IML de Pouso Alegre será ‘sala de aula’

A nova mesa trouxe um pouco mais de vida ao IML...!

A nova mesa trouxe um pouco mais de vida ao IML…!

Era um sonho antigo da FUVS poder levar seus alunos da faculdade de medicina para dentro do IML, para as aulas de estagio do Curso de Medicina Legal. Com a chegada de novos médicos legistas – mais precisamente medicas legistas – no ano passado com uma nova visão sobre relacionamento entre as duas entidades – PC e Fuvs – o convenio foi viabilizado. Breve, enquanto executam seu mister, os médicos estão dando aulas de medicina legal.

– Aqui no IML, por exemplo, os estudantes vão poder estagiar acompanhando a médica legista no trabalho conhecendo na prática as questões da medicina legal. Isso vai auxiliar muito na formação profissional. – Avalia Silvia Regina Pereira, diretora executiva da FUVS.

Em contrapartida a FUVS fornecerá ao IML equipamentos e materiais modernos que facilitam o trabalho dos legistas e naturalmente redundam em celeridade e qualidade do trabalho prestado à população.

– Nosso trabalho também será aprimorado com a entrega e aperfeiçoamento de equipamentos oferecidos pela fundação, avaliou o delegado regional, Flávio Destro.

Faz parte do convenio a liberação, por parte do IML, de corpos de indigentes não reclamados, para a faculdade. Eles serão usados no curso de anatomia da conceituada entidade de ensino.

– O ultimo corpo que recebemos do IML foi há mais de dez anos… – Já virou múmia! – brincou a diretora.

 

Para selar o convenio, tão esperado por ambas as partes, a FUVS fez a entrega de uma nova mesa de necropsia ao IML de Pouso Alegre no ultimo dia 09. A mesa até então usada, além de velha e pouco pratica, era do século passado.

 

Lumumba contando seus 'casos macabros' com a mesa antiga...

Lumumba contando seus ‘casos macabros’ com a mesa antiga…

O mais satisfeito com a nova mesa era o policial Sebastião Lumumba Mello, que trabalha há trinta anos no IML. Aliás, ele precisou improvisar modificações na antiga mesa para dar-lhe um mínimo de praticidade.

– A mesa nova, toda feita em aço inox, vai aumentar a mobilidade e higiene e facilitar muito o nosso trabalho. Esse equipamento possui dimensões ideais e posicionamento correto! – diz ele

A médica legista, Tatiana Telles Koeler de Matos, da ultima ‘fornada’ de legistas formados pela ACADEPOL e responsável pela iniciativa do convenio, explicou que funcionários da Fuvs consultaram sobre as melhorias que precisariam constar no novo equipamento.

– Nós tínhamos uma mesa adaptada que atendia parcialmente nossas necessidades, mas que era totalmente irregular do ponto de vista de higiene e de concepção para o material.

 

A antiga mesa do IML... Agora morta!

A antiga mesa do IML… Agora morta!

A entrega da nova mesa ao IML de Pouso Alegre, na manha do dia 09 de setembro, não foi um ato tão solene… Mas também não foi um ato tão funesto como costuma ser a maioria dos acontecimentos ali!

Estiveram presente a diretora administrativa do Hospital das Clínicas Samuel Libânio, Jusselma Reis, o assessor da presidência da Fuvs, José Dimas da Fonseca, o delegado Regional de Pouso Alegre, Flavio Tadeu Destro, a medica  legista Tatiana Telles e Koeler de Matos e o – quase  – lendário investigador de policia e auxiliar de necropsia Sebastião Lumumba!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *