Policia Civil prende Ladrão Fantasma

Ele já entrou em centenas de escritórios e apartamentos, sempre no meio da manhã ou no meio da tarde, quando não tem ninguém em casa, sem ser visto pela vizinhança! O ‘mixeiro’ vendeu dois notebooks roubados, em Pouso Alegre, pela metade do preço, mas os intrujões juram de pés juntos que não sabiam que os aparelhos eram roubados!
O bom mixeiro abre qualquer porta sem fazer sequer um arranhão na fechadura! E ainda tem o cuidado de trancar a porta na saída. Gilberto, apesar de ter centenas de furtos no currículo, usa apenas uma chave de fenda e um alicate de pressão, mas danifica até a porta!

Imagens gravadas no comercio de Lavras na terça feira, 17. No mesmo dia ele furtou também Machado.


Você já teve a desagradável surpresa de chegar em casa, levar a chave na fechadura e … perceber que a porta já estava aberta? Então você sabe o que sentiu a viúva L.G.A. quando ela chegou em casa no final da tarde desta sexta-feira,20, no centro de Machado. Ao deparar com a porta apenas encostada, sem coragem para entrar em casa, ela esperou a chegada do namorado e, quando entrou no apartamento, descobriu que havia sido roubada!
O larapio sorrateiro – que agiu como sempre no meio da tarde quando as pessoas geralmente não estão em casa – furtou um anel de prata, três anéis de ouro e um notebook. O prédio onde mora a viúva só tem dois moradores, mas todo dia recebe visitas de futuros inquilinos.
O visitante indesejado do apartamento da viúva, descobriu-se depois, estava na cidade pelo menos desde o dia 17. Naquele dia ele usou uma chave de fenda e um alicate de pressão para arrombar a porta do apartamento da professora M.B.R. , também no centro, de onde levou um anel de brilhantes e um Iphone 4.
O ladrão fantasma de Machado, de Lavras, de Sete Lagoas, de Barra do São Francisco… que roda o país visitando pessoas quando elas não estão em casa, se chama Gilberto Costa Bastos, tem 59 anos e nasceu na cidade de Governador Valadares, no extremo leste mineiro. Mas pode ser chamado também de Beto, Gil, Edgar, Marcelo ou, pelo nome completo: Jose Roberto Bastos, nome falso com o qual já foi processado e possui vários mandados de prisão!

É um cidadão comum, parecendo um entregador com uma caixa de papelão debaixo do braço… Na caixa ele trás um alicate de pressão e uma chave de fenda. E leva seu notebook, seu celular, suas joias…!


Antes de cometer os dois furtos ‘mixa’ em Machado, ele usou as mesmas ferramentas para arrombar a porta de um escritório de advocacia no centro de Lavras. Sua ação sorrateira à uma da tarde foi registrada pelas câmeras de segurança de comerciantes locais. Das jovens advogadas o mixeiro pé-de-chinelo furtou dois Notebooks, os quais vendeu imediatamente em Pouso Alegre. Foi o furto no escritório das advogadas que colocou a policia civil na sua sombra. Quando ele voltou para Lavras, na noite de sexta-feira,20, os homens da lei esperavam por ele com as pulseiras de prata.
Não se sabe exatamente quando ele começou a praticar crimes. O fato é que ele tem dois mandados de prisão expedidos pela justiça do vizinho Estado do Espirito Santo, desde 2005, por crimes desta natureza.
No dia 29 de janeiro de 2017 ele usou o mesmo modus operandi para arrombar o apartamento do empresário J.E.S. na cidade de Barra do São Francisco, no Estado natal do Rei Roberto Carlos. De lá ele furtou, entre outros objetos de fácil transporte, um relógio de pulso marca Diesel.
Na tentativa de descobrir o autor do seu furto, o empresário saiu pela cidade em busca de vídeos, e descobriu não só o seu, mas vários furtos praticados na cidade pelo mesmo cidadão grisalho de meia idade.
Uma semana depois, a caminho de Belo Horizonte, de ônibus, o empresário viu o senhor grisalho, e ligou pra policia dizendo que ele levava uma mochila cheia de drogas! Ao ser abordado na rodoviária de Governador Valadares, Gilberto Costas Bastos não portava drogas, mas levava na mochila o relógio Diesel furtado do empresário, além de res furtiva de outras vítimas na terra dos Flamboyants!
Preso, senão em flagrante, ao menos mediante mandados de prisão expedidos pela justiça Capixaba, no dia 06 de fevereiro, Gilberto que nunca criou raízes na sua cidade natal, G. Valadares, também não criou raízes na prisão. Mesmo com vários mandados judiciais! Tanto que no dia 17 de outubro do corrente estava livre para roubar, e arrombou o escritório de advocacia em Lavras, furtou dois notebooks, no mesmo dia vendeu a res furtiva em Pouso Alegre, foi para Machado, arrombou a casa da professora no mesmo dia 17 e a casa da viúva no dia 20. E voltou para a pousada onde estava hospedado em Lavras! … onde finalmente recebeu as boas vindas da policia civil!
Quem rouba mais do que consegue consumir, precisa de alguém a quem vender a res furtiva. E vende naturalmente muito abaixo do preço de mercado.
Quem compra objetos furtados também está dilapidando o patrimônio alheio, e carece de punição. Por isso o legislador – o legislador de 1940, pois o de hoje só cria leis que garantam sua liberdade! – criou o crime de receptação, previsto no artigo 180 do C.P. A pena para o ‘intrujão’ é igual à do ladrão, de 1 a quatro anos. Mas tem também a forma qualificada, cuja pena pode chegar a 8 anos.
Os notebooks furtados no escritório das advogadas em Lavras, no dia 17, foram vendidos em Pouso Alegre. Aline Patrícia de Castro Domiciano, diz ter pago R$600 reais pelo aparelho. Já o intrujão Carlos Alexandre Tenório, disse que pagou R$ 750. Ambos disseram que não sabiam que os aparelhos eram produto de furto. Ambos tiveram que formatar os ditos cujos, pois os continham arquivos pessoais de terceiros… Mesmo assim insistem em dizer que não sabiam que os aparelhos comprados do mixeiro Gilberto, pela metade do preço, eram roubados! Aline Patrícia de Castro Domiciano e Carlos Alexandre Tenório sentaram ao piano, assinaram o 180 qualificado e foram se hospedar no Hotel do Juquinha.
Gilberto Costa Bastos, o “Gil”, “Beto”, “Marcelo”, “Edgar” ‘mixeiro’ pé de chinelo – sim, pé de chinelo… o bom mixeiro abre qualquer porta sem fazer sequer um arranhão na fechadura! E ainda tem o cuidado de trancar a porta na saída. Gilberto, apesar de ter centenas de furtos no currículo, usa apenas uma chave de fenda e um alicate de pressão, mas danifica até a porta! – sentou ao piano do paladino da lei em Lavras e assinou o 155 qualificado cometido em Machado.
Por ora você, que está lenda esta postagem, pode ir à academia no meio da tarde sem medo, pois o mixeiro fantasma de Governador Valadares, que tem centenas de arrombamentos de escritório e apartamentos Brasil afora, está atrás das grades… Só não sabemos até quando!

Ah, esqueça os cabelos grisalhos! Ele troca a cor do cabelo, – de qualquer outro detalhe que possa identificá-lo – mais do que ‘perua’ da novela das sete! Ao ser preso na sexta feira ele não tinha mais o ‘penteado’ grisalho…!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *