Foto: EPTV
Caro leitor Luiz Dias…
Não estive na Câmara ontem à noite e não tive acesso a nenhum documento – B.O. – oficial que registrou os fatos. Tudo que chegou até mim foi através de comentários de terceiros e das redes sociais. Daí a dificuldade em expressar minha opinião. No entanto…
Nada mais justo e cívico do que manifestar nosso repudio a todas as mazelas perpetradas pelos políticos – nossos “Representantes” – ao longo dos anos. O Brasil está acordando, e já não era sem tempo, graças a Deus. Ainda que as manifestações em vias publicas tragam um serie de transtornos, é o meio mais abrangente de chamar a atenção dos nossos políticos. Recentemente o presidente do Senado, aquele mesmo que em 2007 renunciou ao cargo para salvar o mandato, recebeu um manifesto com quase dois milhões de assinaturas de cidadãos pedindo sua renuncia, pelo bem da moral e da ética política! Ele deve ter jogado no lixo, como se joga um rascunho com anotações sem importância. Portanto, não temos mesmo outro caminho a não ir pras ruas mostrar nossa indignação e exigir nossos direitos!
No entanto caro Luiz, temos que incomodar nossos “Representantes” e não o nosso companheiro do lado, o povo já tão sofrido, vitima de mazelas e maracutaias…! Temos que espernear, gritar, fazer barulho, botar o dedo em riste na cara de cada político que afronta nossa inteligência e espezinha nossos direitos! Exigir inclusive que se crie mecanismos mais eficientes para que nós possamos substituí-los quando não derem conta do recado. Mas nosso manifesto tem que ser contra os nossos “Representantes” e não contra os cidadãos que como nós, estão no mesmo barco…!
Me emocionei ao ver as fotos do primeiro protesto realizado em Pouso Alegre no mês passado… O povão na rua, organizado, com faixas e cartazes, mostrando sua insatisfação e sua força, num movimento planejado. Um verdadeiro ato de civismo do meu povo manduano! Não participei porque estava em São Paulo. Aliás, na sexta, 21, caminhei ao menos por alguns minutos na passeata da Avenida Paulista onde o alvo da indignação era o deputado Marco Feliciano e seu controverso posicionamento sobre os homossexuais. – Não que eu tenha algo a ver com a causa, mas era o movimento cívico da noite e eu estava lá!
Nesta segunda, 08, saí de casa ao pé da noite e tive dificuldade em chegar ao meu destino por causa do pandemônio que se fez na Avenida Perimetral. Quando tentei voltar para casa, uma hora depois, com meu filho ferido, tive que rodar que nem barata tonta até achar uma rota que me levasse ao destino do outro lado da cidade. Mais cedo, vans escolares lotadas de crianças, sem comunicação com seus pais, ficaram presas por horas no transito… Isso foge um tanto ao que chamamos “cidadania”!!!
Por conta desses excessos, na segunda à noite, três lideres do movimento MPC foram parar na Delegacia de Policia. Lá, devidamente assistidos por seus advogados e conseqüentemente protegidos de qualquer arbitrariedade que porventura suas condutas provocassem, soltaram os cachorros nos policiais…! Aliás trataram os policiais como cachorros!
– Vocês são todos ladrões corruptos – Dizia um dos líderes do movimento aos policiais.
Isso foge um pouco daquilo que gostaríamos de chamar de “movimento cívico em defesa da ética e transparência na política” ou “movimento cívico em defesa dos direitos do cidadãos espezinhados”! É possível fazer isso sem espezinhar – mais – outros cidadãos.
Tenho dito diariamente a interlocutores que precisamos incomodar os políticos, nossos “Representantes”… E não há lugar melhor para isso do que no seu local de trabalho – por sinal muito bem remunerados – ou seja; no Congresso, nas assembléias e nas câmaras municipais. Mas, mesmo lá esse ‘incomodo’ que tem por objetivo apresentar reivindicações, pressionar e exigir as mudanças tem que ser firme, convicto, com conhecimento de causa, mas… ordeiro e cívico. Excessos e baderna só leva a um lugar… à excessos e baderna!!! A causa é pela qual estão – estamos – lutando é por demais nobre! Os lideres e seus liderados devem saber exatamente onde termina a lidima reivindicação e onde começa o excesso…!
Outro dia um leitor do blog, comentando sobre um jovem universitário pego com meio quilo de maconha, disse-me o seguinte: “… Peço encarecidamente a você, AJUDE-NOS a lutar por um Brasil melhor, mais digno, com uma educação de qualidade e saúde a todos os brasileiros. Talvez, por ser um pouco mais velho, você esteja desacreditado. Porém, nós, jovens, acreditamos que com esforço poderemos ter uma qualidade de vida acima dos padrões atuais…”. Preferi não responder o comentário, especialmente pelo detalhe “Talvez, por ser um pouco mais velho, você esteja desacreditado”…! Bem, talvez seja justamente essa “velhice” o ponto de equilibro que falta nessas manifestações, quando os atos dos manifestantes descambam para o vandalismo e alguns jovens mais afoitos, extrapolam seus direitos esquecendo seus deveres! – Não estou afirmando que no MPC não há adultos experientes para dar equilíbrio às ações do movimento.
Enfim estimado Luiz Dias, sou a favor, sim, do barateamento do valor das passagens e o mais importante… Instalação urgente de mais empresas de ônibus para o transporte municipal. A concorrência em si trará as melhorias na qualidade da prestação de serviços que o usuário quer… e tem direito! Sou favorável às manifestações e protestos até que os nossos “Representantes” façam as mudanças necessárias para um Brasil mais justo e sem ladroagem. No entanto, os manifestantes precisam agir de maneira a angariar simpatia e adesões e não o contrario. Censuro e repudio os excessos de quem quer que seja! Tanto do cidadão, do policial ou do vereador.
Embora protestos que não incomodam não surta muito efeito, acho que o local ideal para acontecer é no “Palácio Primavera” e no “Palácio da Carijós”. Mas com equilíbrio e bom senso de todas as partes… Com verdadeiro civismo!
Caro AIRTON CHIPS, você disse tudo.
Movimento “Coletivo Pouso Alegre”, alguém sabe qual o real interesse dos líderes, Wernner, Arthur, Conrado, Rafael, Danubia, Ana Clara, Fulvio, Renan, os caras nem de ônibus andam. O que fazem pra sobreviver, trabalham, são sustentados pelos pais? Não sei….
Tem partido político financiando o movimento? Só sei que não há transparência nesse movimento, cujos seguidores, em sua grande maioria, ainda estão na puberdade, sequer sabem o que estão fazendo nas ruas, tanto é, que na Câmara Municipal tinha um monte delesligando e pedindo pros pais virem buscá-los, parecia até porta de escola. Essas lideranças se dizem esclarecidos, inclusive, assessorados por advogados, por que não procuram a Justiça, envolvam o Ministério Público na negociação e tentem ganhar com dignidade. Eles têm sim a simpatia de uma parte da cidade, mas tem outra parte, a classe trabalhadora, da qual eles dizem que representam, que está insatisfeita com eles, pois, na hora de ir descansar, a cidade ficou parada, impedindo que pais de família retornassem ao seu lar, para ver seus filhos, esposa, pais doentes, gente perdendo consulta médica, se atrasando para o serviço, com fome, sede, sono, cansaço, tudo porque o “movimento” é em prol do povo. Cadê a democracia por poarte deles? E o direito de ir e vir desses cidadãos? Ainda dizem que há REPRESSÃO POLICIAL, e o que eles estão fazendo, cerceando esse direito constitucional do cidadão, chamam de quê? Isso também não é repressão; impedir que pessoas livres possam transitar pelas ruas da cidade sem serem molestadas, também é REPRESSÃO SIM, só que existe uma diferença, a REPRESSÃO POLICIAL, comno dizem, é legitimada pela nossa CF, já a REPRESSÃO (BADERNA) dos manifestantes, não possui esse respaldo, agora, segundo eles, têm esse direito de manifestação, claro que têm, mas desde que não prejudiquem ninguém.
Senhores vereadores que estão apoiando esse movimento, não se esqueçam, voces também representam a outra parte da cidade, que é ainda maior do que essa dezena de líderes do jardim de infância.
Se querem ajudar, procurem orientar essa liderança a ingressar na Justiça com uma ação contra a Princesa do Sul e até mesmo contra a prefeitura, se for o caso, aí sim, terão o TOTAL APOIO POPULAR.
Não se esqueçam que em meio a vocês, existem lobos em pele de ovelhas (oportunistas) querendo se promover. Abram o olho antes que seja tarde.
O COLETIVO se julga tão informado e tão preparado para essa luta, que sequer tiveram a idéia de colher um abaixo assinado no primeiro dia da manifestação, quando cerca de 06 mil pessoas foram à rua em apoio a eles, inclusive eu. Depois disso, contam apenas com uma centena de seguidores, como eu disse, muitos, mas muito mesmo, menores de idade. Que representatividade é essa? Desculpe, mas é só um desabafo. Mas que merece uma explicação das lideranças, isso merece.
Tantas horas ocupando a Câmara Municipal, prejudicando o andamento dos trabalhos, que é em prol de melhorias para o município, acham isso justo? Podem até ganhar o que estão pleiteando, mas não estão ganhando a simpatia da população. Aliás, a tarifa de Pouso Alegre ainda está entre as mais baixas das cidades do entorno como Poços de Caldas, Itajubá, Alfenas, Varginha. Vale a pena cobrar melhorias na qualidade dos serviços prestados ou a subtiuição da empresa por outra concorrente, que trate com dignidade os seus usuários. Isso estou plenamente de acordo.
COLETIVO, seja inteligente, procure o auxilio da OAB JOVEM, façam um abaixo assinado e colham assinatura da população (que serão muitos a ajudar) e ingressem com uma ação na Justiça, envolvam o MP, solicitem à Câmara uma audiência pública para a Princesa do Sul, a Prefeitura e Representantes, para que cheguem a um concenso. O que estão fazendo é chover no molhado e isso acaba em pizza e jogatina, como aconteceu ontem aí na Câmara, um verdadeiro piquinique. Allifer Cruz
Certamente os líderes do COLETIVO tem seus interesses, inclusive políticos. Até porque ao menos 2 de seus membros, ou ex-membros, não sei dizer, já estão juntos a prefeitura. Um exemplo é o Wesley de Carvalho, que liderava o movimento e hoje é Coordenador Municipal de Políticas para a Juventude.
Por outro lado concordo com o Chips, as “assinaturas” vão para lixo, precisa-se chamar atenção de alguma forma.
Airton, essa foi uma das poucas vezes que concordei com seu post, mas sugiro que veja o video no youtube dessas prisões! Foram sim sem total respeito e covardia com os manifestantes e julgo até que seja agressão gratuita por parte dos policiais!
Nao tive noticia de baderna, roubos e vandalismo o que temos q parabenizar os manifestantes pois pelos poucos videos que vi, os lideres pedem paz, respeito e um minimo de organizacao! Esses videos que vi, sao publicos, sugiro que vc e o “allifer” vejam!
Sou da mesma turma de nascimento de muitos dos lideres do ” Coletio Pouso Alegre” todos ou a maioria tem curso superior e alguns andam de onibus sim, podem possuir carros, mas andam de onibus ou mesmo que não andem!
E comp exemplo ja andei mais de onibus no exterior que em pouso alegre quando era de idade inferior a 18 anos!
Mas hj gracas ao meu trabalho tenho carro proprio, devido a isso devo ignorar tais manifestacoes? Logico que não , eles tem total apoio, tenho muitos parentes que andam de onibus, funcionarios, amigos entre outros, essas pessoas pagam o onibus caro e com um péssimo servico prestado!
Eu só tenho a agradecer ao coletivo pouso alegre, por lutar por mim, meus amigos, familiares e você airton chips, seu neto etc! Pois os beneficiasos serão todos nós! Infelizmente trabalho e não posso ir, mas penso que eles estão lutando e representando todos nós, e se isso tiver fins politicos ótimo! Pois eu prefiro ver eles lá lutando por nós, do que ver o perugini roubando os cofres publicos, a dulcineia tentando omitir de forma arbitraria os manifestantes, ou ler as piadas so dignissimo helio da van de pessimo gosto, ou os gastos e acumulo de salarios da rogeria ferreira!!
Infelizmente uma das manifestacoes parou a cidade, ok! Mas foi só em p.a? Não, no brasil inteiro aconteceu isso, mas no brasil inteiro houve crimes, morte, assalto, violencia, e aqui nada disso, violencia somente por parte da policia nos videos que vi!
Portanto parabens coletivo pouso alegre, vcs tem meu respeito! Parabens e obrigado por lutar por nós! Lutar contra a mafia da princesa do sul! Esse pos abaixo “Allifer” claramente é comprado, ou de algun membro politico ou da propria princesa do sul, caso não seja, tive vergonha de ler!
Esse é o vídeo que você disse:
https://www.facebook.com/photo.php?v=10200373235549909
Gostaria de ver a mesma força e disposição sendo empregadas no combate ao tráfico de drogas, nas periferias de Pouso Alegre.
É o seu direito de defesa Thiago, e não vejo o porque de mudar a minha opinião. Isso sim é democracia, expressar o seu pensamento sem ser admoestado. Aliás, não faço parte da prefeitura, da polícia e nem da Princesa do Sul, sou só mais um trabalhador indignado e quero tanto quanto você a redução da tarifa, mas existem outros meios de se conseguir isso, como já disse. O vídeo que vc comentou mostra a pilicia agindo contra os manifestantes, mas você não viu o que eles fizeram com um policial naquela hora, eu vi. O cidadão que se diz manifestante, agredindo o PM com cusparada no rosto, isso não é atitude de quem quer ser ouvido e sim de vândalo. Mas mesmo assim, valeu pelo seu discurso, que concordo plenamente com muito do que voce disse.
O provável interesse de alguns desses “lideres” deve ser as eleições a vereador em 2016 , nenhum burguês faz nada de graça ,PROTESTAR !! fica vendo só , anote os nomes de cada um e vê se não vão sair candidatos nas próximas eleições ou se não são filiados há algum partido político !
Texto perfeito, obrigado pela atenção. Parabéns pelo trabalho!
Obrigado Luiz…
Abraços.
Excelente texto Chips !! Como comentei com alguns amigos, a atitude dos manifestantes é muito válida, pois estão buscando melhorias para toda a população.
Porém, tenho dito que é preciso manifestar aonde o “calo aperta”. Por que não vão até a porta da Prefeitura, da empresa de transporte, da residência seu proprietário ? Infelizmente muita gente se sentiu prejudicada na manifestação ocorrida na última segunda, visto os transtornos causados no trânsito.
Vamos à luta, mas com dignidade, respeito e pensando nas consequências.
Abraços !!
É isso aí, Lucas…
Abraços.