Raspava dez da noite desta segunda fresca quando o jovem Guilherme Macedo de Almeida, 19 anos, morador da Travessa Abrão no Aterrado viu-se frente a frente com dona morte. Ele voltava do trabalho e quando passava próximo a padaria Super Pão, na Avenida Vereador Antonio da Costa Rios, foi cercado por dois garotos que tentaram roubar –lhe o celular e o notebook. Guilherme defendeu o suado patrimônio com unhas e dentes e acabou recebendo um golpe de estilete… Mas não entregou o ouro para os bandidinhos.
Quando seguia num carro de parentes para o hospital regional em busca de socorro, ele avistou uma viatura da policia militar e contou com detalhes o fato, descrevendo com minúcias as vestimentas dos assaltantes mirins.
Os delinquentes, M.F., autor do golpe de estilete, morador da Benedito Olímpio, e A.L.S., morador da Joaquim Pedro de Castro, foram abordados belos e faceiros nas imediações do SESI. Eles vestiam as mesmas roupas que usavam no momento do assalto. O estilete sanguinário estava próximo de um deles. Ao ver as fotos dos algozes, feitas pelos policiais, ainda no hospital, onde recebia os remendos no braço, o jovem Guilherme não titubeou…
– Foram estes dois mesmo…! – Garantiu ele na mesa de cirurgia.
Com a casa caída, os delinquentes confessaram o frustrado assalto.
– Eu ‘tava de bobeira’ na rua quando encontrei meu amigo André. Ele me mostrou um estilete e me convidou para fazer uns assaltos – contou M.F., 15 anos, como se narrasse o ultimo gol do time cuja camisa vestia, o Flamengo!
– Na hora do assalto o cara reagiu e me deu um soco nas costas… Aí eu passei o estilete para o Maycon e ele um golpe no cara. – Contou A.L. – que no próximo dia 25 completará 18 anos – como se o cúmplice tivesse golpeado uma melancia!
Depois de assinar o 157, a dupla de meliantes permaneceu provisoriamente no ‘corró’ da DP. No inicio da tarde desta terça, 19, M.F. e A.L.S. serão apresentados ao Promotor da Infância e da Juventude da Comarca, como manda o ECA. É ‘provável’ que eles sejam custodiados no Hotel do Juquinha por pelo menos 45 dias…!
… Mais ou menos o tempo de cicatrizar o ferimento no braço do jovem Guilherme que voltava do trabalho!
nessa esquina fica muitos noias que da medo de passar perto deles ficam oferecendo drogas pra quem passa ali mas como de menor nao fica prezo é nisso que da deviam aproveitar a antiga cadeia e colocar eles. tenho filha que passa nessa esquina tenho muito medo
menor de 1 metro e80 Maioridade penal
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A maioridade penal ou maioridade criminal define a idade mínima a partir da qual o sistema judiciário pode processar um cidadão como uma pessoa que se responsabiliza por seus atos, sendo então um adulto, não existindo sobre ele quaisquer desagravos, atenuantes ou subterfúgios baseados na sua idade à época da ocorrência do fato de que é acusado. O indivíduo é, pois, reconhecido como adulto consciente das consequências individuais e coletivas dos seus atos e da responsabilidade legal embutidas nas suas ações1 .
Em muitos países, o indivíduo abaixo da maioridade penal está sujeito, a partir de certa idade, a punições mais leves, como advertência, atividades socioeducativas, trabalhos sociais, acompanhamento social ou psicológico, detenções ou internações em instituições correcionais ou reformatórios, etc., existindo em alguns casos tribunais ou varas de justiça específicas para o encaminhamento de acusações contra menores de 18 anos.
A maioridade penal não coincide, necessariamente, com a maioridade civil, nem com as idades mínimas necessárias para votar, para dirigir, para trabalhar, para casar etc
Oi Chips ainda estou aguardando a materia do furto da moto,
Abracos Jessica
Olá chips,leio este blog todos os dias e praticamente quase todos os dias tem criminoso sendo preso,eu queria saber se há capacidade no hotel do juquinha de comportar tantos vagabundos,ou quando vai enchendo eles vão soltando alguns para diminuir o fluxo.
Olá Valbarte,
Da mesma forma que tem prisões, seja por flagrante por mandados de prisão, tem também os “alvarás” de soltura, por cumprimento ou extinção, por isso sempre cabe mais um! Mas é bom lembrar, o Hotel do Juquinha foi inaugurado ha quatro anos com capacidade para 390 hospedes… Atualmente tem 640!
Abraços.
Boa Tarde!
Bela sugestão do leitor acima,ja que todos os dias temos notícias de crimes envolvendo menores e que são soltos logo após sua prisão.Também acho que o prédio da antiga cadeia poderia ser transformado em presídio para menores.
Há alguma possibilidade Airton??..Qual sua opinião sobre este assunto?
Abraço.
Olá Marcus Vinicius,
Completamente descartada esta ideia.
Nenhum município do Brasil tem competência jurídica para legislar sobre lei penal e muito menos para mandar prender alguem…
Abraços.
Olá chips , com tantas experiência de policia , sei que é quase impossível mas o que você sugere para dar um basta nesse menores , punir os responsável( não sei se isso é legal dentro da lei ) mas o melhor ainda é a estrutura familiar ? Abraços.
Olá Vando,
O ECA prevê, desde 1990, que os menores infratores deverão ser recolhidos a “centros de recuperação”, que na verdade são cadeia próprias para menores!
No entanto o governo não constrói os tas centros de recuperação de menores. Ou seja, o próprio governo não cumpre a lei!
Esta na verdade, Vando , é uma resposta simplista… A unica maneira de combater a delinquência juvenil – a médio prazo – é estruturas a família. Isso trás uma sere de implicações, tas como educação, saude, religião, segurança publica… Coisa que os governos – nas três esferas – não estão nem um pouco preocupados.
Embora eu seja um otimista nato, vejo a delinquência juvenil como uma “situação quase desesperadora”!
Abraços.