Tributo a João Cavalo

Ele foi homenageado pelos seus ex-atletas e ‘boleiros’ que marcaram suas passagens pelo futebol amador da cidade. Os produtos alimentícios arrecadados no evento serão doados a Creche “Ceim Meire Aparecida de Pinho”.

 

João Cavalo morreu em janeiro de 2018

O evento esportivo-filantrópico aconteceu na tarde deste sábado, 02 de março, no Campo do Bangu no bairro São Geraldo em Pouso Alegre. Divididos em quatro times dezenas de atletas e ex-atletas, que deram os primeiros passos no futebol na escolinha do Santos FC do João Cavalo, se reuniram para o torneio.

A ideia de reunir os atletas para lembrar o ‘professor’ partiu do jovem Henrique Claro, que jogou desde a infância na escolinha do Santos FC e hoje dirige o Madureira FC. Dois times foram formados exclusivamente por jogadores que foram treinados pelo ‘professor’ no Campo do Santamaria.

O encontro futebolístico reuniu Marcelo Flauzino, Helinho, Arley Xaxa, Ziquinho, Japão, Robson, Oliveira (vereador), Paulinho Pretinho, Dito Coelho, Edinho Montes, Luciano Almeida (que doou brinquedos) e outros. Muitos destes foram treinados por Joao Cavalo. Outros, jogando pelo Bangu, Guarani, Olaria e outros times amadores tradicionais da cidade, enfrentaram o alvi-negro do Santamaria nos amistosos e campeonatos promovidos pela LEPA nos anos 80 e 90.

Estiveram presentes ao evento a irmã Lourdes, filhas, genros, sobrinhas e sobrinhos do homenageado João Cavalo. Os alimentos doados por jogadores, boleiros e admiradores do treinador serão entregues nesta quinta-feira, à creche “Ceim Meire Aparecida de Pinho”.

Henrique Claro, Bi-Campeão Juvenil de Futebol, treinado por João cavalo, está empolgado com a adesão dos ‘boleiros’ ao evento que homenageou seu mestre. “No final do ano vamos nos reunir novamente e vamos criar o grupo “Filhos do João Cavalo”, disse ele.

João Batista Ferreira, o “João Cavalo”, foi um ícone no futebol de base em Pouso Alegre. João não sentou muitos anos no banco da escola, mas, se dependesse dele, nenhum garoto sairia da escola sem um diploma universitário! Ao lado dos contemporâneos como Hailton Custodio, Jorge Carpinetti, Salvador Lopes, e boleiros da geração anterior tais como Corinho, Tião Cueca, Gustinho, Pinguim não ensinavam apenas o  trato com a bola! Ensinavam respeito pelo próximo, ensinavam caráter, autoestima, cidadania. Para estes professores de futebol e de vida, apesar de pouco letrados, todo atleta-cidadão era capaz de realizar seus sonhos. Através do futebol, todos eles ajudaram na formação sadia de milhares de adolescentes e jovens, e marcaram a historia do futebol de base em Pouso Alegre. Deixaram saudades!

João Cavalo morreu precocemente no ano passado. A singela homenagem organizada pelo seu pupilo Henrique Claro, com apoio de Eliel Matheus (que tinha João Cavalo como um pai), e ex-atletas que marcaram presença, merece aplausos.

2 thoughts on “Tributo a João Cavalo

  1. Obrigada Airton Chips,belas palavras,foi uma singela e merecida homenagem,a familia toda agradece pela publicação,Tio João(eterno João Cavalo)deve esta muito orgulhoso por ter ensinado tantas coisas boas,deixando esse legado para o bairro São Gerado.
    #Gratidão#

  2. Joguei no Santos dez do Mirim até o titular disputei todos os campeonatos municipais e em todo o tempo tive o apoio desse querido amigo, João foi pra mim meu segundo pai e me fez adquirir a confiança para me tornar parte da história do Santos FC e ser por 5 anos consecutivos eleito o melhor goleiro do torneio. Obrigado João, sincero agradecimento do seu guarda metas Alemão.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *