“Pepinha” está de volta…

Pepinha: - A bolsa...

Pepinha: – Aqui está a bolsa da moça… Tá tudo aí dentro!

Ouvi esta frase 2003. Foi o ultimo ato honesto do menino que vi crescer. Ele tinha ainda 9 anos!

Caiu no crespusculo chuvoso desta segunda o jovem Gilvan Pereira Vilela. Ele estava de bobeira nas imediações de sua casa no velho Aterrado quando os homens da lei resolveram abordá-lo e verificar o que ele levava na algibeira. Era pouca coisa. Duas barangas de Cannabis Sativa de Linneu, a popular maconha ou erva marvada, um aparelho celular novinho em folha e dez reais.

– Eu estava indo comprar arroz para o meu padrasto, Chips… O celular era da minha irmã para trocar na loja porque veio com defeito. A erva? Eu ia dar ‘uns tapas’ né, Chips…!? – Contou-me Pepinha sorrindo ao me reconhecer na porta do corró ao pezinho desta manhã!

Depois de posar para fotografia, com um largo – e bonito – sorriso Pepinha acrescentou:

– Não vai ‘zuar’ a gente no jornal não, hein Chips!!!

O que equivale a dizer: “Capricha na minha historia aí, Chips”!!!

Bem, não há muito que contar. Ele só tem 19 anos. Dos 9 aos 17 conheceu todos os conselheiros tutelares do municipio, tomou dezenas de puxões de orelhas do promotor e do juiz da infância e da juventude, conheceu varias clinicas de tratamento e recuperação, passou alguns dias acorrentado pela mãe para não ir p’ra rua usar drogas, até que completou 18 anos. Aí caiu e assinou seu primeiro 157 como gente grande!

Estava eu debruçado sobre um jornal atrás do balcão na recepção da velha delegacia às nove e meia da noite, quando ouvi uma voz tênue de criança dizer:

– Aqui está a bolsa da moça… tá tudo aí dentro!!

Levantei os olhos do jornal e vi sobre o balcão uma bolsa feminina, mas não vi ninguém. Levantei-me lentamente para olhar atrás do balcão de mármore de um metro e vinte de altura, já pensando em assombração! Lá estava o dono da tímida voz… Um garotinho franzino, de camiseta, calça larga cortada pela canela e pés no chão. Era mais baixo que o balcão. Tinha 9 anos e um apeldo que combinava com ele:  Pepinha. Ele tornou a falar:

– Pode olhar moço, ‘tá’ tudo ai dentro…

Sentados no banco de madeira, diariamente lustrados por policiais e meliantes na recepção, ao meu lado, o garotinho trocou em miúdos a historia da bolsa com “tudo aí dentro”. Estavam, ele e outros dois colegas mendigando no semáforo da Vicente Simões, quando uma senhora baixou a janela do carro e pegou a tal bolsa para dar-lhes uma moeda. Um dos amigos – da onça – pegou a bolsa e saiu correndo em direção ao Aterrado. Com medo de ser também acusado do assalto, Pepinha saiu correndo atrás e se enfiaram lá por trás do pátio do Freitas onde a policia não tardou a vasculhar. Pepinha, no entanto era apenas um menino de rua, não um ladrão, por isso tomou a bolsa do colega e foi devolvê-la na delegacia. Quando a PM chegou para entregar-me o B.O. sobre o roubo, uma hora mais tarde, a dona da bolsa ja estava indo embora com o caso resolvido.

Pepinha ou Pepinho, no entanto, não se resolveu. Devolveu a bolsa que o amigo havia surrupiado, mas nunca mais devolveu as que ele próprio surrupiou. Como tinha apenas 09 anos, tornou-se cliente assíduo do Conselho Tutelar. Numa destas audiências de puxões de orelha, em meados de novembro de 2007, aproveitando um pequeno vacilo, o mini-delinquente passou a mãozinha leve e sujinha no celular da conselheira que o atendia e saiu de fininho. Seria apenas mais um furto corriqueiro de celular como dezenas que ocorrem todo dia na cidade. Este, no entanto pertencia à conselheira Poliana Teobaldo. Depois de ter mandado dezenas de meliantes para o xilindró, o detetive Teobaldo não descansaria enquanto não pusesse as mãos no larapio do celular da esposa. O desfecho desta historia sobre a caçada aoa celular da conselheira tutelar, o leitor poderá conhecer no post “Gô e as cinco toneladas de maconha” publicado neste blog no dia 11/11/2011.

A prisão de Pepinha no final da tarde desta segunda com duas barangas de maconha, lhe custaria apenas uma entrevista com Homem da Capa Preta que ele conhece tão bem e – mais – um puxão de orelha. No entanto ele está pedido há quatro meses.

– Eu fui condenado a 4 anos pelo roubo do ano passado. Faz quatro meses que eu saí de albergue e não voltei mais para o Hotel do Juquinha… Agora dancei né, Chips?

Dançou Gilvan “Pepinha” Perera Vilela, dançou… Como vem fazendo desde aquele dia em que devolveu a “bolsa com tudo dentro” na velha delegacia…!

17 thoughts on ““Pepinha” está de volta…

  1. PQ sera ne gente boa o menino coitado olha a carinha dele.Cotado da gente que trbalha para ter alguma coisa na vida esse bamdo de traficante ai acabamdo com a familia de bem.e ai quem poderar nos defender?

  2. Chips, uma dica: quando fizer remissões para matérias antigas, coloca o link também, já facilita pra aumentar suas visitas e para os nossas “pesquisas”.

    Abraço

  3. Chips, boa tarde, mais uma vez venho ti elogiar pelo trabalho desenvolvido, enaltecendo o trabalho das gloriosas Polícia Militar e Polícia Civil, que quando querem, fazem realmente um trabalho de encher os olhos de lágrimas (alegrias), entretanto,a cada dia que passa fico mais indignado ainda com a nossa justiça. A mídia têm divulgado um trabalho de necessidade de mudanças no nosso CP e CPP, enfatizando principalmente a necessidade de maior rigor com menores. Acredito particularmente que não seja apenas esse o caminho. Temos acompanhado que a grande demanda dos menores para o mundo do crime, realmente, está atrelada sim pela impunidade, mas associada a impunidade para com aqueles que deveriam dar o exemplo no cumprimento de suas missões constitucionais, principalmente nossos políticos, pois somos nós que os elegemos. Aquele ditado que quem fica preso só é quem não tem dinheiro, está caindo por terra, primeiro, porque muitas pessoas de bem já estão desgastadas e acordando em estarem investindo em advogados ou outras coisas, visando ludibriar a lei, pois os mesmos infratores estão retornando ao mundo do crime, e acaba se tornando um círculo vicioso. Nos últimos dias, tenho acompanhado as suas matérias de prisões/apreensões e parece coisa de cinema. Pode-se contar nos dedos a quantidade de pessoas presas que ainda continuam presas. Será que todo o seu trabalho de divulgação e ainda, o esforço das polícias em tentar fazer o seu papel constitucional está errado? O problema está na nossa cultura Chips. O povo brasileiro sempre incentivou a lei Gerson, em sempre levar vantagem em tudo, razão pela qual está acontecendo tudo isso de errado no Brasil, quer seja com as melhores famílias, quer seja com as famílias dos excluídos. Motivo da minha indignação.

    • Olá Indignado,
      Muito bom o seu comentário. De fato é desanimador ver que tão poucas pessoas estão realmente preocupadas em fazer um mundo melhor.
      Dentre os políticos, que são os responsáveis por criar – e regulamentar – leis que possibilitem às instituições combater o crime, não há nenhum sinal de preocupação nesse sentido.
      Enquanto isso a criminalidade cada vez mais precoce vai aumentando. É desalentador…
      Mas não podemos sr. Indignado, não podemos perder a esperança na vitoria do bem! E temos que lutar a cada dia, ainda que desarmados, pelo triunfo do bem. Eu acho que Deus quer que façamos isso… E Ele estará sempre ao nosso lado.
      Abraços.

  4. Hei Chips só assim para rever o Pepinho, já que nos últimos tempos ele mas andou preso do que na rua. Esse menino que eu também vi crescer e que talvez na maior parte da sua vida eu estava presente, tem uma historia de vida muito triste que não justifica muito de seus atos, mas explica a grande maioria.São muitas histórias e relatos de uma vida que se repete diariamente em nossa cidade e em muitas outras, quando a família e o estado não assumem seu real papel abrindo brejas ao organizado mundo do crime, que apesar de ilícito e muito cruel, as vezes tem mais consideração pelos seus fieis soldados do que a sociedade. Bem mas aí abriremos um debate interminável que gera controvérsias e muitas opiniões e graças a Deus , pois seria muito ruim se todos nós pensássemos iguais, não é? Um gde abraço

  5. Esse é o problema das pessoas que são sinceras?
    Acham que todo mundo tambem é!!
    Mais ele e forte recalcados..pode ter serteza que ele vai superar tudo isso e vai sair da quele. lugar de cabeça erguida ..é eu vo te dar a maior força que vc precisar pode ter serteza ..amigo irmão te amoo!!

  6. que deus possa ajudar o jovem pepinha q ja sofreu muito nessa vida q ele lhe de entendimento para aproveitar as oportunidades quando surgirem sempre esquivando do mal so assim ele vai conseguiar alcançar a vitoria mas pra alcançar essa vitoria primeiro tem q se focar em jesus e seguir seus bons exemplos deixados por ele

  7. O meu mano foi preso mais sei que eles voltA,esperança grande pela suas vitória prenderão o seu corpo e mão uns seus pensamento e a saudade bate de quando vc me lembro …pepinha te amo saudades mil de vc parça

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *