Pecuarista atira no ladrão de ovelhas mas o tiro sai pela culatra

Cão de guarda latindo no meio da madrugada, só pode ser duas coisas… – pensou o caseiro Paulo Henrique Dias – Ou está vendo assombração ou está vendo ladrão!  Antes fosse assombração! Bastaria acender uma vela, rezar um Pai Nosso, uma Ave Maria e um “cremdeuspai”, fazer o ‘sinal da cruz’, virar para o canto e dormir…! Mas era Ladrão!!! E não era a primeira vez!

DSC00514

Quando o caseiro Paulo Henrique foi arrancado dos braços de Morfeu pelos insistentes latidos do inquieto e inteligente Border Collie às duas da madrugada desta segunda, na fazenda Mãe-Vó, no bairro Anil, próximo de Careaçu, ele pensou logo no pior!

– Estão roubando as ovelhas… de novo!

E estavam mesmo. O lobo mau já havia separado 30 ovelhas no corredor e se preparava para cortar o arame farpado quando o inteligente cão avisou o pecuarista. Paulo Henrique, que já estava alerta por causa dos últimos furtos, chamou o vizinho Ronaldo Cesar Fernandes e colocaram o lobo para correr. Não se contentaram em evitar o furto. Pegaram o carro e saíram em perseguição ao ladrão de ovelhas enquanto ligavam para a policia.

A perseguição terminou no bairro Belo Horizonte, na entrada de Pouso Alegre, quando a saveiro branca do ladrão, com os dois pneus furados e rasgados, não conseguiu mais rodar. Ao descer da caminhonete para entrar na floresta, à pé, lobo mau teria mostrado os dentes para o pecuarista e seu vizinho…

DSC00518

– Eu achei que ele estava armado e ia atirar, por isso de um tiro na traseira da saveiro, mesmo assim ele fugiu – Contou Ronaldo Cesar.

Quando a policia militar chegou ao local para tentar localizar o ladrão de ovelhas e viu a caminhonete baleada, quis saber a respeito do tiro e da arma. Não teve como tapar o sol com a peneira! Ronaldo acabou entregando o revolver Taurus 38 com o qual havia atirado na direção do ladrão.

Desta vez as ovelhinhas escaparam da faca...

Desta vez as ovelhinhas escaparam da faca…

Como estamos no Sul de Minas e dona lei – ainda que nem sempre eficiente – não permite que os fazendeiros defendam suas propriedades e suas ovelhinhas à bala, Ronaldo Cesar foi sentar-se ao piano do delegado Bruno Lopes na delegacia de Pouso Alegre.

– Desde que começamos a criação de ovelhas na fazenda, já fomos roubados diversas vezes. Sumia sempre quatro ou cinco cabeças… No começo pensamos que talvez algum cachorro estivesse matando, mas aí começamos achar couro, cabeça e pés na propriedade! Percebemos que os ladrões abatiam as ovelhas no local, por isso ficamos atentos. Com a fuga de hoje, o ladrão deixou para trás as ferramentas que usaria para abatê-las… – Contou desolado o empregado da fazenda Mae-Vó, Paulo Henrique Dias.

A ''azeitona" continua incrustada na traseira da Saveiro de Mogi Guaçu...

A ”azeitona” continua incrustada na traseira da Saveiro de Mogi Guaçu…

– O que vai acontecer com o pecuarista que evitou o furto das ovelhas e atirou na direção do ladrão, doutor Bruno?

– Por mais estranho que possa parecer ao leigo, temos que enquadrá-lo na Lei 10.826. Ele infringiu os artigos 14 (porte de arma), 15 (disparo de arma) e pior… o 16! A arma, além de não ter registro está com a numeração raspada! Só este artigo prevê pena de 3 a 6 anos de prisão, portanto não comporta fiança! Ele ficará preso. – Esclareceu o meticuloso delegado.

É… O tiro no ladrão de ovelhas saiu pela culatra! O lobo mau levou a melhor… De novo!

18 thoughts on “Pecuarista atira no ladrão de ovelhas mas o tiro sai pela culatra

  1. por isso que estamos ferrados nesse paiz. o crime compensa. essa azeitona tinha que ter pegado na bunda desse ladrao . e o coitado que tava defendendo ceu citio ce ferro. so bandido pode ter arma nesse paiz.

  2. Caro airton, Suponhamos que o pecuarista va a loja e compre a mesma arma com registro, ele poderia ter feito tudo isso?
    Ido atras do ladrao, soltando bala até ele parar, (sendo que estava em contato com a policia) ?
    Sobre a arma ter numeração raspada, até concordo que esse não é o caminho certo, agora não poder defender sua propriedade de ladrao tbm é crime? Como fazemos ? Deixamos eles nos matarem ?
    Abs

    • Olá Thiago,
      Deixe-me numerar suas perguntas para respondê-las..
      1 – Suponhamos que o pecuarista va a loja e compre a mesma arma com registro, ele poderia ter feito tudo isso?
      Sim. Ele pode comprar uma arma com registro. Dá mais trabalho do que ir à lua, mas ele pode tentar!
      2 -Ido atras do ladrao, soltando bala até ele parar, (sendo que estava em contato com a policia)?
      Sim. Ele pode ir atras dos ladroes, para ver onde eles vão se esconder e passar a informação pra policia. Isso naturalmente é perigoso e ele não deve fazer. E não pode atirar nos ladrões em fuga.
      3 – … agora nao poder defender sua propriedade de ladrão tbm é crime?
      Não. Não é crime defender a propriedade, do ladrão. Mas se voce estiver perseguindo o ladrão, voce ja não esta mais na propriedade… Aí já é trabalho da policia.
      4 – Como fazemos? Deixamos eles nos matarem ?
      Não. Use de todos os meios – moderados – possíveis e necessários para defender sua propriedade, mas faça-o dentro de sua propriedade.
      Se o pecurista tivesse matado o ladrão dentro da propriedade, ele seria preso em flagrante, teria a prisão relaxada pelo Juiz, provavelmente no dia seguinte ou até no mesmo dia sairia, responderia um processo por homicidio como qualquer mortal, e seria absolvido pela excludente de criminalidade prevista no codigo penal, qual seja: Legitima defesa. Mas, repito Thiago, ele responderia um processo criminal como qualquer cidadão. É assim que funciona!
      Abraços.

  3. É… os bandidos devem estar rindo até as orelhas e pensando nas próximas vitimas (nós). É vergonhoso ser brasileiro desse jeito , até quando isso meu Deus?

  4. esses ladroes estavam cevados na fazenda la direto tava roubando ! agora prender o Ronaldo parece ate ser sacanajem nen o cara e simples umilde mas burro pois poderia ter tomado um tiro no peito de bobeira!!!

  5. Mas é uma vergonha mesmo esta lei do brasil, o cara vai defender o que é dele e acaba saindo como o errado da historia tem que colocar na cadeia a pessoa que fez e sustenta essa vergonha!!

  6. Esquenta não férias em Pouso Alegre,bom para refrescar a cabeça, e ser mas esperto da próxima vez vê se não erra o alvo matar não dá cadeia no brasil,,,,festa em São Seb.da Bela Vista ta chegando da para treinar com rolhas tiro ao alvo e ainda sai no lucro ganha cigarro do Paraguai e fofão vencido….

  7. Excelente explicação Sr. Chips!
    O cidadão geralmente sabe dos seus direitos: proteger a propriedade, chamar a polícia, passar todas as informações necessárias;
    porém não sabe de seus deveres: não ir atrás do ladrão além de sua propriedade, não portar arma de fogo, não atirar a esmo, além da direção perigosa ao perseguir o bandido.

    Nesta perseguição ele poderia ao menos cometer mais três crimes;
    1)Provocar um acidente na perseguição;
    2)Atirou próximo a entrada do bairro – poderia atingir um inocente;
    3)Na reação o bandido poderia atirar contra quem estivesse passando, ou fazer algum refém ali perto.

    Obs.: O bairro é na entrada da cidade mas é habitado e por muitos moradores.

    A vítima agiu no calor dos acontecimentos e o resultado não poderia ser bom.

    “Olho por olho e a humanidade estará cega” – Ghandi

  8. heee povinho 2013 nao foi facil pra ninguem imaginao na copa do mundo que kaos ninguem qer saber de bola nao e sim mas empregos saude educacao e menos politicos corrupidos……a culpa disso tudo sao vcs mesmo ae do poder sabiam

    • Como policial eu atiraria até fazê-lo parar. Como cidadão, se tivesse oportunidade de atirar nele dentro da fazenda eu o faria… Fora da minha propriedade eu entregaria o caso para a policia, mesmo que não desse em nada…!
      Abraços.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *