Desafio do desodorante: o novo perigo virtual

Sábado, dia 03 de fevereiro, Adrielly Gonçalves, uma linda menina de apenas 7 anos, moradora de São Bernardo do Campo, São Paulo, resolveu imitar um vídeo que circula pela internet chamado “desafio do desodorante”.

A história jamais ganharia destaque na internet, se a linda garotinha não tivesse morrido após tentar vencer o “desafio do desodorante”. Ocorre que ao colocar o frasco com o produto na boca, Adrielly acabou inalando grande quantidade de desodorante aerossol, e teve uma parada cardíaca. A família da criança chegou a levá-la para um Pronto Atendimento, onde os médicos tentaram de tudo, mas não foi possível reanima-la.

O chamado “desafio do desodorante” tem variações de vídeos que mostram pessoas inalando o produto, e outras congelando partes do corpo com o uso do aerossol.

O que os vídeos não mostram são os males que decorrem destes atos, que podem ir desde uma geladura (espécie de queimadura por baixas temperaturas) com necrose e consequente perda de tecido no local, intoxicações, lesões cerebrais e até a morte.

Na primeira foto, um “desafiado” aplica o aerossol sobre a perna. Na segunda foto, a lesão causada na mão de uma criança que cumpriu seu “desafio”.

Casos de “desafios” vem se propagando na internet.

Lembram-se do “Desafio da Baleia Azul” em 2017? Do “desafio da asfixia”, onde jovens se asfixiavam em vídeos, levando a morte de jovens em 2016? “Desafio Planking” em 2011, onde pessoas deviam ficar com corpo reto, suspensas, em superfícies altas? “Desafio da Canela em pó” em 2016, onde crianças aspiravam canela? “Desafio do gás Hélio” onde pessoas aspiravam o gás para falar fino… Entre outros vários e perigosos “Desafios”…

Todos estes “desafios” só nos mostram o verdadeiro desafio que é manter nossos filhos seguros diante de tantas informações que são veiculadas na internet. Afinal, o mundo hoje é totalmente “conectado”. Natural que as crianças e jovens também sejam!

Então fiquem atentos às dicas que seguem:

1 – Dê mais atenção ao seu filho: Parece uma dica boba, mas… onde está seu filho neste momento enquanto você lê esta matéria? Que tipo de site ele está acessando?

2- Instale um programa de controle parental: Não sabe do que se trata? Deixe seu comentário que podemos abordar este tema em um próximo post.

3- Limite o tempo de conexão: A vida virtual é muito sedutora. Mas existem muitas atividades “off-line”. Que tal convidar a garotada para um tradicional pic-nic?

4- Limite acesso a aplicativos de mensagens que permitam conexão com desconhecidos: Aplicativos tipo chats, messager, etc, podem conectar seu filho a pessoas não tão bem intencionadas.

5- O principal:  Abrace seu filho… antes que os perigos o abracem.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *