Onde termina a responsabilidade da prefeitura?
Onde começa a responsabilidade do cidadão?
O corte da grama – que já havia virado mato! – chegou ao Fatima I. Semana passada foi a roça propriamente dita. Nesta segunda, 17 de julho, os funcionários da prefeitura voltaram ao bairro para retirar o que havia sido cortado do chão. Vários funcionários com rastelos, carrinhos de mão, caminhão e até uma gigantesca maquina carregadeira! para recolher a sujeira. De quebra veio outra equipe com roçadeiras, numa atitude inédita, roçando as ‘sobras’. Pode-se dizer que os funcionários fizeram a barba e o cabelo na área verde do bairro!
O que mais chamou a atenção foi a quantidade de mato e lixo, que exigiu o uso da carregadeira. É bem verdade que o serviço estava defasado, o mato estava grande, pois a ultima roçada aconteceu lá no longínquo mês de março. No entanto, é importante salientar que boa parte do lixo recolhido pela prefeitura, saiu dos quintais, dos jardins das casas dos moradores! Mas como assim!!! Os jardineiros estão jogando o lixo dos jardins na área verde do bairro? É. Não só grama e podas de todo tipo de arvore, bem como latas de tinta, pinceis, vassouras, bolsas, sofás velhos e toda sorte de lixo!
Após a limpeza geral, o bairro, ou pelo menos a área verde, uma das mais belas do município, ficou lindo e aconchegante. É preciso mantê-lo limpo. Em boa hora a Associação de Moradores do Fatima I, vai promover um Mutirão de Limpeza no bairro. O evento acontece neste sábado, 22, a partir das 09:00h da manhã. Diretoria e moradores irão se reunir na “Praça da Academia”, na Rua Ciomara Casceli, onde o grupo será dividido e iniciará a coleta de lixo por todo bairro a partir da Área Verde. A Associação fornecerá luvas e os moradores levarão sacos plásticos para recolher a sujeira. A ação, a primeira pratica da Associação recém-criada, pretende, além de completar a limpeza feita pela prefeitura, recolhendo plásticos, garrafas pets e outros ‘bichos’, a integração e conscientização dos moradores para a importância de se manter o bairro limpo e saudável.
Sabe-se que a limpeza e higienização de ruas, praças e jardins da cidade, dever da prefeitura uma vez que o cidadão paga seus impostos, é salutar. No entanto, a cidade tem outras prioridades, inclusive com outras praças e jardins. À seguir um cronograma, quando a equipe de limpeza concluir o serviço nas outras praças e voltar ao bairro daqui a três meses, – se tudo correr bem – o mato já terá tomado conta outra vez! Portanto, é necessário que o cidadão, mesmo aquele que paga em dia seus impostos, “reclame menos”… e faça alguma coisa a mais!
E cada cidadão já estará fazendo uma boa parte, se não jogar seu lixo na área verde do bairro, que é pública e portanto é dele, mas que, também é do vizinho!
Um filosofo qualquer já disse: “Ambiente limpo não é o que mais se limpa… Mas o que menos se suja”!
Paralelamente ao evento, a diretoria da AMO-Fatima busca, junto à prefeitura entidades e pessoas interessadas, parcerias no projeto de ‘Adoção de Praças’, visando diminuir os gastos públicos com a limpeza e conservação da área verde do bairro Fatima I.
A dique 2 está precisando de um serviço desse urgente tbm…