Resquícios do cárcere…

       Jose Novais de Araujo, 51 anos, começou cedo a caminhada do crime. Foi preso pela primeira em novembro de 1984, aos 21 anos por roubo à mão armada. Saiu em liberdade condicional em 87. Como a maioria dos delinqüentes, não cumpriu as ordens do Homem da Capa Preta. Continuou no caminho torto do crime! Entre um assalto e outro, cometeu também um estupro, até que foi preso novamente em 92. Somando as penas, recebeu 24 anos de estadia gratuita nos ‘velhos hotéis’ de Extrema e São Paulo. Foram cerca de 16 anos atrás das grades vendo o sol nascer quadrado.

José Novais de Araújo: Eu 'paguei' tudo... Foram 16 anos fechado!

José Novais de Araújo: Eu ‘paguei’ tudo… Foram 16 anos fechado!

        Em outubro do ano passado Jose Novais finalmente deixou o cárcere com a divida social quitada. Faltava apenas pegar uma declaração de extinção da pena, por tê-la cumprido, mas quando ele esteve no Fórum da ultima vez, em janeiro, os serventuários da justiça estavam muito ocupados com outros crimes latentes e mandaram ele voltar outra hora. Ele também esteve muito ocupado nos últimos meses, tentando recomeçar sua vida e não teve tempo de voltar ao Fórum.

        Na quinta feira Jose Novais trafegava pela Fernão Dias, próximo a Itapeva, conduzindo sua caminhonete Strada carregada com vidros recicláveis artesanais, quando foi barrado numa blitz. Ao puxar sua capivara os policiais contataram que havia um mandado de prisão em seu desfavor…

– Mas como? Eu já paguei tudo que eu devia à justiça…!!!

– Não sabemos. Aqui consta que você tem um mandado de prisão em aberto… – Retorquiram os policiais.

       Pode ser mesmo que Novais tenha outra pena para cumprir. Talvez um crime que ela acha que não foi descoberto e acabou sendo condenado à revelia! Pode ser apenas uma formalidade burocrática não cumprida… Enfim, são “resquícios do cárcere”…!

       Enquanto um causídico não compulsa a justiça para descobrir o motivo do “mandamus” em desfavor do ex-presidiário, Jose Novais continua presidiário… No velho Hotel de da progressista Extrema.

0 thoughts on “Resquícios do cárcere…

  1. Quando um ex-presidiário deixa o presídio não deveria sair com algum tipo de documento que constasse todo o cumprimento da pena?

  2. Ei amigo de Paula, vc mora em Brazil esqueceu ???
    Pode ser que esse crime n havia sido julgado ne ?! Pode ser que o “sistema” nao constava esse crime !!! Pode ser que nao acharam o reu pro novo julgamento e se julgou a revelia …
    Eh tanto rolo que sem um bom advogado vc espera o resultado preso !!! Mesmo achando que esta livre …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *