Fuga da APAC: Cinco condenados desistem da recuperação

 

Carlos Henrique...; Assaltante de padaria.

Carlos Henrique…; Assaltante de padaria.

A fuga aconteceu na virada da noite desta segunda para terça,10. Foi uma fuga planejada. O recuperando Jose Maria dos Santos, 41 anos, valendo-se dos privilégios de ser o chefe do setor de laborterapia da Apac, rendeu os funcionários, trancou-os no banheiro e se apossou das chaves das celas. Quem não quis fugir com eles foi trancado em suas respectivas celas. Para deixar o prédio, os cinco condenados fizeram uma escada com tambor e tabuas junto à parede e pularam para o telhado ganhando a liberdade – ilusória. De quebra levaram um radio de comunicação, tesouras e estiletes da entidade.

São estes os fujões:

– Jose Maria da Silva, 41 anos, chefe do laboratório de terapia da Apac e mentor da fuga,

– Alexandro Lopes da Silva, 34 anos,

– Carlos Henrique da Silva Souza, 20 anos, preso em maio do ano passado após assaltar com dois menores a Padaria Santa Luzia,

– Lucas Bento Pereira, 19, um dos três sequestradores do prefeito de Congonhal em agosto do ano passado, condenado a 6 anos e 4 meses, e

– Ronan da Silva Cândido, 24 anos, preso em janeiro do ano passado, acusado de ter matado o desafeto João Balaio, no apagar das luzes de 2011 no Cidade Jardim, na disputa pela liderança do trafico de drogas no bairro.

Ronan Gordinho: Homicida e traficante do Cidade Jardim

Ronan Gordinho: Homicida e traficante do Cidade Jardim

A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados comemorou em outubro passado seus dez anos de criação em Pouso Alegre. Desde 2011 passou a abrigar também o regime fechado de cumprimento de pena. No que tange à restrição da liberdade prevista pela Lei de Execução Penal, é uma prisão como qualquer outra, exceto pelo fato de ter acomodações dignas do ser humano. O que diferencia a prisão, que pode ser chamada de filantrópica, é exatamente o caráter humano dado aos recuperandos, capaz de interferir na índole do criminoso e mudar seu comportamento.

Lucas Bento Pereira, sequestrador do então prefeito Juninho, um dos cinco fujões da Apac.

Lucas Bento Pereira, sequestrador do então prefeito Juninho, um dos cinco fujões da Apac.

Instalada numa área de 6 hectares no bairro dos Farias, às margens da Rodovia MG 290, a Apac é a única opção real de recuperar o meliante. Ao longo destes dez anos já ‘matou’ dezenas de criminosos… E salvou o homem que habita dentro de cada um.

DSC05926

Para cumprir pena na APAC de Pouso Alegre, o preso do Hotel do Juquinha tem que cumprir determinados requisitos. Chega a ser um premio, muito embora alguns condenados recusem esse premio por achar que as regras são muito rígidas. Como a dissimulação é um comportamento que vem desde os tempos bíblicos – cujo exemplo típico é o vilão Judas Escariotes, que simulou um afetuoso beijo no rosto de Cristo para entregá-lo sutil e covardemente aos soldados por trinta dinheiros – alguns presos conseguem dissimular o comportamento para ganhar o premio de cumprir sua pena na entidade.

Na Apac o preso é chamado de “RECUPERANDO”… Carlos Henrique, Lucas Bento, Ronan Gordinho, Jose Maria e Alexandro queriam se recuperar tanto quanto Judas Escariotes… A diferença é que traíram a eles próprios…!!!

41 thoughts on “Fuga da APAC: Cinco condenados desistem da recuperação

  1. desculpe mas sou totalmente contra quaisquer tipo de bonificação a detentos, já que estão presos é porque cometeram algo irregular e se foram aplicadas tais penas tem que ser cumpridas!!! ai sim depois de cumpridas entrariam em um centro de recuperação…

    • Olá Bruno,
      A Apac não é ‘centro de recuperação’, é uma prisão como outra qualquer, onde se cumpre a pena de acordo com a Lei de Execuções Penais. A grande diferença é que na Apac todo recuperando trabalha! Toda vez que fala em ociosidade no sistema prisional, logo vem a frase feita; ” preso tem é que trabalhar para ocupar a mente e ganhar o seu sustento…”! Pois na Apac – e somente na Apac – isso é possível. O preso da Apac custa menos de um terço do preso do sistema convencional. E o mais importante: cerca de 85% dos egressos do sistema convencional voltam a delinquir… Na sistema Apac a proporção é inversa… Cerca de 85% do egressos ‘endireitam’…! O quinteto fujão está nos 15%!
      Abraços.

