Operação Tabaco… Policia Civil prende 7 assaltantes em Ibitiura de Minas e Andradas

Eles vinham sendo investigados desde meados de 2009, quando os primeiros roubos de veículos e cargas, especialmente de cigarros e defensivos agricolas, começaram acontecer no município de Borda da Mata.

Numa ação tipicamente mineira, em silencio, na sombra, os detetives de Borda da Mata e Ouro Fino vinham seguindo o rastro da quadrilha desde desde 2009. Para desviar das blitz rotineiras da policia, as cargas roubadas na MG 290 e adjacencias seguiam por estradas vicinais entre os municípios de Borda, Ouro Fino, Jacutinga e chegavam até Andradas e Ibitiura, onde eram receptadas por empresários acima de qualquer suspeita.

                                                                                       Alfredo Benedito Carvalho, um dos presos em Ibitiura de Minas.

Após quase três anos de investigação, juntando informações e provas, finalmente o Juiz Criminal de Borda da Mata, jurisdição onde os crimes eram executados, acatou os pedidos do Delegado de Borda e decretou a prisão temporária de 9 envolvidos na quadrilha e expediu 11 mandados de busca e apreensão para os municípios de Borda da Mata, Ibitiura de Minas e Andradas.

Sete dos nove procurados foram encontrados e presos. Durante as buscas, que resultou na apreensão de um trator, sacarias para café, cheques e papeis, foi encontrado com o suspeito Leonil Amarante Cruz Junior, um revolver Magnum 357. O porte do trabuco de grosso calibre lhe rendeu um 12 da Lei 10.826.

Segundo o delegado Artur Augusto Ribeiro da Silva, responsavel pelas delegacias de Borda da Mata e Jacutinga e pela Operação Tabaco;

– A investigação tinha por objetivo apurar roubos de cargas em geral, de veículos e de defensivos agrícolas entre outros, ocorridos principalmente no municipo de Borda Mata. Na operação de hoje conseguimos desbaratar um braço da quadrilha. Mas as investiagaçoes continuam. Ainda temos dois mandados de prisão para cumprir e outros envolvidos nos roubos e receptação ainda poderão ser presos. A prisão temporaria é de 5 dias mas poderá ser prorrogada e até se tornar preventiva, para garantir o exito das investigações.”

A Operação Tabaco reuniu nesta madrugada de quinta feira, 16 viaturas e 40 detetives das delegacias de Borda da Mata, Bueno Brandão, Jacutinga, Monte Sião, Santa Rita do Sapucai e Pouso Alegre, todos pertencentes ao 17º Departamento de Policia Civil de Pouso Alegre, alem dos agentes da PC de Andradas.

A operação recebeu o batismo de “Tabaco”, em alusão aos roubos de cargas de cigarros nos últimos anos na região. Foram presos Leonil Amarante Cruz Junior, Fernando Cristiano Lopes, Marcio Fernandes, Luiz Fernando da Silva, Antonio Jose de Menezes, Alfredo Benedito Carvalho e Alexandere Lopes Pimentel. Eles responderão por Formação de Quadrilha, Roubos a Mao Armada e Receptação de produto de roubo. Todos foram ouvidos pelo delegado em Borda da Mata e ficarão hospedados no “Hotel Menino da Porteira”, em Ouro Fino.

… Pote tanto vai à fonte, um dia volta quebrado…!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *