Pouso Alegre vai construir “Cidade Administrativa”

Aqui será construída a nova sede administrativa de Pouso Alegre

Aqui será construída a nova sede administrativa de Pouso Alegre

A obra é surpresa para muitos… Mas esperada por alguns. Nos últimos cinquenta anos a cidade de Pouso Alegre quadruplicou sua população, seu espaço físico, sua riqueza e espalhou seu departamentos para os quatro cantos da cidade. Quase todos em imóveis alugados! A sede da prefeitura, comumente chamada por nós da imprensa de “Palácio da Carijós” no Alto das Cruzes – literalmente, pois o ‘palácio’, construído pela Cemig nos anos 1980 e adquirido pela prefeitura no inicio deste século, repousa sobre as ruinas do antigo cemitério municipal desativado em 1917 – não passa de ‘sala de visitas’ da prefeitura, onde é possível – aos menos aos correligionários e amigos do prefeito – pouco mais do que uma visita! Secretarias de Obras, de Educação, de Saúde, de Segurança e outras tantas estão espalhadas pela cidade. Difícil saber com exatidão, até porque, imóveis alugados de amigos para a prefeitura costuma-se ter um ‘preço especial’, mas estima-se que a prefeitura gaste anualmente cerca de dois milhões de reais com alugueis! O novo prédio que abrigará todas as secretarias, departamentos e setores da prefeitura está orçado em R$ 22 milhões. Será ‘pago pelos alugueis economizados’ portanto em menos de um ano. A partir daí passará a sobrar cerca de dois milhões por ano nos cofres da prefeitura!

A Lagoa da Banana está assim...!

A Lagoa da Banana está assim…!

A novo nome da sede da prefeitura de Pouso Alegre será escolhido através de um concurso publico entre estudantes da rede municipal de ensino. Por enquanto será chamada de “Cidade Administrativa”! A nova cidade será construída no bairro São Geraldo, mais precisamente nas margens da “Lagoa da Banana”. O acesso principal será feito pela Avenida Airton Sena. A obra – quase faraónica, mas extremamente necessária em todos os sentidos – está prevista para começar logo após o período chuvoso, no final de abril ou inicio de maio. A fase de licitação da obra está no fim e a vencedora  será conhecida no próximo dia 15 de abril. Participaram do processo de licitação somente empreiteiras da cidade, entre elas a tradicional Sotegel, responsável pela maioria das obras de vulto de Pouso Alegre. A previsão da construção da nova sede da prefeitura é de um ano. Portanto, será entregue e inaugurada em meados de junho do ano que vem. – Muito embora achemos que o prefeito deverá usar sua principal obra, senão a única de destaque, como trunfo politico para fazer seu sucessor em 2016 e, portanto, deverá levar a inauguração para uma data conveniente perto das eleições!

O canteiro da Ayrton Sena hoje só serve para pasto de animais,,,!

O canteiro da Ayrton Sena hoje só serve para pasto de animais,,,!

A cidade Administrativa de Pouso Alegre, que, pela sua localização, poderá ser chamada de “Palácio da Banana”, “Palácio Airton Sena”, ou quem sabe “Palácio da Baixada”, trará inúmeros benefícios para a cidade além dos já mencionados como praticidade, comodidade e economia. O ‘palácio’, qualquer que seja o nome, levará autoridades, desenvolvimento e progresso ao bairro mais populoso e violento da cidade. Isso naturalmente inibirá o avanço das favelas e da criminalidade na direção da Lagoa da Banana. È sabido que a região extrema da vargem esquerda do bairro São Geraldo a cada dias recebe novos barracos sem infraestrutura, ou seja: bolsões de pobreza sem controle,  além de servir de esconderijo e rota de fuga de marginais perseguidos pela policia. – Basta ver a “Arca de Noé” se aproximando, os nóias e traficantes formiguinhas passam sebo nas canelas, dobram a serra do cajuru e se embrenham nas vielas e restingas ali existentes. Alguns chegam a atravessar a lagoa à nado para escapar das malhas da lei.

No entorno da Cidade Administrativa serão feitas varias obras que, além de facilitar o acesso, freará o avanço das construções irregulares. A mais importante obra será a Avenida Marginal – aliás muito sugestivo o nome! – que ligará a Avenida Perimetral, partindo de frente ao Bretas, cruzando a “Diquinha”, passando por trás do campo do Santamaria, seguindo em linha reta até chegar atrás do Estádio Municipal. Esta avenida parece quase tão importante quanto a própria Cidade Administrativa! Vai acabar inclusive com a ‘residência fixa’ dos indesejáveis ciganos atrás do Manduzão!

DSC03688

Como o acesso principal ao novo “Palácio do Alcaide” será pela Avenida Airton Sena, – cartão de visitas do palácio – esta será completamente revitalizada. Em toda sua extensão serão plantadas palmeiras imperiais intercaladas com Ipê amarelo. O plantio das arvores, por sinal, começa já na segunda semana de abril, antes do inicio das obras.

Não consta das obras propriamente ditas da nova sede, mas a prefeitura fará de imediato uma mudança drástica – e muito bem vinda – na Avenida Airton Sena! O canteiro de três quilômetros de extensão por três metros de largura, será transformado em “ciclovia”! A grama, na verdade capim braquiaria, que é cortado apenas duas vezes por ano e só serve para enfear a avenida e atrapalhar a visão dos motoristas, será substituída por lama asfáltica ou concreto. Só esta singela e barata obra – que na verdade já deveria ter sido feita a muito tempo – trará grande deleite aos ciclistas… E segurança aos pedestres e ‘caminhantes’ de fim de tarde.

– A construção da Cidade Administrativa de Pouso Alegre na Lagoa da Banana dará outra visão à Pouso Alegre. Será a obra do século! – Disse empolgadíssimo o prefeito.

O canterio central da Ayrton Sena, de metros de lkargura por tres quilometros e extensão, será tranformado em "Ciclovia"...!

O canteiro central da Ayrton Sena, de tres metros de largura por três quilômetros e extensão, será transformado em “Ciclovia”…!

Um fato muito importante neste ‘projeto administrativo’, que certamente vai mudar a cara de Pouso Alegre, é a total independência financeira. Não depende de pedir benção ao governo estadual ou ao federal!  A majestosa obra será construída com recursos ‘domésticos’! Ou seja; com a arrecadação do próprio município! A prefeitura já tem em caixa para esta obra, cerca de 70% deste valor. O restante será arrecadado ao longo do tempo em que durar a construção da ‘cidade’!

Como em toda cidade, a Cidade Administrativa de Pouso Alegre terá toda estrutura para atender a população. Terá três postos bancários – Brasil, CEF e provavelmente Itau. – Posto da Policia Militar comandado por um oficial, abrigará naturalmente o quartel da Guarda Municipal, terá posto medico, farmácia, restaurante e até um play-ground, além é claro, de uma bela vista para a Lagoa da Banana e para a mais bela avenida da cidade. Do terraço do seu decimo andar será possível acompanhar toda vida latente da ‘capital do Sul de Minas’!

O prefeito Agnaldo Perugini deverá reunir a imprensa na próxima segunda feira, 06 de abril pela manhã, para anunciar a obra que mudará a cara da cidade e colocará definitivamente a sua nos livros de historia de Pouso Alegre.

A reunião de Perugini com sua assessoria de comunicação para discutir a divulgação do projeto, que é tratado como a menina dos olhos de sua administração, aconteceu na noite desta terça, 31. O encontro se deu fora da prefeitura, na casa de um correligionário e colaborador do prefeito. Naturalmente às portas fechadas. Mas, como a policia tem seus amigos ocultos da lei, Airton Chips também tem seus “amigos ocultos do blog…”. Por isso a noticia vazou!

Seja bem vindo “Palácio da Baixada”, “Palacio da Banana” ou “Palacio Airton Sena”… Pouso Alegre merece sua Cidade Administrativa!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s