  2. Ola Chips, acho louvável o trabalho da “APAC” mas sera que não seria um caso a ser repensado o de se colocar meliantes de alta periculosidade como o Ronan Gordinho que alem de traficante e Homicida e outros que acredito que devem estar la, acho que para criminosos deste nível o correto e um presidio com segurança ativa, infelizmente que fica a merce novamente destes marginais e a própria sociedade que acaba tendo que se trancafiar em casa e rezar para que um individuo deste não caia em nosso quintal…

    • Olá Edson,
      Prefiro não emitir minha opinião pessoal neste caso. No entanto, acho seu questionamento totalmente pertinente. Investigações do delegado Gilson Baldassari e seus pupilos à época do crime, mostram que Ronan Gordinho é de alta periculosidade!
      Abraços.

  3. Sou totalmente a favor da APAC, desde que os mesmo saibam aproveitar a oportunidade dada. Penso que, só da pessoa poder sair para trabalhar ao invés de ficar trancafiada, só pensando nos próximos delitos já é uma grande conquista. Ano passado fui convidada a apadrinhar um detento, as irmãs do Carmelo fazem um trabalho muito bonito lá. E os artesanatos q eles aprender são lindos, de alguma forma estão ocupando a cabeça, aprendendo coisas novas…
    Claro que em todo e qualquer lugar tem pessoas má intencionadas, não cabe a nós julgar o trabalho prestado pela APAC, cabe a nós tentar ver o lado bom disso.
    É a minha opinião…

    Abraços

    • Olá Vivian, eu ouso julgar o trabalho da APAC de Pouso Alegre, “acho um excelente trabalho”.
      Infelizmente, como mostram as estatísticas, ao menos 15% dos recuperandos abrem mão da caridoso, carinhoso, serio e responsável trabalho realizado por funcionários, voluntários e parte da sociedade para viver no limbo do crime! O que se há de fazer se algumas pessoas insistem em pular no abismo?
      Abraços.

  4. Chips, tenta colocar a foto de todos os bandidos “espertinhos” pra população tomar mais cuidado, já que nessa época de festas, todo mundo tá nas ruas e com dinheiro.

  5. Hoooo infelizmente
    Esses nao souberam aproveitar essa oportunidade de ir p Apac
    Pois ao contrario
    De muitos eu sou a favor
    Pois la eles tem direito de pagar sua pena c dignidade
    E ainda aprendem…..

  6. Sr Aírton, como fazemos para ter acesso ao valor que é repassado para APAC mensalmente através das fianças judiciais que, ao invés de serem devolvidas aos depositantes são revertidas para APAC?

    • Sr. Renato, não sei até que ponto ‘essas fianças judicais’ devem ser devolvidas à APAC…!
      Quanto à ‘prestação de contas’, procure a direção da no Bairro dos Farias. A diretoria poderá esclarecê-lo. Aproveite para conhecer de perto a APAC…!
      Abraços.

  7. VERDADE E EM TERMO DE REGRAS ACHO ATÉ MELHOR POIS TODOS PRESOS QUE TEM A SAIDINHA QUANDO RETORNA É FEITO O TESTE DE ALCOOL E DROGAS SENDO QUE NO JUQUINHA NADA É FEITO SÓ FECHADO……SE O PRESO TIVER DESOBEDECIDO VOLTA PRO FECHADO…. AGORA SÃO POUCOS AGENTES PARA MUITOS DELINQUENTES O ESTADO DEVERIA OLHAR MAIS PARA A CIDADE E CONTRATAR MAIS AGENTES PARA SUPRIR AS NECESSIDADES DE SEGURANÇA DE POUSO ALEGRE

  8. Acho uma vergonha um centro de detenção deste modelo
    Acredito que condenados são condenados e devem pagar por seus crimes
    Minha irma ficou viúva após um destes detentos tirar a vida de um pai de família deixando pra trás dor e muita tristeza em nossas famílias
    Sou a favor de penas duras e que tirem a liberdade de pessoas que já foram condenadas , não o privilégio de visitas a famílias e coisas do gênero
    Realmente um pais de coisas erradas e que continuam erradas e vão continuar erradas até entendermos que se erramos temos que pagar pelo que fizemos de errado e não teremos mão passando em nossa cabeça como os nossos pais sempre fizeram
    Indignado

    • Olá sr. “Desconhecido”,
      Vou repetir só mais uma vez … “Apac é uma prisão como outra qualquer no que tange ao cumprimento da pena de acordo com a Lei de Execuções Penais”
      Visite a APAC, conheça a APAC… Talvez o sr. recicle sua visão da instituição.
      Abraços.

  9. Estes não foram os primeiros casos e não serão os últimos!! lembram do detento FLAVIO DIAS GOMES??? penso que é um dos mais perigosos de Pouso Alegre, alguém teve a ideia de colocá-lo na APAC e o que ele fez? agradeceu o judiciário e dobrou a serra do cajuru!!!

  10. Acho que essa apac ta uma vergonha pq qualquer preso condenado paga 6 meses de cadeia e vao pra la acho que deviam avaliar mais essas regras pros presos estarem indo pra apac e outra nao sei pq a apac esta aceitando esses presos da quadrilha do pcc que cairam naquela escuta la pq nem chegou a condenaçao disso e varios deles estao la assim como esse ronan ai. e outra o preso tem um pesimo comportamento no presidio e a apac ainda aceita eles isso e uma verdadeira palhaçada.

  11. Eu sou afavor da apac sim axo muito bom o trabalho que eles fazem com os condenados agora si nem todos melhoram seu comportamento a caulpa nao é da Apac e la é melhor tambem pros familiares porque garanto que se fosse filho de algum de voces , voces tambem iam querer que eles fossem pra la ! E como ja foi dito ai nos comentarios nao foi provado que foi o Ronan que matou o homem intao nao deveriam estarem falando que ele é homicida si nada foi provado!

  12. Airton, isso dá música:

    A APAC é uma prisão como outra qualquer
    Uma vez lá dentro, só fica quem quer
    Um bule de chá, e que foda-se a colher
    O Airton Chips queria virar mulher

  13. Acho o trabalho da Apac maravilho, eles trata os recuperando com dignidade, com certeza esse que não quiseram recuperar são minoria, pois conheço a apac e 90% dos condenado sai de lá com outra cabeça, agora será se por uma pessoa em um lugar onde ela é tratada como um lixo, humilhada o tempo todo, será que ela recupera? errar é humano, será que eles não merece um chance? Em 2000 pedi meu irmão com um tiro no coração, ele tinha apenas 22 anos, tinha acabado de casar e deixou um bebê de 10 mês, graças a Deus nós superamos esta perda tão doida, se a gente só viver pensado em vingança, a gente não vive, sou contra o ditado ( olho por olho, dente por dente), então acho que antes de julga a apac vão lá conhecer o trabalho deles… os recuperando vive lá com muito respeito e regras.

  14. quando recapturarem esses pé de couve mandam eles p ilha das cobras pq se fugirem a cobra come kakakakkakak trinquei kakakka coitada da cobra ;;se comer o ronam vai dar overdose na cobra

  15. Nenhum centro de recuperação fará recuperação em 99% desse meliantes,pq eles não querem levar uma vida honesta,acordar de madrugada para trabalhar e na maioria das vezes ganhar salário mínimo,eles querem vida fácil…eles pensam num jeito de sair de lá para praticar as mesmas coisas,já tem índole ruim consigo,não adianta…tipo o Eduardo Gonçalves do São João,qtas vezes já foi preso?e a cada vez que o soltam comete coisas piores…

  16. Oii vidinha voce tem todo direito de ter sua opiniao de pra onde eles devem ser mandado mais isso quem vai decidi é o homem da capa preta ! E si voce ta falando ai que se a cobra come o ronan vai da overdose na cobra é pq voce ja deve te usado muita droga com ele neh ! 😉

  17. A polícia de pouso alegre ta mto devagar nas investigacoes pra recapturar os fujoes da apac depois q eles sumirem pra longe n adianta mais abraços …………..

  18. Joao os meninos q caio na escuta do telefone nem todos sao do pcc. Meu irmao caio como laranja neste b.o, antes de fazer piadinha pega uns deles e fala na cara. Pois colocar qualquer tipo de comentarios e facil agora quero ver fala pessoalmente. Airton a apac ta de parebens pois la o preso tem direito de trabalhar e ganhar seu proprio sustento. La e a oportunidade do preso vira alguem na rua,pois cadeia nao ensina ninguem nao. Muda de vida quem quer! Oo

  19. Lucas Bento Pereira era meu amigo de infância,era uma pessoa boa,mas tinha cabeça fraca.
    Nunca tinha feito mal a ninguem,infelizmente as escolhas erradas acabaram com ele,agora parece nao ter mais volta,tornou-se muito perigoso

  20. TODOS TEM O DIREITO DE RECUPERAÇÃO, SE ESTÃO CUMPRINDO PENA SERIA MUITAS VEZES POR FALTA DE OPORTUNIDADE DE DESLIGAR DO CRIME ORGANIZADO,( NÉ CHIPS) POREM DEVERIAM SEREM MAIS AVALIADOS,E SÓ NO FINAL DA PENA SETENCIADA , SERIAM TRANSFERIDO PARA A *APAC*

  21. Queria saber se na Apac, quando os recuperando entram no processo de semiliberdade, como nos presidios comuns, eles tem direito a saidinhas? Nos presisdios eles tem direito a saidinhas de 7 dias a cada 45 dias além de poderem trabalhar durante o dia e dormir na instituição a noite. Na Apac segue o mesmo modelo?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *