NOTA DE ESCLARECIMENTO I
A Câmara Municipal de Pouso Alegre vem a público informar que a Sessão Ordinária desta terça-feira, 9, foi suspensa antes da votação dos projetos. Por algumas vezes, a presidência tentou organizar um diálogo com os manifestantes para assim retomar os trabalhos legislativos, porém o público presente insistiu em permanecer com a manifestação, desrespeitando a Sessão Legislativa, tornando-se impossível prosseguir com os trabalhos.
Com base no Artigo 196, inciso II, do Regimento Interno (…O Presidente dos trabalhos não interromperá o orador que estiver discutindo qualquer matéria, salvo para: (…) “II – suspender ou encerrar a reunião em caso de tumulto grave no Plenário ou em outras dependências da Câmara Municipal.”) a presidência decidiu encerrar os trabalhos desta terça-feira. É importante ressaltar que havia projetos para serem votados e a Sessão estava na fase da Tribuna, onde os vereadores opinam sobre os projetos e descrevem seus trabalhos durante a semana legislativa.
Em momento algum a Câmara de Vereadores impediu os presentes de exercerem o direito de se manifestar de forma pacífica. Porém, a Casa de Leis possui seu Regimento Interno, que deve ser seguido. Nas duas últimas semanas, a Câmara recebeu representantes do grupo de manifestantes para prestar apoio e entender melhor suas solicitações e anseios. Da mesma forma que disponibilizou, durante a Sessão desta terça-feira, a fala dos representantes do manifesto e fala dos vereadores sobre o assunto, mas foi impossível devido ao tumulto.
Após o encerramento da Sessão alguns manifestantes permaneceram no plenário até esta quarta-feira. Na ocasião, a Polícia Militar, com apoio da Guarda Municipal e a guarda da Câmara Municipal, realizou ação de apoio, solicitando a retirada dos menores de idade do plenário e registrando os dados de todos os que estiveram presentes durante a manifestação. Um boletim de ocorrência também foi efetuado a pedido da presidência, por motivo de perturbação do trabalho.
Uma nova Sessão deverá ser agendada em breve para votação dos projetos que ficaram pendentes de votação após o encerramento da Sessão Ordinária desta terça-feira.
NOTA DE ESCLARECIMENTO II
A Câmara Municipal de Pouso Alegre comunica a todos que a Audiência Pública sobre a Copasa, que seria realizada hoje (quarta-feira), foi adiada, com nova data ainda a ser definida. Apesar do tema saneamento básico ser de grande importância para toda a população e estar entre as prioridades desta Casa de Leis, os vereadores estão empenhados na tentativa de resolver o impasse referente à redução das tarifas de transporte urbano e melhoria das condições do transporte. O Legislativo, neste momento, está buscando entendimento com o Executivo e a empresa de transporte público urbano local para buscar a melhor solução para o caso.
NOTA DE ESCLARECIMENTO III
A Câmara Municipal de Pouso Alegre comunica a todos que a Audiência Pública sobre a Copasa, coordenada pela Comissão de Ordem Social, que seria realizada hoje (quarta-feira), foi adiada, devido a ocupação da Casa pelos manifestantes. Apesar do tema saneamento básico ser de grande importância para toda a população e estar entre as prioridades desta Casa de Leis, os vereadores estão empenhados na tentativa de resolver o impasse referente à redução das tarifas de transporte urbano e melhoria das condições do transporte. O Legislativo, neste momento, está buscando entendimento com o Executivo e a empresa de transporte público urbano local para buscar a melhor solução para o caso. Uma nova data será definida em breve.
Ascom/Câmara.
Caros senhores vereadores e vereadoras desta casa do povo, as manifestações estão acontecendo em todo BRASIL, tudo começou por causa de 0,20 centavos na capital paulista na tarifa dos coletivos como todos vocês sabem, faço aqui uma pergunta a vocês porque nossa cidade o senhor prefeito junto seus assessores e os proprietários da princesa do sul não entram em um acordo de diminuir o lucro, porque o transporte urbano e uma maquina de fazer dinheiro avista que todo mundo sabe e que pelo menos abaixem 0,15 centavos, Pouso Alegre não e diferente de nenhuma cidade do nosso BRASIL, ou o PT do senhor Perrugini esta querendo ser.
A senhora Dulcineia presidente desta casa tem que ser um pouco mais POLITICA e para negociar antes de encerrar uma audiência não ser arrogante e prepotente fazendo ela sim um show a parte na câmara municipal colocando ate o dedo na cara dos manifestantes, cara vereadora acho que não foi esta educação que seu o Sr. Jose um homem bom trabalhador honesto lhe deu, você esta lhe envergonhando ele e toda sua família, seja um pouco mais politica e escute os outros antes de tomar algumas medidas, nos temos dois olhos, dois ouvidos para escutar mais e uma boca para falar menos e falar o certo, se não da para a senhora passe o cargo para outro deixo aqui o meu recado.