Uma Unidade de Saúde para inglês ver

DSC03243

Embora seja critico ferrenho de “maus feitos & descasos” de toda e qualquer administração publica com o dinheiro dos nossos impostos, não costumo sair por ali fotografando tais mazelas para mostra-las aqui no blog. Até porque, se fosse fazê-lo, precisaria de mais do que vinte e quatro horas por dia e de mais espaço no blog para tal.

Mas… Tem algumas mazelas que gritam para serem mostradas! Algumas pulam na frente do nosso carro pedindo pelamordeDeus para serem estampadas aqui no blog. Esta semana mesmo, ao passar pela bela Avenida Policarpo Campos, o canteiro central pulou na frente do meu carro de braços abertos, aos gritos:

– Ei, você não é o Chips? É sim! Pelo sorriso sarcástico do Rock Hudson e pelos cabelos grisalhos do Richard Gere, eu te reconhecendo… Eu já te vi lá no blog…! Ô Chips, faz alguma coisa! Pede pra alguém cortar essa floresta aqui no nosso canteiro… Tá cheio de ratos, baratas, aranhas, cobras, lagartos, javalis, onças, rinocerontes…! As madames que fazem caminhada pela avenida tem medo de chegar perto da gente! O mato está muito alto… Pra conferir a silhueta ou o penteado das peruas que passam fazendo caminhada do outro lado, ou pra paquerar os gatos, elas têm ficar na ponta dos pés! Crianças não passam nem perto da gente…! Olha a tristeza das arvores sufocadas pelo capim braquiária e outras pragas…!

Bem, melhor deixar de lado por enquanto os jardins e canteiros das avenidas de Pouso Alegre! Porque se for emendar só os que estão abandonados “por conta do abreu”, dá pra ir até aquele famoso aeroporto de cargas e voltar ao centro da cidade!

Mas tem uma mazela da qual não posso deixar de falar. Aliás, a própria mazela já não fala mais comigo! Cansou de pedir providencias toda vez que surjo na esquina a caminho da escola do meu filho…  Agora quando passo por lá ela se limita a abrir ligeiramente os braços e me olhar com aqueles olhos desacorçoados de quem diz:

– Mas o que eu estou fazendo aqui? Faz quatro meses que fui inaugurada, anunciada aos quatro ventos como mais um “avanço da saúde no município” e até agora não recebi um paciente sequer! Aliás, apenas cortaram a fita simbólica, colocaram esta faixa anunciando o serviço, colocaram no site oficial da prefeitura e nunca mais voltaram aqui! Sequer vieram fazer uma faxina!!!

A mazela da qual estou falando, caso o leitor ainda não tenha percebido, é a Unidade de Saúde do bairro N.S.Aparecida. Foi instalada na casa de numero 70 da Rua Pedro Caldas Rebelo no dia 12 de fevereiro de 2014. A placa diz: “Em breve será uma Unidade de Saude – ESF”…!

Desde então está lá, entregue às baratas. Enquanto isso, o aluguel, que imagino seja em torno de mil reais por mês, deve estar correndo com o posto sem ter atendido sequer um mendigo!

Critica ferina ou bem humorada à parte, uma coisa não podemos negar: Em tempos de estrangeiros visitando o Brasil por ocasião da Copa, a administração municipal foi bem original: “Unidade de Saúde para inglês ver”…!

O ESF do bairro Nossa Senhora começa a funcionar ainda no primeiro semestre. Outras três unidades chegam às regiões dos bairros Foch, São Camilo e Árvore Grande até o final do ano. Programa Saúde Mais Perto de Você vai levar ESFs para 90% dos lares de Pouso Alegre até 2016

 ESF-N.S.Aparecida

A Secretaria de Saúde já definiu o local de funcionamento da unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) que vai atender a região do bairro Nossa Senhora Aparecida. Ela ficará baseada na Rua Pedro Caldas Rebello, ao lado da Escola Estadual de Educação Especial Dr. Custódio Ribeiro de Miranda. A equipe de saúde vai atender aos bairros Nossa Senhora Aparecida, Santo Ivo, Cascalho, Santa Dorotéia, Cruzeiro do Sul e Jardim Satélite. Em torno de 3,5 mil pessoas serão atendidas pela unidade que vai contar com um medico clínico geral, uma enfermeira, um técnico de enfermagem e seis agentes comunitários de saúde. Outras três regiões, nos bairros Foch, São Camilo e Árvore Grande serão atendidas pelo programa até o final do ano.

 

Na tarde de quarta-feira (12), o prefeito Agnaldo Perugini visitou a futura sede do ESF em companhia do secretário de Saúde, Dr. Luis Augusto Cardoso e do vereador Rafael Huhn, que tem forte atuação na região. Depois de vistoriar o prédio, o prefeito e o secretário da pasta estimaram para o primeiro semestre o início do funcionamento da unidade. “Está em andamento o processo de contratação dos profissionais que vão atuar na unidade. Feitas as últimas vistorias no imóvel, entre abril e maio começam as atividades do ESF”, confirmou Dr. Luis Augusto.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *