A visita aconteceu no inicio da tarde desta quinta, no ‘plenarinho’ da Camara Municipal. Em rapida passagem pela cidade, o Superintendente de Investigação e Policia Judiciária, Jeferson Botelho Pereira, reuniu delegados e demais servidores da Policia Civil na área do 17º Departamento para uma palestra sobre os “Aspectos Gerais das Tendencias Político-Ciminais e a Nova Lei do Crime Organizado”.
Flavio T.Destro, João E.Cruz, Jeferson Botelho Pereira e o ver. Moacir Franco.
Professor de Direito Processual Penal em varias faculdades da área no nordeste de Minas, desde que assumiu a superintendência a 90 dias, o delegado tem visitado os departamentos do interior falando sobre a importancia da Lei 12.694, “Lei do Juízo sem Rosto”, que acaba de entrar em vigor.
Segundo o culto delegado e professor, a policia civil está criando novas políticas criminais para combater o crime organizado, que avança a passos largos estado afora.
– Não dá mais para combater o trafico de drogas, crimes do colarinho branco e crimes virtuais com provas testemunhais… – diz o catedratico.
Estão em estudo a criação da “Delegacia Modelo”, um modelo padrão de investigação que se adequa a qualquer caso; a “Delegacia Virtual”, em muitos casos o cidadão não precisará mais ir à delegacia; ele poderá solicitar documentos de veículos, registrar seu ‘boletim’ de ocorrência e pedir providencias pela internet e, a “Delegacia Turista”, visando coibir todo tipo de crime que tenha como foco o turista que estará visitando o Estado a partir de junho do ano que vem, durante a Copa das Confederações.
Para atender a demanda destas novas delegacias, a SEDS vai ampliar seu quadro de servidores, com abertura imediata de concurso publico para preenchimento de cerca de 1.400 vagas; de detetive a medico legista, já no inicio do ano que vem.
O superintendente, que cumpre agenda diária de mais de doze horas, falou também da importância da policia civil manter uma “agenda positiva”; não focar apenas os acontecimentos negativos, mas também as açoes bem sucedidas da policia. Apaixonado pela ‘profissão que abraçou’ em 1985, Jeferson Botelho frisou ainda a importância do bom relacionamento da policia com a imprensa.
– Devemos facilitar o trabalho da imprensa. Falar com igual ênfase, sem distinção social, da prisão do padeiro, do funileiro, do medico, do engenheiro e até do policial que infringiu a lei.
De Pouso Alegre, onde foi recepcionado pelo Chefe do 17º Departamento de Policia Civil, João Eusébio Cruz, pelo Delegado Regional de Pouso Alegre, Flavio Tadeu Destro e delegados da regionais de Itajubá e São Lourenço, o superintendente seguiu para Itajubá, para empossar o novo delegado regional. Nesta sexta ele participa da Inauguraçao do Mineirão, palco da Copa da Confederações em 2013.
Na teoria, a curta palestra na Camara Municipal causou ótima impressão. A segurança e bem estar da população dependem da pratica…
muito bem agora vamos ser filiz e seguro pessoas que honra o que faz sejão bem vindo em 2013