Morreu Sargento Campos, o algoz de “Fernando da Gata”

Vinte e sete anos depois ele voltou ao local do sinistro para me contar como foi o duelo!

Sargento Campos em 2009, no local onde travou o duelo em 1982.

Morreu na manha deste sábado, 11, o policial aposentando e ex-vereador Jose Lucio Campos, 75. “Sargento” Campos, patente na qual exerceu a maior parte dos seus trinta anos na Polícia Militar de Minas Gerais, ganhou notoriedade por ter enfrentado sozinho e matado o famigerado bandido cearense conhecido nacionalmente pelo epíteto de Fernando da Gata. O duelo aconteceu no crepúsculo do dia 02 de setembro de 1982, em um matagal na margem direita do Rio Sapucaí, no bairro Pouso do Campo, em santa Rita do Sapucaí. Campos estava sozinho vasculhando a capoeira ribeirinha quando o bandido apareceu solitário e sorrateiro e desobedeceu a tradicional ordem de “mãos ao alto”.

Foram apenas dois tiros… um de cada trabuco. O tiro do Sargento Campos foi certeiro… E o bandido tombou com uma bala no lado direito do peito.

Apesar de mortalmente ferido, o temido ladrão de joias e estuprador conseguiu se levantar e tentou dobrou a serra do cajuru… Mas morreu de hemorragia a poucos metros do local onde foi baleado.

Foto feita na Inspetoria da Delegacia de Policia de Santa Rita do Sapucaí em novembro de 2009. Nesse dia, a meu convite, a fim de contar em detalhes e mostrar o desfecho da perseguição ao bandido, Campos levou-me ao local do duelo.
A história completa contando “Os últimos dias de Fernando da Gata” está no livro “Meninos que vi crescer”, publicado em 2014.

Sargento Campos foi eleito e exerceu com discrição e honradez dois mandatos de vereador por Pouso Alegre, de 1993 a 2000. Poderia ter sido eleito mais cedo, não fosse a ‘aberração’ do ‘quociente eleitoral’. Em 1988, na primeira eleição que disputou, obteve 408 votos, sendo o segundo mais votado naquele pleito no município.

Campos é um daqueles raros homens que por onde passam, sem fazer alarde, deixam sua marca. Foi assim na polícia militar onde atuou por trinta anos na defesa do cidadão, das instituições e do meio ambiente como policial florestal. Foi assim nos oito anos como vereador da rica e progressista Pouso Alegre, enobrecendo como poucos nossa casa de edis! – Um exemplo a ser seguido pelos atuais e pelos futuros representantes do povo. Foi assim ao longo de sua vida pessoal/familiar. Foi sempre assim no convívio com as pessoas no seu bairro, na sua comunidade… por onde passou.

Ter livrado Pouso Alegre e região do famigerado bandido “Fernando da Gata” foi só um detalhe na vida do denodado policial. Sargento Campos será lembrado pelos pouso alegrenses que tiveram a felicidade de conviver com ele, como um dos mais nobres cidadãos da nossa história recente.

Seu corpo está sendo velado na Funerária Santa Edwiges e será sepultado no cemitério Parque Jardim do Céu, neste domingo, 12, as 8h da manhã.

Descanse em paz, amigo!

 

* Breve nas livrarias… um novo livro de crônicas policiais de Airton Chips!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *