Acabou a caçada ao criminoso

Sargento troca tiros e mata estuprador na beira do rio!

Sargento Campos em 2009: – Foi ali no fundo perto da restinga, onde está hoje esse milharal, que eu troquei tiros com o bandido!

Passava de cinco e meia da tarde. O sol de fim de inverno havia acabado de se deitar atrás da restinga de mata ciliar. Estavam numa capoeira a poucos metros do rio cujas águas barrentas desciam serenas naquele trecho. Apesar da agitação do dia e especialmente da tensão daquele momento, os dois homens começaram sentir frio. Os agasalhos haviam ficado na viatura, a cerca de um quilômetro dali, na saída da cidade.

– Soldado, daqui a poucos minutos vai escurecer. Melhor suspendermos a caçada por hoje. Vá buscar a viatura. Vou ficar esperando você aqui… eu estou muito cansado – disse o sargento.

Ao ver seu subordinado atravessar a cerca de arame farpado e sair na estradinha rural do bairro Pouso do Campo, a menos de cinquenta metros dele, e seguir para a cidade, o sargento sentou-se ao chão numa pequena saliência do terreno sobre o capim batido pelo gado. Estava cansado, muito cansado. Havia saído de casa para uma patrulha florestal no município de Bom Repouso, a mais de cem quilômetros dali. Findada a operação, voltara para Pouso Alegre e subira de barco o Rio Sapucaí, já no final da tarde. Não precisava fazer isso. Já trabalhara mais de oito horas naquele dia. Mas havia dezenas de policiais colegas seus embrenhados no mato, numa arriscada caçada humana tentando prender o famigerado estuprador! O denodo policial não o deixaria descansar… E fora se juntar aos demais colegas na caçada.

Ligeiramente protegido pela saliência do terreno, sentou-se atrás de uma moita de assa-peixe. Não fosse o perigo e a tensão, dormiria! Mas era preciso ficar atento. O bandido poderia estar muito longe dali… mas poderia surgir de trás de uma moita a qualquer momento. Só a natureza falava. O silencio do crepúsculo foi cortado pelo canto triste de um Curiango bem perto do rio. De repente, apesar da sinfonia interminável dos grilos, o experiente policial ouviu o leve quebrar de galhos secos! Não estava mais só! Sem sair da saliência do terreno onde estava encostado, virou o corpo, apontou o trabuco na direção de onde ouvira o barulho e ficou atento. Poderia ser uma capivara, um lobo, um gato, ou a sua caça… Fernando da Gata! O coração bateu mais acelerado. Àquela hora, a poucos metros da mata ciliar, parecia ainda mais escuro… todos os gatos eram pardos! Aguçou bem os ouvidos e arregalou os olhos. Não tardou surgiu um vulto apalpando o terreno. Não dava para distinguir quem, mas era uma pessoa… Só podia ser o bandido! Apontou o trabuco para o vulto a menos de vinte metros e deu a ordem:

– “Quem está aí! Responda ou eu atiro”!

O vulto estacou… mas não respondeu. Silencio total. Os grilos interromperam a cantoria. Um casal de sapos que trocavam ameaças – vou, não vou, vou, não vou – na beira do barranco do rio, também silenciou. O curiango que estava mais próximo bateu asas, levantou voo rasteiro e sumiu na noite.

“Percebi que o vulto fez um pequeno movimento à direita, talvez tenha movido apenas o braço. Antes que eu decifrasse o movimento, ouvi um disparo e em seguida uma pequena chama vermelha na minha direção”.

Antes de ouvir o segundo tiro, o policial puxou o gatilho apontando para o vulto! Ouviu-se um baque surdo. Em meio à frugal fumaça, pareceu ter visto um rápido movimento do vulto. Deu mais um disparo de advertência, sem resposta. Depois do bater de asas de alguns pássaros que dormiam na restinga, silencio total! A noite demorou segundos para cair, embora os segundos demorassem uma eternidade para passar! O sargento não tinha certeza se havia acertado o vulto, se ele havia morrido ou se havia fugido. Com os olhos de lince, tentando ver algum movimento no escuro, optou pela imobilidade sob a proteção da vala e do assa-peixe à espera de reforços. Foram minutos eternos até que avistou os faróis da viatura dançando na estrada, se aproximando. Só deixou a trincheira quando o capitão, os soldados e dois civis chegaram com cães e lanternas.

No local onde o vulto recebeu o único tiro, a cerca de vinte metros à perpendicular do sargento, havia capim amassado, denotando que ele estivera ali. Sobre o capim havia um revólver calibre 38 niquelado, com manchas de sangue, com o qual ele havia disparado na direção do policial. Horas mais tarde, depois de intensa varredura, encontraram o corpo do bandido. Fernando da Gata, com um único ferimento no peito, estava numa moita de capim nas imediações do local do duelo.

Fernando “da Gata ” Soares Pereira, 21, figurinha fácil no álbum da polícia desde o final da menoridade penal, tinha uma capivara do tamanho do Rio Sapucaí – o qual ele atravessara a nado naquela sexta-feira, ou da extensão do Rio Jaguaribe no Ceará, onde ele cansou de brincar de ‘bandido & mocinho’ com a polícia local. De Russas desceu para São Paulo e de lá para o Sul de Minas, sempre com os homens da lei fungando nos seus calcanhares. Caçado ininterruptamente por dezenas de policiais mineiros durante mais de 48 horas, quis o destino que ele parasse na mira do Sargento Campos… numa capoeira de beira de rio, no crepúsculo de uma sexta-feira. Duelo sem alarde e sem testemunhas. Apenas dois tiros… um pra cá e outro pra lá! Um sem direção, cuja azeitona se cravou na terra que anos depois adubaria uma lavoura de milho! E outro certeiro, cujo projétil ainda quente penetrou no lado direito do peito do bandido, permitindo que ele corresse mais de cem metros, para morrer solitário, encoberto por uma moita de capim.

Sargento Campos e este cronista, em 2009, na DP de Santa Rita do Sapucaí, quando eu o levei ao local do duelo, 27 anos depois!

Sargento José Lucio Campos não tinha superpoderes, não usava cueca vermelha por cima do uniforme, não era super-herói! Era apenas um policial que, como a maioria, honra a farda que veste… e a instituição que paga seu salário. Um policial que toda manhã sai para o trabalho… e não sabe a hora que volta… se volta! Campos foi o policial certo, na hora certa, no lugar certo! E encerrou um ciclo de terror que assombrava o Sul de Minas naquele final de inverno de 1982.

Assim terminou a vida do assaltante e estuprador “Fernando da Gata”… mas não terminou sua história! Três semanas depois seu corpo – sem os dedos – foi recebido como herói na pequena Russas, no Ceará…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *