Curso de Libras forma IV turma
Nesta segunda-feira, 17, ocorreu a formatura do IV Curso de Libras, realizado pela Escola do Legislativo Rômulo Coelho e ministrado pelo professor Josimar Fernandes. O curso, que teve início no dia 6 de maio, formou 33 pessoas, que estão aptas a se comunicar com surdos. “Os alunos se dedicaram muito ao curso e estão aptos a se aprofundarem nos ensinamentos”, ressalta professor Josimar.
No segundo semestre será realizada a versão intermediária do Curso de Libras e todos os alunos das quatro turmas formadas na Câmara Municipal de Pouso Alegre poderão participar. De acordo com professor Josimar, o curso intermediário será um aprofundamento dos conhecimentos em Libras. “O próximo módulo visa um maior conhecimento sobre a língua, que não consiste somente em sinais aleatórios, mas tem regras que fazem com que Libras funcione corretamente”, explica.
A secretária Geral da Câmara Municipal de Pouso Alegre, Fátima Belani, está muito orgulhosa com os resultados obtidos com as quatro edições do Curso e considera de grande importância o aprofundamento dos conhecimentos por meio do curso intermediário. “Espero que todos que fizeram o curso básico possam participar do intermediário, pois o conhecimento adquirido certamente será multiplicado em todas as áreas de suas vidas”, completa.
Libras
As Línguas de Sinais são as línguas naturais das comunidades surdas. Ao contrário do que muitos imaginam, as Línguas de Sinais não são simplesmente mímicas e gestos soltos, utilizados pelos surdos para facilitar a comunicação. São línguas com estruturas gramaticais próprias.
Atribui-se às Línguas de Sinais o status de língua porque elas também são compostas pelos níveis lingüísticos: o fonológico, o morfológico, o sintático e o semântico. O que é denominado de palavra ou item lexical nas línguas oral-auditivas são denominados sinais nas línguas de sinais.
O que diferencia as Línguas de Sinais das demais línguas é a sua modalidade visual-espacial. Assim, uma pessoa que entra em contato com uma Língua de Sinais irá aprender uma outra língua, como o Francês, Inglês etc. Os seus usuários podem discutir filosofia ou política e até mesmo produzir poemas e peças teatrais.
Confiram as fotos da formatura:
http://www.flickr.com/photos/camaradepousoalegre/sets/72157634198730072/