Vizinhos reclamam do mau cheiro de canil no bairro Fátima I

No mesmo imóvel onde vive cães de grande porte e filhotes, funciona também uma hamburgueria!

Cães criados ou mantidos no quintal das casas na zona urbana das cidades é tão comum quanto moeda de 1 real em algibeira de mendigo nos semáforos… O que não é comum é o cocô dos totós ficarem criando raízes no quintal, conforme mostram as imagens.

 

Até onde vai o direito de um cidadão!?

Essa era a pergunta predileta do erudito e saudoso professor Didi, a nós alunos, durante as aulas de Direito Civil na Faculdade de Direito do Sul de Minas em meados dos anos 1980. O não menos erudito e também popular e saudoso professor Romulo Coelho preferia uma afirmativa: “O casamento é um ato de doação e renúncia!

Cunhadas certamente em data muito mais remota, ambas as colocações jamais saíram de moda. Sob a égide de uma Constituição ‘Cidadã’ extremamente protetora, as colocações nunca estiveram tão latentes! Pena que muitos cidadãos não sabem responder à pergunta e não estão dispostos a renunciar a necas de catibiribas… é só o venha a nós! O vosso reino que vá catar coquinhos…

Feito o introito, vamos ao fato!

Arrasta-se há várias semanas uma pendenga entre vizinhos no bairro Fatima I. O motivo é uma cachorrada! As imagens mostram mais de meia dúzia num espaço bastante reduzido. O vizinho mais próximo reclama do mau cheiro das fezes, dos latidos e do choro dos filhotes. E põe uma pitada de tempero: no mesmo imóvel onde funciona o canil, funciona também uma ‘hamburgueria’ e ainda serve de residência.

 

O pai e a mãe deste filhote são brancos…

Liberangelo Torino, o vizinho mais próximo do que ele chama de canil, tem andado às turras com o comerciante de hamburguer. E está indignado, pois já levou o caso ao Presidente da Câmara, à vigilância sanitária, ao setor de fiscalização e postura da prefeitura, mas até agora nada foi feito.

Nas redes socais, Liberângelo desabafa e alfineta a vigilância sanitária:

“VIGILÂNCIA SANITÁRIA E POSTURA MUNICIPAL APROVAM ESTABELECIMENTO INÉDITO, 3 em 1, na via gastronômica: moradia, venda de lanches e canil de grande porte. Detalhes, além do risco para quem consome o produto, a vizinhança não está suportando o mal cheiro de urina e fezes, invasão de moscas, pêlos e latidos insistentemente. Um péssimo exemplo para os proprietários de alimentos que seguem à risca os padrões necessários exigidos por esses competentes órgãos e a vizinhança que está há 40 anos no bairro ter que conviver com estes desmandos todos! Agora ambulante vendendo goiaba não pode, é assim que está funcionando dois pesos para duas medidas!!!! Vamos aguardar”, diz Liberangelo na sua página no face.

Segundo funcionários da vigilância sanitária, o local foi visitado e constatou-se que não se trata de canil.

Filhotes fechados no banheiro…

“Nada impede que o cidadão mantenha cães em seu quintal, desde que ele o mantenha limpo. Eventualmente poderá ter filhotes que irão chorar e incomodar os donos e os vizinhos. Viver em sociedade tem desses inconvenientes. Eu mesma tenho um vizinho com uma ninhada de filhotes. Eles choram a noite toda. Torço para que eles cheguem logo às seis semanas de vida, desmamem e parem de chorar e cada um siga seu caminho”, diz uma funcionária do órgão.

A lanchonete, embora esteja no mesmo imóvel, não tem acesso para o quintal. O Alvará foi solicitado e o processo de concessão está em andamento…”, diz outro funcionário do setor de posturas. E acrescenta:

“Mas, com esses problemas, acho que ele não vai conseguir e terá que fechar…”!

Segundo Liberangelo, além dele, pelos menos outros três confrontantes com o canil sofrem com o mau cheiro e o choro dos cães do vizinho.

“Já colocamos o caso na justiça, pois estamos sem condições de respirar”, diz ele.

      Voltando à pergunta da introdução, o próprio professor Didi respondia, sempre muito sério: “O seu direito termina onde começa o direito do vizinho”.

Já o professor Rômulo citava exemplos de casamentos que não deram certo… Pois os cônjuges queriam usufruir dos privilégios de casados e manter as vantagens dos tempos de solteiros!

7 thoughts on “Vizinhos reclamam do mau cheiro de canil no bairro Fátima I

  1. A câmara municipal tem assuntos muito mais importantes do que esse para resolver né, os lanches são servidos no quintal? Os cães estão sendo mal tratados? Se essas respostas forem não, acho que o reclamante poderia arrumar + o que fazer né… Fala sério, picuinha de vizinho, o que tem haver os cães com a hamburgueria? Acho que é aproveitar da situação e atrapalhar o trabalho das pessoas… Que os órgãos competentes apurem o caso e as providências cabíveis, sejam efetivamente tomadas!! Para não existir fezes no chão com essa quantidade de cães, só se ficar alguém recolhendo as fezes o dia todo…

  2. No começo era só Mariósa, Pucini, Chiarini, Pagliarini, Fetutini, Fidelini etc. até que chegou a Charlantada e virou essa trapizomba toda, Nos últimos tempos com a industrialização e a invasão paulistana com o consequente aumento da colônia macarrônica aumentam os conflitos explícitos pelo saudoso Tião Carreiro com: “o mineiro e o italiano viviam nas barras dos tribunais . . .”.

  3. Esse é o Brazil-zil-zil…. kkkkk…esse mesmo “Libera Anjos” kkk é aquele, aquele mesmo que quando assessor do finado Jair Siqueira, lembram ???? mandou fechar a rua de sua residência, e assim ficou até o fim do mandato do então prefeito Jair Siqueira. Agora reclama de um canil ???? Acabou o poder ????kkkkkkk e muito mais kkkkkk

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *