Na poeira do ano velho…!

Na crescente criminalidade no ano passado, o que mais se destacou foram os furtos & roubos de celulares, os furtos ‘mixa’ à residências, e os homicídios. Em 2016 o “6º Mandamento” foi violado 26 vezes em Pouso Alegre!

É ano novo, promessas e expectativa de vida nova, mas a poeira do marcante ano que acabou, especialmente no que tange à criminalidade, ainda não assentou. Por isso, para a polícia e para os órgãos encarregados de combater e conter a criminalidade, evitando que tantos crimes se repitam, é necessário debruçar sobre os fatos passados.

Marilene Souza Costa 'jogou' o ex-amante nos braços do assassino Reginaldo Venâncio.

Marilene Souza Costa ‘jogou’ o ex-amante nos braços do assassino Reginaldo Venâncio.


Apesar de atípico, recorde de mortes violentas no município na década, 2016 começou bem… Passou o primeiro mês sem assassinatos! O primeiro do ano só aconteceu na noite ainda criança do dia 12 de fevereiro. O assassinato do motoboy Jose Marcos Saturnino da Silva, na estrada do bairro Ipiranga, arrastou 5 pessoas para a prisão; o sogro e o cunhado, mandates; o executor do crime; um que emprestou a moto para a fuga e o que resgatou o pistoleiro depois da emboscada. Foi o primeiro do ano a acontecer e um dos últimos a serem esclarecidos! O crime foi motivado por “partilha de bens”!
Reginaldo tramara e executaram o ex-amante.

Reginaldo tramara e executaram o ex-amante.


Ainda em fevereiro teríamos mais dois homicídios: Higor Johnatta das Chagas morreu no dia 14; e Helton Pereira de Oliveira, no dia 26 de fevereiro. O pivô de ambos os crimes foi a famigerada droga!
Em março também a polícia precisou investigar três assassinatos. Luiz Fernando Gabriel da Silva, o “Beleu”, foi morto no dia 18; Lucas de Alvarenga morreu no dia seguinte, e o xará Lucas Batista de Oliveira dois dias depois, no dia 21. Nos três casos também havia drogas e vingança!
Em abril foram quatro homicídios. No dia 15 Jose Fatima Coltes foi assassinado pela esposa Maria Luzia de Faria Pereira, no Pantáno. Eles vinham trocando farpas e espinhos há anos. Mauricio Lopes foi morto a golpes de faca no dia 24, no Algodão. Para a família o assassino é o ex-sogro… Por vingança! No mesmo dia Billy Johnnie Julio Leti morreu por causa de drogas no Aterrado. A droga levou Henderson Clayton Gonçalves Xavier à morte no dia 28, no Faisqueira.
Em maio foram três homicídios. Aldo Henrique Ferreira foi morto no dia 04. O assassino Rodrigo Marcelo de Oliveira Meireles disse que estava sendo chantageado por ele para não interromper o ‘romance’ entre eles! No mesmo dia 04, Wancler Julio Batista Filho ‘ouviu vozes’ dizendo para jogar sua filhinha Flavia Gabrielly no chão! Ele jogou… e o bebezinho morreu de traumatismo craniano! William Dameto foi morto a golpes de faca na manhãzinha do dia 09, no São João. O assassino Jorge Maicon Sales de Freitas foi preso meses depois em Caraguatatuba. A justificativa dada por ele para o crime não merece credito. Esse foi o segundo assassinato de Jorge Maicon, o “Thor”, 20 anos.
O assassinato frio, covarde e fútil de Thor, foi o 13º do ano em 4 meses. A partir daí tivemos um surpreendente hiato nos homicídios na cidade. Foram 75 dias sem crime capital.
“Pote tanto vai à fonte que um dia volta quebrado…”.
Antes de completar 18 anos Allysson Henrique dos Santos Gouveia já estava envolvido em várias tentativas de homicídios – ora como vitima ora como algoz. O ‘pote’ de Alissinho quebrou no dia 24 de julho no Aterrado. Vinganças e drogas foram o motivo.
O 15º e o 16º assassinatos do ano aconteceram no início da noite do dia 23 de agosto. E foi passional. Elias de Souza matou a ex-amante Helen Aparecida Nascimento e a mãe dela, Jurema de Fatima Oliveira… E se matou!
Numa briga entre amigos que estavam bebendo e usando drogas dentro de casa na madrugada do dia 05 de outubro no bairro N.S. Aparecida, Tiago Aparecido de Sousa foi morto a golpes de faca pelo colega de copo Moisés Batista Alves Junior. No dia 13 o borracheiro Antônio Fernandes de Araujo, o “Cabelo”, foi morto a tiros no bairro Cruz Alta. Também foi crime passional. O casal de amantes, Marilene Souza Costa e Reginaldo Pereira Venâncio, responsável pela sua morte, foi preso no final de novembro em Uberlândia.
O empresário José Carlos Balbino morreu no dia 19 de outubro. Ele foi encontrado com múltiplos traumatismos no crânio dentro do seu escritório, com a porta trancada por dentro, no bairro Faisqueira. A policia ainda não sabe o motivo da morte, não sabe quem matou, mas acredita em assassinato.
O 20º homicídio do ano em sequência semanal aconteceu no dia 28 de outubro. A vitima foi o usuário de drogas Jose Luvas da Silva, o “Cavadeira”.
Novembro foi o mês recordista de homicídios em Pouso Alegre, 05! Daniel Ferreira Silva foi morto a tiros no dia 05, no Aterrado. Lucas Ferreira “Patinho” da Cunha, também morreu baleado no Aterrado, no dia 08. Alexandre “Boi” Pires foi morto a facadas no bairro Belo Horizonte na madrugada do dia 13. Todos três tinham envolvimento com drogas. O mecânico de motos, Mauro de Paiva, foi executado a tiros no Aterrado, no Dia da Bandeira! O motivo da morte e o assassino serão apresentados brevemente pela polícia. Será uma surpresa! Mauro não tinha registros policiais.
Luiz Gustavo da Costa foi assassinado a tiros no dia 13 de dezembro. Ele estava morando no Chapadão, justamente para fugir das ‘juras’ de morte no Aterrado, onde tinha desafetos no mundo das drogas.
O último crime do ano foi certamente o mais covarde. ‘Começou’ no dia 04 de dezembro e ‘terminou’ no dia 18. A vitima foi assaltada dentro do seu quarto, espancada até sofrer traumatismo craniano e perder a consciência, e o dinheiro da aposentadoria que estava na sua carteira desapareceu. Antônio Fernandes de Oliveira tinha 90 anos! O suspeito é um bisneto de 16 anos, usuário de drogas, e seus ‘parças’!
O afogamento da cabeleireira Silvana Panegalli, encontrada no Rio Sapucaí no dia 14 de dezembro, embora misterioso, não foi computado como criminoso … ainda!
Até o momento, três da tarde do segundo dia de 2017, São Pedro não recebeu pedido de nenhum pousoalegrense… Que continue assim!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s