Se o seu cachorro falasse…!

Dominic... Esta cadelinha tem historia!

Dominic… Esta cadelinha tem historia!

Mal acabei de dar o clic na TV, apaguei… Me entreguei de corpo e alma aos afagos de Morfeu! Não passou muito tempo comecei sonhar. Sonhei que havia um cachorro latindo insistentemente no meu quintal querendo me avisar de alguma coisa. Um pouco mais tarde, passado o primeiro baque do sono, despertei… Os latidos do cãozinho não eram sonhos! Ele estava mesmo latindo. Lá longe, bem longe…! À medida que fui despertando o cãozinho foi chegando mais perto, mais perto… Quando acordei de todo percebi que era meu próprio cão que latia. Na verdade era a cadelinha da minha filha, Dominic! E ela latia defronte o portão de grade de ferro que separa em dois o nosso quintal, a poucos metros da parede do meu quarto. Fiquei ouvindo seus latidos ardidos por alguns instantes, sem me preocupar muito com isso…
– Deve ser um gato no telhado, quem sabe um pássaro noturno atraído por migalhas de comida no quintal ou talvez uma assombração, ou ainda um Ovni querendo pousar para abduzir a propria Dominic ou seu filhote Pitoco…! Coisa atoa, pensei! – E acabei voltando para os braços de Morfeu. Tão logo descansei a mente agitada do dia, voltei a sonhar com o latido. Agora sabia que era da cadelinha. Desta vez despertei com um sutil cutucão na costela…
– Amor, a Dominic está latindo muito! Deve ter alguma coisa no quintal! Pegue a “Bebel” e vá ver o que é…! – Bebeu é a .40 dela, que costuma dormir no guarda roupa, a dois metros do alcance da mão!
Como não tenho dificuldade para levantar no meio da madrugada – Fiz isso centenas de noites a trinta anos e voltei a fazê-lo com disposição e um sorriso no rosto sempre que meu pequeno tesouro acorda e vem me pedir “tolinho” – me prontifiquei a levantar da cama. Antes porém, pensei o que ou quem poderia estar no quintal perturbando o leve e vigilante sono de Dominic…! E pensei ainda insone com meus botões:
– Curioso…! Porque a Dominic está fazendo este barulho todo no meio do quintal e a Lessie está quieta?
E a ficha caiu!
Percebi que Dominic não estava preocupada em avisar-me de alguém que estava ‘no’ quintal… Ela queria avisar de alguém que ‘não estava’ no quintal! Levantei-me de um salto e corri pra janela! Não com a “Bebeu” na mão, mas com o controle remoto do portão. Apertei e fiquei olhando o portão se levantar. Mal levantou meio metro Lassie entrou correndo sacudindo o rabo e choramingando!
Lembrei que quando cheguei da rua ela ficou abanando o rabo, sorrindo e saltitando ao meu lado, perguntando se podia dar uma voltinha la fora até que eu disse:

Esta é a Lassie... Se precisar de uma cachorra especial, ela não serve... Ela vai muito além disso!

Esta é a Lassie! Se precisar de uma cachorra especial, ela não serve… Ela vai muito além disso!

-Está bem, garota… Pode ir dar sua voltinha! – E ela saiu correndo cheirando aqui e acolá pela rua afora. Não é sempre, mas de vez em quando eu deixo que ela vá dar seu pequeno passeio noturno, fazer suas necessidades no bosque no final da rua e sentir o ar fresco da liberdade…! Meia hora depois a filha da babá chega do trabalho e ela está esperando no portão. O problema é que a filha da babá não esta mais trabalhando na farmácia e eu esqueci de abrir o portão pra ela entrar…! Esquecida ao relento do lado de fora de casa, Lassie ficou choramingando baixinho no portão.
Depois de entrar ela ainda ficou alguns minutos chorando debaixo da minha janela, esperando meu pedido de desculpas por tê-la esquecido lá fora. Mas eu, envergonhado do meu vacilo, só fui falar com ela na manhã seguinte. Nem foi preciso me desculpar! Tão logo abri a janela, Lassie recebeu-me com o costumeiro sorriso na cara e o balanço das cadeiras como se nada tivesse acontecido na noite anterior. Não guardara magoa…!
Seu choro piedoso qual criança abandonada do lado de fora do portão na madrugada não era ouvido por mim, mas não passou despercebido pela pequena Dominic. Por isso ela desandou a latir avisando que havia alguma coisa errada! Tão logo Lassie entrou e tornei a baixar o portão, Dominic fechou a matraca, bebeu um copo d’agua para esfriar a garganta que estava fervendo após quase duas horas latindo e foi se deitar no seu tapetinho no fundo do quintal. Havia cumprido sua missão… Salvar a amiga do relento da noite!
Historia de cães que tentam se comunicar com seus donos existem aos borbotões…! É preciso dar-lhes atenção. Cães de estimação são como filhos… Só que são cães! Mas tem sentimentos e falam… É preciso saber ouvi-los e entende-los. Eles se contentam com um mínimo e podem nos ajudar muito.
Quando seu cão estiver latindo de madrugada não se limite a colocar a cara na janela e ralhar com ele! Preste atenção! Ele pode estar querendo te dizer alguma coisa importante…!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *