Passos conhece sua 28ª vitima de homicídio

     A prospera cidade meio mineira meio paulista banhada pelo Rio Grande, conseguiu bater seu próprio recorde – lastimável recorde!!! – ficou cinco semanas sem enterrar nenhum filho. O ultimo passense havia batido a porta de São Pedro no dia do advogado, 11 de agosto. Desde então o banditismo da cidade, a pretexto de acerto de contas do trafico de drogas, havia distribuído muita azeitona quente, quase sempre à traição, mas os meliantes – ossos duros de roer – resistiram. Não deu mais. Na madrugada deste domingo mais um passense, o 28º no ano, o dobro de todo o ano passado, foi mandado para a chácara do padre.

      A policia ainda não sabe quem descarregou os trabucos, mas, pelo modus operandi, local do crime de vida pregressa do morto, não teve dificuldade para deduzir os motivos.  A vitima da vez é o jovem Douglas Lima Rafael, que na próxima quinta feira completaria 26 anos. Ele foi sumariamente executado com 18 tiros, no bairro Novo Horizonte, o Recanto das Margaridas de Santa Rita ou velho Aterrado de Pouso Alegre, numa rua notoriamente conhecida como ‘boca de fumo’, provavelmente por credores ou concorrentes do trafico de drogas.

     Apesar da pouca idade, Douglas Rafael já era figurinha fácil no álbum da policia de Passos, por uso e trafico de drogas e tentativa de homicídio. “Ele estava fazendo hora extra” comentou um vizinho, pois levava no corpo as marcas de bala de uma tentativa frustrada de homicídio meses atras.   

      Nem mesmo as iniciativas dos órgãos públicos do município para conter a escalada do crime de homicidio, com programas de reinserção e ocupação social de jovens envolvidos com drogas, conseguiram conter o triste recorde. Até o dia 15 de maio, quando as autoridades se reuniram em busca de soluções e lançaram os programas,  inclusive direcionado à crianças, trocando armas de brinquedos por brinquedos de verdade, 14 pessoas já haviam sido assassinadas. No dia seguinte à Audiência Publica que envolveu juizes, promotores, assistentes sociais, conselheiros tutelares, policias e deputados da região, aconteceu o 15º homicídio .

      Depois de varias tentativas bem e mal sucedidas, a cidade de 96 mil habitantes, dobrou o numero de assassinatos. A grande maioria das vitimas tem passagens pela policia por envolvimento com drogas e tem menos de 30 anos.

      Só para o leitor se posicionar, em Pouso Alegre, com população oficial de 130 habitantes, aconteceram até agora apenas 7 homicídios, todos esclarecidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *