Plantador de maconha em Toledo poderá ser absolvido de trafico

Com pouco mais de dois meses de cultivo a erva ja estava com um metro e meio...

Com pouco mais de dois meses de cuidadoso cultivo a erva já estava com um metro e meio…

Elbert Lamounier , 27 anos, foi preso no dia 1º de janeiro deste ano na cidade de Toledo, com 23 pés de maconha de variados tamanhos. Ele foi levado para Delegacia Regional de Pouso Alegre onde foi autuado no artigo 33 da Lei 11.343 e levado para o presidio de Extrema.

Usuário de drogas desde os treze anos, Elbert havia passado num concurso da prefeitura da cidadezinha serrana. Enquanto aguardava o chamado para tomar posse no cargo de bibliotecario, iniciou sua plantação de maconha, segundo ele para sustentar o vicio.

Quando a policia chegou para o ‘almoço’ com o moço, na virada do dia, encontrou em sua casa cerca de 23 pés da erva, de todos os tamanhos e idades. Havia pés de mais de um metro e meio, já em condições de serem fumados, outros ainda tenros e uma estufa improvisada dentro de casa com dezenas de sementes de maconha germinando.

Elbert não escondeu da policia que é usuário de drogas. E jurou de pés juntos que a maconha cultivada dentro de casa e no seu quintal era para satisfazer seu próprio vicio… Para não ter que manter nenhum tipo de relacionamento ou contato com traficantes!

 

... Mas havia pezinhos ainda tenros,

… Mas havia pezinhos ainda tenros em copos plasticos,

O ministério publico, a quem é dado oferecer a denuncia ou não contra o processado, ou seja: pedir ao juiz a condenação – desclassificação – ou absolvição do réu, pediu a desclassificação do crime do plantador de maconha para o artigo 28 da mencionada lei, concordando com a defesa de seus dois advogados de que ele é apenas usuário, ou, que a erva plantada em seu quintal era apenas para uso próprio!

Para referendar o pedido dos advogados de defesa, a mui zelosa e atenta representante do Ministério Publico,  Rogeria Cristina Leme, considerou que:

– Elbert declarou-se usuário de maconha;

– Testemunhas declararam que ele é usuário de maconha;

– Elbert mudou-se de Campo Belo, onde moram os familiares para fugir de ameaças de traficantes por causa de dividas contraídas com drogas.

O pedido da promotora de justiça foi acatado inicialmente pelo douto juiz da Comarca de Extrema, jurisdição a que pertence o município de Toledo, no dia 30 de março. Desde então Elbert pode sentir novamente o doce, perfumado e benfazejo ar da liberdade…! Única restrição por ora, além de ter que comparecer mensalmente ao Fórum para reafirmar ao Homem da Capa Preta que é um ‘bom menino’, é não poder exercer seus direitos políticos! Isso não impede, no entanto, que a decisão final do magistrado mande o plantador de maconha de volta para a cadeia.

 

e outras sementinhas ainda germinando no algodão umedecido!

e outras sementinhas ainda germinando no algodão umedecido!

Livre da acusação de trafico, Elbert Lamounier enfrenta agora outro calvário: “as consequências de ter se envolvido com drogas”! Segundo familiares e amigos, ele não consegue arrumar emprego por ter aparecido na mídia como plantador de maconha de Toledo!

E a culpa, é claro, é da imprensa – mais precisamente deste blog – que num furo de reportagem noticiou sua prisão no primeiro dia do ano de 2014 com uma robusta plantação de maconha dentro de casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *