Em 2012 só 9 manduanos bateram à porta de São Pedro

Começar o ano falando em estatística de homicídios, talvez não pareça muito animador! No entanto a noticia é boa… Tivemos apenas 09 assassinatos na cidade em 2012. Um a menos do que em 2011, bem abaixo da década passada, que ficou em 14 por ano.

Veja quem matou, quem morreu e porque…

 

1 – Ameaçava chover ao pé da noite de quarta 18 de janeiro quando alguém bateu à porta do operário Antonio Rubens da Silva, no bairro Faisqueira. Saíram e foram conversar num local deserto ali perto. Antonio Rubens foi encontrado no final da tarde do dia seguinte, com o pescoço quebrado, as mãos amarradas e um tiro na cabeça.

Após longa investigação com quebra de sigilo telefônico da esposa de Rubens, finalmente a policia civil chegou ao assassino. Jefter Elias Borges, 34, foi preso no dia 08 de agosto. A viúva de Rubens não teve participação ativa no assassinato do marido, mas foi o pivô do crime passional e sabia de tudo mesmo antes dele acontecer.

 

2 – Márcia Aparecida Silva, 31 anos, foi encontrada boiando no Rio Mandu, próximo à ponte da Airton Sena, na manhã do dia 24 de janeiro. Segundo levantamentos periciais ela foi morta com pauladas na cabeça e ‘desovada’ no velho rio. Márcia Aparecida começou a ‘carreira’ em Pouso Alegre como ‘garota de programa’ na Boate da Neidinha, mas regrediu… De prostituta passou a ‘sapatão’ e foi morar com a traficante Jade no Aterrado. Foi presa com ela numa das operações da policia civil e depois que deixou o hotel do Juquinha, desandou no crack. Foi assassinada provavelmente porque não tinha mais utilidade para o trafico. Seu assassino ainda permanece nas sombras.

 

3 – Orlando Crispim Ribeiro, 69 anos, morador do São João, morreu no meio da rua Três Corações, no meio da tarde do sábado dia 28 de maio. O assassino Tiago Marcelino Santos Silva, 18 anos, foi preso no ato por um policial militar que passava por ali. Tiago diz que matou o aposentado porque ele andava assediando sua ex-namorada.

 

4 – Jorge Luiz Silva, 22 anos, estava nos braços de Morfeu, no bairro Colina dos Bandeirantes, ao pé da noite do dia 08 de junho, quando três sujeitos bateram à sua porta, um deles entrou e descarregou o trabuco sobre ele, sem chances de se levantar.

A policia civil não conseguiu prender, mas concluiu que o chapa Jorge Luiz foi assassinado pelo caminhoneiro Paulo Roberto Luiz, 35 anos. O motivo teria sido vingança. Paulo Roberto descobrira que Jorge Luiz havia tentado estuprar sua esposa no dia anterior, no bairro Curralinho.

 

5 – Francisco Jose da Silva Nascimento, 17 anos, foi assassinado às 19:20h do dia 03 de julho por um policial militar. Zezinho foi surpreendido pelo policial no momento em que assaltava o Posto do Agenor, na Perimetral.  O Inquérito Militar concluiu que o crime aconteceu no exercício regular da profissão.

 

6 – Andre Luiz Constantino, 34 anos, foi assassinado com um golpe de faca no inicio da madrugada do dia 21 de julho, na porta do bar do Juvenil, no bairro São João. Ele vivia trocando farpas & espinhos com o ex-cunhado Sidnei da Silva que lhe tomara a namorada. Sidnei apresentou-se à policia dias depois e alegou que matou para não morrer.

 

7 – Claudia Aparecida de Castro 46 anos recebeu golpes de faca, socos e foi asfixiada por esganadura, em agosto, no bairro Inconfidentes. Depois de matá-la esganada, o namorado João Batista Dias pendurou-se na linha da cozinha e suicidou-se. Parentes dela acham que foi duplo homicídio praticado por parentes de uma ex-namorada de João Batista.

 

8 – Alexandre de Oliveira – 23 anos, morreu no Faisqueira, na noite de 13 de novembro. Foi assassinado a golpes de faca pelo traficante Emanuel de Oliveira Silva, 18 anos. Ao se entregar à policia três horas depois do crime, Emanuel disse que Alexandre se recusou a pagar uma divida de drogas de R$600 reais e o ameaçou, por isso reagiu e o matou com três golpes de faca.

9 – O ultimo homicídio do ano aconteceu provavelmente na noite do dia 21 de dezembro. O bancário Oscar Sanches foi encontrado degolado sobre a própria cama de sua casa, na manha do dia 26 de dezembro. Seu sobrinho Paulo Cezar Sanches e o ex-namorado Marcelo Costa Dias, todos usuários de drogas e beneficiários de uma apólice de seguro de Oscar, são os principais suspeitos pela morte brutal do bancário.

Se costumamos atribuir a alta criminalidade de uma cidade à policia, será que podemos creditar essa baixa estatística à eficiência da policia?

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *