devem estar discutindo o Regulamento da Copa Lepa de Futebol Infantil 2018!
Firmeza como sempre, meu amigo… Não permita ‘gatos’ neste campeonato…!

0 thoughts on “Adeus João Cavalo…

  1. Muito obrigado pela homenagem Airton, nós familiares agradecemos. Ele realmente merece uma homenagem dessa e muito mais. 👍👏🙏 Vai deixar muitas saudades 😢😢😢

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *