Pouso Alegre relembrou nesta manha, 05 de fevereiro, “um dia de Santa Maria”. Não chegamos a tanto, mas teve inicio…!
A cada três post no “face Pouso Alegre” um trás uma foto de incêndio desta manha no coração de Pouso Alegre.
O sinistro começou às 06:40h da manhã, na loja Japonesa Modas, na esquina da Praça Senador Jose Bento com a Rua Afonso Pena. Em menos de dez minutos as chamas já atingiam mais de trinta metros de altura. O implacável fogo queimou o que quis até a chegada dos bombeiros. Cinco lojas foram totalmente destruídas pela fúria das chamas. Os bombeiros no entanto, conseguiram evitar o pior: que as chamas destruíssem todo o quarteirão. Se tivesse atingido a loja de tintas Cacife, o incêndio certamente ganharia proporções trágicas.
A policia vai agora investigar as causas do sinistro, mas certamente chegará à mesma conclusão das centenas de curiosos que passaram pelo local no inicio da manha e pararam para assistir o espetáculo do mais cruel dos elementos da natureza; o fogo! Ou seja:
– Talvez uma sobrecarga do ar condicionado…
– Talvez um pedaço de madeira tenha caído sobre a rede eletrica…
– Talvez um aviso de que tragédias piores podem acontecer em outros prédios sem manutenção na cidade, pois não sobrou nenhum material para que os peritos possam afirmar; “o fogo nasceu aqui” e apontar responsáveis.
Não é exagero afirmar que uma ripa ou caibro podre ‘caiu de velho’ sobre a fiação elétrica desencadeando o incêndio…
Nota-se pelas fotos clicadas com poucos minutos de diferença uma da outra, que o incêndio ficou restrito ao complexo de construção antiga, quase centenária, que abriga cinco ou seis lojas, abarrotadas de produtos de fácil combustão tais roupas feitas com material sintético, óculos, etc.; com madeiramento antigo, instalação elétrica ultrapassada e sem manutenção. São lojas garbosas e atraentes, que recebem apenas uma mão de tinta para expor seus produtos e atrair a clientela. – “Por fora bela viola, por dentro, pão bolorento”… Infestado de cupins e picumã.
Pouso Alegre, como toda cidade em franco progresso, vai rapidamente espremendo suas construções historias entre seus prédios. Há muitos outros prédios nestas condições na área central da cidade. Sem duvida é preciso preservar a historia, mas com bom senso e segurança!
O sinistro que ficará conhecido como “incêndio da loja Japonesa”, se tivesse acontecido ao meio dia, ou mesmo depois da oito da manhã, com dezenas de veículos ao seu redor, como é praxe, numa cidade com 140 mil habitantes e 70 mil veículos, já poderia lembrar um pouco Santa Maria!
Não querendo ser agourento, apenas fazendo um dos papeis da imprensa, que é “alertar”, a velha, tradicional e histórica Casa Morato, na outra esquina, pode ser a próxima ‘estrela pirotécnica’ do centro de Pouso Alegre… Se providencias não forem tomadas!
Falou o perito!…
Vc nao da uma dentro ne Airton Leao Lobo Chips !
Se sou o Morato ponho fogo na sua casa pra aprender a ficar calado !
Meu estimado leitor Billi,
Vou responder seu comentario com uma pergunta.
Tem certeza que voce queria fazer este comentario mesmo sobre a referida materia!!?!?
Abraços.