Retrospectiva 2011…

 

         O velho e bom Dois Mil e Onze está se despedindo… É  hora de dar uma repassada geral nos principais acontecimentos da região e do país.

         Foi o ano dos pequenos assaltos praticados por dupla de motoqueiros em toda região. Teve até alguns tiros e os ‘157 nervosos’ nao levaram quase nada das farmacias, mercadinhos, padarias, postos de gasolina e casas lotericas, mas deixaram um rastro de medo e impunidade por onde passaram. O crime contra velhinhos que vivem sozinhos também teve um considerável crescimento na região. Mas nenhum crime proliferou tanto quanto o arrombamento de caixa eletronico. Foram dezenas no Sul de Minas. Muitos gerentes comerciais pediram  a retirada dos caixas dos seus estabelecimentos com receio de novos ataques. Poucos ladroes de caixa foram presos.   

        O trafico de drogas continuou sua escalada arregimentando cada mais distribudores ‘estilos’ avioezinhos e formiguinhas. Passos foi um caso à parte. Em nenhum lugar do Brasil o crime campeou tão solto. Só homicidios foram 46, contra 14 do ano passado. A maioria dos crimes praticados por adolescentes envolvidos com trafico de drogas. Nunca a vida valeu tão pouco no Bairro Novo Horizonte. E não foi somente as drogas e homicidios que subiram ao palco de mãos dadas, não … o furto de motocicletas na bela Passos também dividiu os apupos da plateia. Moto por lá se compra em qualquer ruela por R$50 reais… roubada, é claro. Se em Passos quem marca os passos do crime são os bandidos, o mesmo não acontece na vizinha São Sebastião do Paraiso. Lá tem mega-operação até para combater contravenção penal. Na quarta feira bicheiros e apontadores se enroscaram nas malhas da lei. Só não foram parar atras das grades porque Jogo do Bicho sozinho não é crime.

         Na região coberta pela 17ª Região da Policia Militar e 17º Departamento de Policia Civil, a criminalidade esteve sob controle da policia. Nunca se viu tanta mega-operação policial na região. Ao longo do ano, policiais de Pouso Alegre, Itajubá, São Lourenço foram levar café na cama para os meliantes destas e também de Santa Rita, Ouro Fino, Cambui, Extrema e outras cidades menores. Dezenas de meliantes de todo tipo de atividade criminal foram retirados de circulação. Apenas 09 moradores de Pouso Alegre bateram à porta de São Pedro em 2001, enquanto a media da ultima decada era 14. Apenas dois assassinos continuam em liberdade, embora o delegado Gilson Baldassari ja tenha seu nome e endereço. È necessario salientar que o homem da capa preta ao longo do ano deu muito credito aos pedidos e prisoes realizadas pela PC e PM, além de pesar as mão nas punições aos traficantes, motivando assim o seu trabalho.

        A PC de Pouso Alegre fez uma das mais importantes prisões do ano, desbancando a dupla de ‘gente fina’, Leandro Toledo Pereira e Pedro Luis Vilela. A dupla de filhinhos de papai, acima de qualquer suspeita, vinha distribuindo pedra bege fedorenta, farinha do capeta e outras drogas em festas ‘rave’ para jovens da media-alta sociedade. A prisão dos garotoes com meio quilo do pó e vasto dossiê, simboliza a imparcialidade, eficiencia e competencia da policia civil no ano que se finda.

        No futebol deu tudo errado em 2011. O Timão levantou  o caneco, os tres times de Minas fizeram feiúra, o Boa de Varginha esteve na Serie A por quase dois minutos, mas cedeu o empate. O Santarritense não passou da segunda fase na Segunda Divisão. Os times de Pouso Alegre nem disputaram o campeonato profissional. A Seleção do Mano conseguiu perder quatro cobranças de penaltis na Copa America e para encerrar o ano, o Santos do “deus” Neymar foi ao Japão aprender jogar futebol com o argentino Messi … Ufa.

        Na politica, nunca antes na historia deste país cairam tantos ministros em menos de um ano por envolvimento em maracutaias, aliás todos eles foram herdados do governo anterior. Ah… e quem os derrubou não foi a presidente Dilma, pois ela só faz faxina na pobreza. Quem derrubou os ministros foi a imprensa!!! O bigodudo Sarney continua gastando o dinheiro do povo no Senado, até para fazer propaganda pessoal, pra variar. Para coroar o ano politico, no apagar das luzes, anteontem, o paraense Jader Barbalho – a ultima imagem que eu tinha dele era aquela em que ele aparecia algemado sendo recambiado de uma cadeia para outra anos atras – assumiu uma cadeira no Senado Federal e foi logo requerendo o salario do mes de dezembro, R$ 31 mil reais por tres dias – de recesso parlamentar…

       Enquanto isso as Paradas Gays Brasil afora tem levado muito mais manifestantes às ruas do que os protestos contra a corrupção na politica…

       Mas não vamos desanimar. O amanha – 2012  – será outro dia…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *