Dia das almas… Dia de lavar a alma…

Ontem, Dia de Finados, resolvemos ‘renascer’… Fomos buscar novas energias junto à natureza. Percorremos colinas, vales, grotas, campos e matas do município de Congonhal. Além de ver nossa querida terra natal por um angulo diferente do costumeiro, pudemos sentir o cheiro gostoso do mato e das flores silvestres.

Vimos que a natureza resiste bravamente à ação do homem e à sua própria força antagônica. Em alguns pontos a água que antes brotava cristalina entre pedras e juncos, foi vencida pela longa estiagem. Noutros, explicável apenas por milagre, ela escorre como uma benção, formando pequenos poços onde as aves vem se banhar, e escorre pelas grotas ladeada por uma restinga verde-ouro. Em alguns pontos de colinas e grotas mais distantes, capões inteiros de matas nativas foram ao chão. Uns pela ação da própria natureza, como raios, ventos e incêndio. Outros pela ganância do homem que preferiu umas moitas de capim braquiaria a mais para alimentar o gado!

Vimos animais domésticos e alguns silvestres. Curiosamente, em vários quilômetros de caminhada durante mais de oito horas, não esbarramos em nenhuma cobra.

O ponto alto da caminhava foi o encontro de dois filhotes implumes de tucanos, inteligentemente protegidos no oco de uma arvore a vários metros do chão, de onde a zelosa mãe tem uma vista privilegiada.

Foi um Dia das Almas… de lavar a alma!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *