… E a votação foi recorde. 2.863 votos
Adilson Bboy Pé de Chumbo, do PR, foi o candidato mais votado na eleição do dia 07 de outubro, em Varginha. Ele, que já foi morador de rua e ultimamente morava de favor na casa de um colega de partido, trabalhava como panfleteiro no comercio.
foto – Lucas Soares GI
De origem humilde, Pé de Chumbo perdeu a mãe cedo e logo aos 7 anos foi obrigado a ir pra rua para trabalhar. O homem do povo, que nunca teve salário na vida, agora vai ganhar pouco mais de R$ 5 mil na Câmara de Varginha. Ele ainda não tem certeza do que vai fazer com o seu primeiro pagamento…
– Quero comprar roupas novas, mas também quero conhecer a praia. Quero comprar um terreno, quero ter onde morar.
Adilson Oliveira, 32 anos, o “Pé de Chumbo” é um personagem folclórico na cidade do ET. Ex-engraxate e ex-vendedor ambulante, ele se tornou conhecido do eleitor Varginhense por dançar hip.hop, – sua paixão – e como dançava com um sapato muito pesado – era o único que tinha – ganhou o apelido de “Pé de Chumbo”. Foi essa popularidade que lhe garantiu 2.863 votos nas urnas no ultimo dia 07.
Nesta segunda o novo vereador saiu todo garboso pela cidade, para agradecer aos eleitores os votos recebidos, posou de vedete e deu entrevistas;
foto Lucas Soares GI
– Quero cuidar do povo, da periferia que me elegeu. Quero fazer tudo pra eles, esporte, cultura. Estou muito feliz com tudo isso! – Disse com simplicidade o vereador recordista de votos.
E já tem cobrança;
– Agora a gente quer que você cuide do povo, Pé de Chumbo! Nós sempre cuidamos de você, agora é a sua vez de você cuidar da gente lá na Câmara – Disse uma das eleitoras.
Ainda não se sabe se a preferência do eleitor pelo homem simples e sem teto foi por opção, por pena ou uma maneira de protestar contra os políticos profissionais. O índio Juruna foi eleito deputado na década de 80. Depois do mandato, desapareceu do mapa.
Em 2000 o carroceiro Benedito Tobias, conhecido por “Pituca”, foi eleito vereador em Santa Rita do Sapucaí em 3º lugar com 467 votos. O atual prefeito Paulo Candido da Silva, naquela oportunidade se elegeu vereador com 179 votos. Como Pituca tinha apenas o ensino fundamental incompleto, apenas acompanhava os movimentos nas sessões da câmara. Votava de acordo com sabor do vento; se a maioria concordava, ele também concordava! Se a maioria vetava, ele também vetava.
Tentou a reeleição em 2004, ainda teve 275 e voltou para sua carroça! Em 2008 repetiu os mesmos 467 votos de 2000 mãs não foram suficientes. No ultimo domingo voltou às urnas e teve 351 votos. Se houver renuncia ou cassação, ele assume como suplente.
E o Pé de Chumbo? Será que vai emergir ou será que vai afundar na política…???