Adolescente espanca a mãe… Na delegacia de policia

       O fato é velho – aconteceu na segunda feira, 13 – mas o assunto é palpitante! Num momento em que a sociedade tanto discute a redução da maioridade penal para 16 anos, ou pelos menos tanto reclama da falta de punição para estes insensíveis e cruéis delinqüentes que banalizam a vida humana, o episodio vem a calhar!

DSC06292      O garotão W.C.S. morador do bairro Anchieta em Santa Rita do Sapucaí, se enquadra neste perfil. Ele tem 16 anos, mora com a mãe, mas vive às turras com o pai, que tenta formar outra família. Na segunda ele passou o dia rondando a casa do pai, prometendo matá-lo. Ao pezinho da noite o pai resolveu chamar a policia;

– Não estou agüentando mais as ameaças e estou com medo, pois sei que ele tem arma de fogo… – desabafou Vitor!  

         Pai, filho, mãe e madrasta foram todos para a delegacia regional de Pouso Alegre. Mas não havia muito que fazer, pois o crime de ameaça prevê pena de detenção de 01 a 06 meses, delito que se enquadra na Lei 9.099, ou seja, o infrator não pode ser preso. Ele assina um TCO e se compromete a comparecer à audiência com o homem da capa preta daí algumas semanas. A pena na verdade não passa de um puxão de orelhas! Se a vitima de ameaça fosse a mãe, aí sim ele poderia ser preso imediatamente… Desde que fosse “dimaior”! Enfim, a policia fez o que a lei autoriza… Enquadrou o “dimenor” no artigo 147, fez o Procedimento Especial de Menor e o mandou de volta para casa.

       Sem nenhuma conseqüência pratica para seus ‘atos de bravura’, o delinqüente, que conhece bem os artigos 155 do código penal e o 33 da Lei 11.343, continuou mais ‘brabo’ do que antes. Sentá-lo ao piano do delegado de plantão na delegacia de policia, teve o efeito de uma picada de abelha… Só o deixou ainda mais irritado, agitado… Rebelde sem causa! Na saída da delegacia ele mostrou o quão pouco está preocupado com a lei! – ou com a falta dela! Esbravejando com a mãe, despejando-lhe uma saraivada de impropérios e ameaças, de repente juntou ação ao verbo, pulou sobre a mãe, ali mesmo na recepção da delegacia de policia às onze e meia da noite e deu-lhe um sonoro soco no olho!!! Não deu mais não por falta de vontade ou impulso, mas sim porque as pessoas que estavam por perto impediram. Rapidamente um irmão mais velho o retirou do local e o levou embora. Para onde? Para a casa do pai que ele promete matar antes da Festa da Padroeira? Ou para a casa da mãe de olho roxo?

       As ameaças contra o pai não puderam ser apenadas, por causa da Lei 9.099, mas e a agressão contra a mãe? Não se enquadra na Lei Maria da Penha?

      Quase… Se enquadraria se ele tivesse 18 aninhos! Mas ele só tem 16… É inimputável! É “dimenor”… E “dimenor” não sabe o que está fazendo! Roubar, matar, ameaçar, distribuir drogas, ameaçar o pai, espancar a mãe, para o menor de 18 anos não é crime. É apenas “ato infracional”. E “ato infracional” não se pune!

– Eu fiquei abismado de ver tamanha fúria contra a mãe, ali no meio das pessoas, na recepção da delegacia – disse-me um bem vivido advogado que presenciou a cena…   

       E a agressão contra a mãe, um pouco mais grave do que a ameaça de matar o pai, ficou por isso mesmo. W.C.S., 16 anos voltou para Santa Rita, para a casa da mãe… do olho roxo! Interessante observar que amanha ou depois ele terá uma família, terá filhos…

       Enquanto isso, a lei…

0 thoughts on “Adolescente espanca a mãe… Na delegacia de policia

  1. de santa rita esse cara ??
    ne possivel seu eu fiko sabendo quem e esse ja ilimino da terra agora msm

    conte mais sobre essa mae e seu filho?

  2. “Se a sociedade não habilita a criança e o jovem para ser cidadão, nada restará para ser reabilitado.” [Dora Martins]

    A culpa é de quem?
    Da má educação dada para este “aborrecente”, ou da má educação do sistema em geral?
    Este é o exemplo claro do reflexo da má estruturação/ educação da nossa sociedade, não menos.

  3. Isso é só o começo, podem estar certos que uma nova leva de delinquente está chegando e se tornando cada vez mais violentos…e ninguém pode fazer nada, pois “É inimputável! É “dimenor”… E “dimenor” não sabe o que está fazendo!” Só nos resta rezar, e olhe lá!!!

  4. Terra sem lei ,sérá que as autoridades(os maiorais) dessa nação não vê que a imagem desse país está sendo denegrida ???????????????????????????????????????????

  5. vou trazer esse nóia aqui pra sampa.ai ele vai ver o que é a malandragem msmo,nao que nem esses bandos de nóias e vacilao que se encontra ai pela cidade,bom ta na hora de fazer a limpeza por ai ja isso sim,cidade crescendo tem que ter e agregar coisas boas,nao vermes espalhados pela cidade,e espero que a segurança publica dai nao seja que nem muitos daqui de sp nao,passa a mão na cabecinha deles,meu aprontou,desce o pau,isso é o minimo que se tem que fazer,se algum miseravel ficar com dó,leva pra casa pra dormir juntinho…….

  6. esses bandidos de menor ou seja rsrsr menor infrator tiver a lei que garante tranquilidades a eles ficaremos refem destes menor e de outros bandidos que ja formaram ou seja ja completaram 18 anos , e em Brasilia ta tudo bém !acorda Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *