Paulinho & Mariana, os pais do nóia JC!

Deram cama, comida e roupa lavada… Mesmo assim o garoto pegou o atalho das drogas e se perdeu…

   

A chuva que caia fina no telhado e escorria lentamente para a calha produzia um som aconchegante. Muito bom para dormir! Ah, se pudesse dormir! Ah, se tivesse sono! Mariana estava sentada no sofá da sala. Tinha uma revista na mão, mas não lia. Que horas seriam? Sentara-se ali na sala, sozinha, para ver a última parte da novela e ali ficara pensando na vida. Não se lembrava de ter apertado o controle remoto, mas a sala estava em completo silêncio. O único som que se ouvia era o incessante e ritmado bater da água fria no final da calha. Olhou para o relógio do celular… Passava da meia-noite. Seus olhos vagavam sem destino pela singela estante a sua frente. De vez em quando pousava na foto 13×18 no porta-retrato. Os olhos negros do filho naquele rosto arredondado emoldurado pelos vastos cabelos castanhos lisos escorridos, olhavam fixamente para ela! Que idade teria? Ora, claro que ela sabia. A foto fora tirada no dia da formatura dele, na quarta série. Tinha então 10 anos! Outros quinze já haviam se passado. Quanta coisa acontecera desde então! Sua filha mais velha se casara, tinha até uma netinha! Sua filha mais nova nascera. Seu filho caçula também nascera. Seu marido havia… ido embora! O marido não tivera sua força, ou sua paciência, ou sua resiliência, e desistira do filho. Desistira até dela e a deixara com seu fardo. E o garoto de olhos negros e cabelos longos da foto? O que tinha feito nestes últimos quinze anos? O que estaria fazendo agora? Onde estaria naquel momento? Perdera a conta de quantas vezes fizera estas perguntas nos últimos anos.

Mariana levantou-se do sofá, girou o trinco da porta que estava aberta e debruçou-se na mureta de balaústre da pequena varanda da casa simples, na rua de pouco movimento. A chuva continuava a cair fina e mansa. O contraste com a luz do poste quase em frente à sua casa parecia um véu transparente. Parecia mais ainda quando a leve brisa sacudia a chuva. Por um instante Mariana viajou trinta anos no tempo, e se viu recostada no peito do então namorado. Jovem namorado… jovens apaixonados pensando em construir uma família, sem pensar no que a família construiria para eles!

O enlevo durou apenas alguns segundos. A realidade do momento não permitia bucolismo, romantismo… A realidade era dura, crua e nua! A realidade era o filho que só Deus sabia onde estava…

Onde estaria J.C.?

Ele saíra de casa na segunda à tarde…

– Aonde você vai meu filho? – perguntara ela ao ver o filho calçando o tênis para sair.

– Vou dar um rolê, mãe… Não aguento mais ficar trancado em casa!

– Você está bem, JC? Não está sentindo ‘aqueles negócios’ de novo?

– Tá tudo bem. Só quero ver se encontro o Pedrinho. Vou a casa dele… ver se ele tem alguma coisa que eu possa fazer… Não posso ficar parado o resto da vida!

Mariana sabia que não. JC precisava trabalhar. Tanto para se sustentar quanto para se ocupar. Mas será que ele estava ‘pronto’ para isso? Fazia três meses que ele voltara da última clínica e desde então estava em casa. Será que não desandaria novamente? Ela achava que sim. Que o filho não resistiria. Mas nada podia fazer. Manter o filho preso em casa, além de não conseguir, não poderia… Não era a solução. Mas haveria uma solução?

– Você acha que está suficientemente forte, meu filho? Por que não vai amanhã de manhã? Assim você terá mais tempo para procurar um serviço.

– Amanhã o Pedrinho estará trabalhando… Não quero incomodá-lo no trabalho. Mas fique tranquila, mãe… Eu estou bem. Antes de acabar a novela eu estou de volta.

Apesar do medo, da incerteza, da angústia que invadia seu peito toda vez que o menino saía de casa, Mariana sentiu uma certa firmeza nas palavras dele. Firmeza ou pena? Não sabia bem. O fato é que tinha que confiar… e esperar. Apenas esperar. Mesmo que tivesse que ficar esperando até a madrugada, até o clarear do dia, com um terço na mão…

Para continuar lendo “Paulinho & Mariana, os pais do nóia JC”, acesse https://www.facebook.com/blogdoairtonchips/shop/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *