O acidente da ponte e os tocos do Rio Sapucaí Mirim

O acidente ocorrido com o mecânico Antônio Carlos “Cabeção” Urbano Ribeiro na ponte do Rio Sapucaí na semana passada, trás à tona os tocos…! Na verdade os tocos exibem! Mostram mais uma mazela das obras publicas!

Concluída a tão sonhada obra de duplicação da ponte da BR 459 sobre o famoso rio, principal porta de entrada da cidade, no inicio do ano, até hoje continuam lá os tocos que serviram de escora para a estrutura da ponte durante a construção.DSC00280

Na noite de domingo, 29, o cidadão Antônio Carlos passava por ali quando viu um veiculo em pane na outra pista e como bom brasileiro que é, sempre solidário, especialmente sendo ele mecânico, parou para oferecer ajuda. Na volta para seu carro pulou de uma ponte para outra, cerca de 1,20mts. Calculou mal a distancia na escuridão da noite e caiu no vazio dentro do rio…

Vazio!!! Este é o problema…!

Se o velho rio tivesse o que todo rio deve ter… Agua! provavelmente não teria acontecido nada. Antônio Carlos tomaria um tremendo susto, beberia um pouco de agua poluída, mas sairia nadando ou caminhando até a margem, pois no local que caiu tinha pouco mais de um metro de profundidade e está a 4 ou 5 metros da margem!

DSC00282

Mas entre a agua e o vazio havia… Tocos! Muitos e grossos tocos de eucalipto displicentemente deixados ali pela construtora após o termino da obra… Antônio Carlos, que só queria fazer uma boa ação, caiu de uma altura de 8 metros em cima de um toco de aproximadamente 30 centímetros de diâmetro, dentre tantos, fincado no leito do rio. Caiu, morreu e ficou ali enroscado no tosco toco onde foi encontrado por familiares na terça feira, 34 horas depois.

DSC00287

Um amigo oculto da lei me ligou esta semana, dizendo que a família de Antônio Carlos vai processar a empresa construtora da ponte, responsável pela colocação e retirada dos tocos…

Daqui a três semanas começa a Piracema! Os patrulheiros da Policia Ambiental – homens dos chapéus grandes – passarão diariamente por ali em seus Barcos fiscalizando o cumprimento da lei que protege as mamães-peixes e seus filhotes …! Com a chegada do verão, das chuvas e das enchentes, os Bombeiros também navegarão com frequência por ali à procura de imprudentes afogados. Sem falar que um ou outro pescador poderá passar por ali e naufragar sua tosca canoa de madeira. A probabilidade de um acidente fatal é remota… Mas existe, como aconteceu com o mecânico Antônio “Cabeção”…!DSC00292

Será que os tocos silenciosos e traiçoeiros continuarão por ali à espera de mais vitimas!

Até a manha ensolarada deste domingo 06 de outubro, estavam…!

6 thoughts on “O acidente da ponte e os tocos do Rio Sapucaí Mirim

  1. Fala tanto em processo. Será que não está na hora de cada um de nós prestar um pouquinho mais de atenção no que vamos fazer? Cair num lugar desse poderia estar mamdo ou mesmo falta de atenção das pessoas. Cair debaixo da ponte conforme mostra a fto do rio, tem que ser artista.

  2. Fabiano, esse acidente que se refere, se for o que estou pensando ocorreu entre um ônibus da finada Transul com um trem de ferro. Neste acidente morreu o motorista do ônibus que era esposo de uma santa-ritense e também feriu gravemente a Dª Laís Costa e a minha amiga Dair Martinez, ambas trazem até hoje marcas desse terrível acidente em seus corpos e mentes.

  3. Airton o que aconteceu com o meu amigo Antonio Carlos foi realmente uma fatalidade, que poderia e pode ainda acontecer com qualquer cidadão brasileiro em vários lugares das Rodovias. BR 381 tem vários lugares que é cortada por riachos, rios , viadutos, existindo entre as duas pistas aquele vão desprotegido. Tomei conhecimento que no KM 945,0 da BR 381 já aconteceram duas mortes semelhantes. Na BR 381, principalmente quando ocorre acidente e que forma fila, principalmente a noite o usuário desce do veículo e ao cruzar a pista seja por qualquer motivo pula no vazio. Todo mundo tem conhecimento e ninguém toma providência, o que sabemos fazer é só lastimar e esquecer o que aconteceu, isto, por que graças a DEUS não aconteceu com ninguém da nossa família, digo, já aconteceu sim e com o meu pai, se a engenharia seja do DNITE, ANTT ou dos órgãos competentes tomassem as providências necessárias talvez o meu pai não teria caído no rio após envolvimento em acidente, pois, a ponte no local do fato não tinha a misera guarda de proteção, que nunca serviu de nada, mas, talvez poderia ter servido. Está na hora de os responsáveis pela guarda, manutenção e fiscalização, ao serem cobrados apenas dizerem: já oficiamos os órgãos competentes……e f….s…..deixa morrer… e assim vai. Ó se for escrever tudo que sabemos mil páginas será muito pouco.At´.

  4. o que vão fiscalizar a Policia Ambiental? que brincadeira é essa ? as mamães peixes, esses cara não fiscalizam merda nenhuma, isso é gozação é fazer quem está lendo de idiotas, alias merda sim porque estes rios estão todos poluídos e cheios de merdas das cidades, os agrotóxicos e venenos dos laranjais, canaviais e eucaliptos, todo o ano dos meses de março a outubro a pesca está aberta, não aparece nenhum fiscal nos rios Sapucaí,esmeril e Santa Barbara, os caras pescam de redes, tarrafas, passam arrastões, enfim acabam com tudo, depois vem essa palhaçada de que a pesca esta fechada por conta da piracema 2013/2014, que mentirada, ninguém fiscaliza peixes, querem e autuar as pessoas, principalmente os aposentados que estão ali divertindo com uma varinha….MENTIRADA, CASCATEIROS….E OS DESASTRES AMBIENTAIS NO RIO PARDO E OUTROS QUE PASSARAM NA TV, o que fizeram os agentes do IBAMA….ACHO QUE NADA?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *