Jose Novais de Araujo, 51 anos, começou cedo a caminhada do crime. Foi preso pela primeira em novembro de 1984, aos 21 anos por roubo à mão armada. Saiu em liberdade condicional em 87. Como a maioria dos delinqüentes, não cumpriu as ordens do Homem da Capa Preta. Continuou no caminho torto do crime! Entre um assalto e outro, cometeu também um estupro, até que foi preso novamente em 92. Somando as penas, recebeu 24 anos de estadia gratuita nos ‘velhos hotéis’ de Extrema e São Paulo. Foram cerca de 16 anos atrás das grades vendo o sol nascer quadrado.
Em outubro do ano passado Jose Novais finalmente deixou o cárcere com a divida social quitada. Faltava apenas pegar uma declaração de extinção da pena, por tê-la cumprido, mas quando ele esteve no Fórum da ultima vez, em janeiro, os serventuários da justiça estavam muito ocupados com outros crimes latentes e mandaram ele voltar outra hora. Ele também esteve muito ocupado nos últimos meses, tentando recomeçar sua vida e não teve tempo de voltar ao Fórum.
Na quinta feira Jose Novais trafegava pela Fernão Dias, próximo a Itapeva, conduzindo sua caminhonete Strada carregada com vidros recicláveis artesanais, quando foi barrado numa blitz. Ao puxar sua capivara os policiais contataram que havia um mandado de prisão em seu desfavor…
– Mas como? Eu já paguei tudo que eu devia à justiça…!!!
– Não sabemos. Aqui consta que você tem um mandado de prisão em aberto… – Retorquiram os policiais.
Pode ser mesmo que Novais tenha outra pena para cumprir. Talvez um crime que ela acha que não foi descoberto e acabou sendo condenado à revelia! Pode ser apenas uma formalidade burocrática não cumprida… Enfim, são “resquícios do cárcere”…!
Enquanto um causídico não compulsa a justiça para descobrir o motivo do “mandamus” em desfavor do ex-presidiário, Jose Novais continua presidiário… No velho Hotel de da progressista Extrema.
Quando um ex-presidiário deixa o presídio não deveria sair com algum tipo de documento que constasse todo o cumprimento da pena?
Ola José Benedito,
Deveria sim… Mas por vários motivos isso não acontece!
Abraços.
Ei amigo de Paula, vc mora em Brazil esqueceu ???
Pode ser que esse crime n havia sido julgado ne ?! Pode ser que o “sistema” nao constava esse crime !!! Pode ser que nao acharam o reu pro novo julgamento e se julgou a revelia …
Eh tanto rolo que sem um bom advogado vc espera o resultado preso !!! Mesmo achando que esta livre …