A Maria virou fumaça… E o Cristo está prestes a perder a cabeça!

Ambos sofrem da “síndrome do enteado”, ou do “filho adotivo”… Ninguém quer criar filho alheio!

     O ‘Cristo do São João’, construído para ser o mais belo ponto turísticos de Pouso Alegre, abandonado desde a sua construção há 18 anos, vai no mesmo trilho da Maria Fumaça!

De nada adiantaram os esforços de Joaquim Scarato para ressuscitar a velha Maria Fumaça e os esforços do então prefeito Jair Siqueira para transformá-la em patrimônio histórico do município. Os demais prefeitos nada fizeram para recolocá-la nos trilhos!

Em post publicado no dia 16 de maio de 2016 aqui no blog, logo após um incêndio que destruiu parte dos vagões da ‘estação’, fechei a reportagem torcendo para que a revitalização da velha Maria não virasse fumaça…!

Mas virou!

A velha e saudosa Maria Fumaça de Pouso Alegre não pertence mais à Pouso Alegre… Ela foi embora para a Bahia! Na verdade, ela pertencia ao DNIT, e o Denit havia dado um ultimato:

“Ou vocês restauram e cuidam da máquina ou então nós vamos leva-la para quem queira cuidar”!

Mas não restauraram, não cuidaram… Não zelaram pelo patrimônio histórico da cidade. Ninguém se interessou. Afinal, quem quer cuidar de enteado, de filho dos outros!

A secretaria de cultura diz que lamenta, mas que o custo da restauração era muito alto, cerca de três milhões de reais! Será?

A velha Maria virou Fumaça…! Um pedaço da nossa história também virou fumaça… Foi embalar os sonhos dos baianos de Castro Alves. E nós ficamos com a saudade. Maria Fumaça agora só nas lembranças…

Foto: Lincoyán Fernando Reyes Olate – Pouso Alegre.Net

E o Cristo da Serra de Santo Antônio, ou bairro São João? Será que ele também será levado para outro estado? Ou ficará onde está, sem manutenção e sem utilidade, até cair? Ou será que teremos que ressuscitar o seu pai, Jair Siqueira, para que faça a manutenção e benfeitorias necessárias para que o terceiro maior Cristo do país possa receber seus visitantes…?

Foto: Lincoyán Fernando Reyes Olate – Pouso Alegre.Net

Respostas a estas perguntas podem ser vistas nas imagens feitas por drone, publicadas esta semana no site Pouso Alegre Net. O Cristo construído em 2000, o qual nunca cumpriu seu propósito – ponto turístico com lanchonete, restaurante, bondinho ou teleférico, rampa de lançamento de vôo livre… – está agonizando! Em abril deste ano – O Cristo está caindo! – ele perdeu parte de um dedo. Agora sua cabeça está trincando! Se nada for feito, embora não possa se mudar para a Bahia como fez a Maria Fumaça, o Cristo poderá perder a cabeça… nos dois sentidos!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *