A aventura dos baloeiros começou em São Paulo, passou por Ouro Fino e Bueno Brandão e só terminou na Delegacia Regional de Pouso Alegre.
Não obstante os prejuízos que podem causar em redes elétricas, matas, prédios e casas … e também aos bolsos, alguns incendiários, desculpe, aventureiros insistem em brincar com fogo.
No final da manhã deste domingo, 18, um colorido balão sobrevoou o céu azul da terra do Menino da Porteira causando um belo, intrigante e tenso espetáculo para quem estava em terra firme.
Visando coibir a perigosa diversão, que pode dar cadeia, a policia militar saiu no rastro, ou melhor, na sombra do balão e seus baloeiros. Eles foram abordados na estrada vicinal do bairro Machado II, no município de Bueno Brandão. O balão já havia encerrado o espetáculo, descido à terra e estava sendo desmontado. Os policiais apreenderam duas caminhonetes e um gol com os ‘despojos’ do balão, tais como cordas, estacas, linhas, estruturas de metal e demais artefatos.
Heber Danilo de Assis Souza, Davyd Eduardo Nunes da Silva, Victor Hugo Prates Batista, Paulo Sales Martins, Paulo Cesar de Souza, Fabio Martins dos Santos, Caio Henrique Santos Murilo Floriano Nobre e Jeferson Lucas Maciel, todos oriundos de São Paulo, adeptos do balonismo, disseram que chegaram ao Sul de Minas ‘olhando pra cima’, perseguindo o balão. Eles foram levados para a delegacia regional da PC em Pouso Alegre e enquadrados no artigo 42 da Lei Federal 9605 (Crimes Ambientais).
A referida lei, no entanto, é tão suave quanto o vento que carrega os balões: “detenção de um mês a três anos ou multa”. Por isso todos os baloeiros voltaram para casa, inclusive os dois canabistas que portavam maconha para viajar nas ‘asas’ do balão! Mas voltaram de ônibus, pois os veículos usados para recolher os artefatos do balão foram aprendidos.
Tramita no Congresso Nacional um projeto de lei que endurece a pena para os “incendiários do ar”. Pela nova lei, o baloeiro poderá pegar até 4 anos de cana!
Tal medida, se aprovada, poderá diminuir o fogo no rabo dos aventureiros que põe fogo no espaço! Mas para isso, é necessário que nossos congressistas façam alguma coisa além de tentar apagar o fogo da corrupção nos próprios rabos!