Semana passada publiquei a matéria intitulada “Pouso Alegre para inglês ver…”. O objetivo era este mesmo, mostrar aos leitores de além Mandu, as transformações que a cidade que abracei há mais de 40 anos e que vi crescer vem sofrendo nos últimos anos. É evidente que a matéria é só um aperitivo, pois a cidade que em 69 tinha 39 mil habitantes e hoje tem 140, mudou muito mais do que mostram as fotos publicadas e os tópicos abordados. Dentre as transformações, que são tantas, tem uma merecia ter sido mencionada com mais ênfase… É a ‘jardinagem’ da Avenida Perimetral!
A bela avenida que corta a cidade de ponta a ponta no sentido leste oeste, mede 5,5 quilômetros, sendo os primeiros três duplicados. O trecho compreendido entre a rotatória do Aterrado até o Posto do Agenor, no bairro São Jose, medindo exatamente 800 metros, acaba de receber grama, flores e arvores ornamentais novas… É a famosa ‘revitalização’, termo quase mágico usado ultimamente pelos administradores. Ficou linda!
O que passou despercebido ao cidadão desavisado, foi o tempo de duração da obra… Foram mais de três meses!!! Mas finalmente ficou pronta. Os últimos rolos de grama esmeralda na extremidade do canteiro, defronte o Posto do Agenor, foram colocadas na ultima sexta feira de agosto.
Ano passado publiquei uma matéria sobre o abandono em que estava a antiga usina da Vigor, na divisa da Santa Catarina com Perimetral. Na ocasião o decrépito prédio servia de morada e ‘cracolandia’ para mendigos e nóias, num ponto estratégico, entre o centro da cidade e o centro distribuidor de drogas, o velho Aterrado. Coincidência ou não, logo depois da matéria, o prédio foi demolido, em seguida cercado e no dia 1º de maio deste ano meses iniciou-se a construção de um moderno prédio onde, nas próximas semanas será inaugurado o Hipermercado Bretas.
Ironicamente o gigantesco prédio com amplo estacionamento fica de frente para a Perimetral… De frente para o jardim ‘revitalizado’. A diferença entre o publico e o privado está no tempo de construção. Enquanto um canteiro de 800 metros por 1,5 de largura levou três meses para ser ‘revitalizado’, a gigantesca obra, de mais de vinte e cinco milhões de reais, ficou pronta em apenas quatro meses.
Esta é a diferença entre o publico e o privado…!!!!!