A criminalidade em Passos segue a passos largos…

Mais dois morreram esta semana!

       A seguir neste ritmo, a bela Passos de 100 mil habitantes, terá em 2013 o mesmo numero de assassinatos do ano passado. Neste sábado, 22, metade do ano, a policia registrou o 16º homicídio – Em 2012 foram 31!

      A bola da vez foi um andarilho! É o típico caso do sujeito que estava no lugar errado na hora errada! Denis da Aparecida Machado, 34 anos, recebeu um golpe de faca no pescoço. Com a traquéia perfurada ele foi levado para a Santa Casa, mas não resistiu ao ferimento e morreu.

       O assassinato do andarilho foi mesmo um caso raro na cidade. Em Passos, próximo de noventa por cento dos crimes envolvem seus próprios jovens e suas mazelas… Furtos, roubos, trafico de drogas e tentativas de homicídios entre eles.

       O décimo quinto crime dentro deste perfil aconteceu na quinta, 20.

Wesley: "Pote tanto vai à fonte... Um dia voltou quebrado"

Wesley: “Pote tanto vai à fonte… Um dia voltou quebrado”

Wesley Silva de Paula, 17 anos foi executado numa esquina do bairro Cohab IV. Ele estava com outros três adolescentes quando dois motoqueiros pararam e perguntaram se ele tinha maconha. Diante da resposta – apenas para ouvir sua voz – os motoqueiros se afastaram, voltaram no minuto seguinte e mandaram bala. Primeiro deram um tiro no chão para ‘espantar’ os outros moleques. Em seguida deram outro tiro para ‘segurá-lo’. Quando ele caiu deram mais dois tiros na cabeça!

       O executado na esquina do Cohab IV era figurinha fácil no álbum da Policia de Passos. Apesar da tenra idade, já havia mandado dois conterrâneos para a chácara do padre e tentado mandar outros dois só este ano. Uma de suas vitimas fora o jovem Cleber de Oliveira e Silva, morto e enterrado numa plantação de feijão no inicio de março. Seu corpo somente foi descoberto no mês seguinte, depois que os assassinos colocaram fogo em seu carro. Apesar da extensa ficha criminal, Wesley estava em liberdade por falta de espaço na cadeia. O delegado já havia representado pela sua custodia preventiva outras vezes, mas não fora atendido.

– Não há vagas nos Centros Socioeducativos – Explica o promotor da Infância e da Juventude, Eder da Silva Capute!,

       Nesta sexta, 21, o delinqüente mais procurado de Passos, apontado como autor de seis homicídios, finalmente foi preso – melhor dizendo, ‘apreendido’, como manda o ECA. O adolescente matador, de apenas 15 anos, está hospedado numa das celas especiais do “Velho Hotel” da cidade, aquela na qual carcereiro prega uma plaquinha de papelão na parede com os dizeres: “Cela Especial”! Se não conseguir vaga em um dos pouquíssimos Centros Socioeducativos do Estado, como manda a lei, o pequeno grande assassino voltará paras as ruas… Para continuar alimentando a estatística de homicídios na bela Passos.

       “… Não é só por 0,20 centavos da passagem!!!”

0 thoughts on “A criminalidade em Passos segue a passos largos…

  1. Chips, sou cidadão passense mas moro em Pouso Alegre ha quatro anos. Toda minha família continua residindo por la. A criminalidade la está assustando cada vez mais. E certo que 99% dos homicídios são ligados ao trafico de drogas e que as vitimas são todas “cartas marcadas” para morrer. Porem sempre é possível estar no local errado na hora errada e sofrer as consequências da violência que assombra Passos. E lhe afirmo que está violência está começando invadir a até então “seguras” classes A e B da cidade. Já são frequentes os casos de assaltos a residencias em condomínios fechados e sequestros relâmpagos. Meses atras um jovem levou uma facada dentro de uma casa noturna bem frequentada. Um casal que reside em um conhecido condomínio da cidade passou horas de terror dentro de casa, na mira de armas e sendo agredidos, e no final tiveram vários bem, joias e dinheiro levados. Mês passado estive na cidade visitando meus pais e presenciei, na fila de uma casa noturna, uma briga que terminou com uma pessoa gravemente ferida porem ao ser recolhida pelos amigos não foi embora sem antes ameaçar de morte o agressor, quinze minutos depois chega ao local duas pessoas armadas para “acertar as contas” com o agressor. A coisa ta preta la Chips! Estou preferindo ficar aqui em Pouso Alegre, que com todos seus problemas, ainda é mais segura!

    • Olá Marcos,
      Tenho acompanhado o desenrolar da criminalidade em Passos desde 2011, Através da imprensa e com informações do meu Rodney Malveira, que foi delegado regional de São Sebastião – onde a criminalidade está sob controle – e mora em Passos. O que percebo é que as autoridades publicas da cidade, inclusive a policia, permitiu que a criminalidade descambasse! Agora ficou difícil retomar as rédeas…
      Abraços.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *