Dos 48 assassinatos ocorridos na bela Passos no ano passado, metade das vitimas era do bairro Novo Horizonte, quase todos envolvidos com trafico de drogas e outros crimes. Os homicídios agora estão acontecendo no bairro da Penha… O ultimo aconteceu na virada da noite de domingo, depois de uma trégua de apenas 5 dias.
Valter Alves do Santos conheceu seus algozes na rua em que morava e correu para casa tentando salvar a pele, mas não conseguiu escapar. Os executores permitiram apenas que ele chegasse até a porta de casa, para não atingir nenhum inocente. Quando ele colocou o pé na soleira da porta, recebeu a descarga de duas “ponto 40”… Foram mais de vinte disparos das armas de grosso calibre, de uso restrito das formas armadas. Só o legista poderá afirmar com precisão quantas azeitonas se cravaram no corpo do jovem de 20 anos.
O crime da antiga Rua do Valinho – segundo da semana – foi uma típica execução ordenada por desafetos da vida do crime. A ordem partiu de dentro da cadeia, de onde Valter saíra em março do ano passado. O motivo, segundo levantamentos iniciais, é que Valter teria agredido uma senhora na rua, mãe de um preso, crime de pena capital entre bandidos.
O assassinato de Valter Alves dos Santos Mendes, no domingo, foi o 24º do ano em Passos. Em Pouso Alegre 8 cidadãos foram assassinados até o momento. Apenas 2 tinham envolvimento com crimes!