Parlamento Jovem realiza Plenária da Câmara
Nesta quinta-feira, os deputados jovens de Pouso Alegre se reuniram na Câmara Municipal para votar as propostas que serão levadas para a Assembleia Legislativa de Minas, em Belo Horizonte. A Plenária Municipal contou com a colaboração também dos vereadores mirins, jovens e universitários que votaram as propostas. A presidenta Dulcinéia Costa (PV) e o vereador Maurício Tuty (PV) acompanharam as explicações e votações das propostas e elogiaram o trabalho realizado pelos jovens.
Neste ano, o Parlamento Jovem discute os desafios de se manter um desenvolvimento sustentável das cidades brasileiras, com o tema “Cidades Sustentáveis – desafios para novas gerações”.
Desde março, os deputados estão se preparando em reuniões semanais, estudando o tema Sustentabilidade e os subtemas: Uso e Conservação da Água, Produção e Consumo e Gestão do Espaço Urbano e Rural. Os deputados escolheram então três propostas de cada subtema para serem apresentadas na plenária municipal e escolhidas pelos deputados.
As propostas aprovadas foram: Uso e Conservação da Água: obrigatoriedade, pelo Governo do Estado, de inserção nos projetos e construções civis, iniciados a partir da publicação desta lei, sistema de captação da água da chuva para reaproveitamento nas atividades de limpeza e sanitários; Produção e Consumo: Criação do Selo Amigos da Natureza e devida codificação, que será acessada pelo consumidor via internet, constando os requisitos para que a empresa receba o selo. As empresas e indústrias situadas no território mineiro que cumprirem as normas e regras ambientais do estado, após diversas comprovações das ações sustentáveis, receberão um “selo verde” do governo, que ficará estampado em seus produtos. Nas comprovações realizadas deverão constar o descarte de lixo reciclável e suas destinações, o controle dos materiais usados na produção, a conscientização dos funcionários, dentre outros; Gestão do Espaço Urbano e Rural: redução dos impostos dos equipamentos de aquecimento solar e dos produtos ligados à construção civil com finalidade sustentável tornando a compra mais acessível.
Para o deputado jovem Lucas Sagiorato, as idéias surgiram naturalmente. “A partir do momento que pensamos no que podíamos propor e nos pontos que tentamos melhorar na sociedade, as idéias surgiram”, conta.
De acordo com o deputado jovem, Arthur Alexandre Gonçalves, foram realizadas intensas pesquisas sobre o tema sustentabilidade para dar base às propostas. “Com essas propostas pretendemos ajudar a sociedade na questão da sustentabilidade”, afirma.
A coordenadora da Escola do Legislativo, Madu Macedo afirma que com essas atividades os jovens desenvolvem o senso crítico, melhoram a fala e entendem como é importante transmitir suas idéias. “Os debates exercitam a cidadania na juventude para que eles possam se expressar melhor. E essa experiência eles levarão para a vida toda”, ressalta.
O Parlamento Jovem é um projeto da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que desde 2010 desenvolve temas com diversas cidades do estado. Os deputados do Parlamento Jovem são escolhidos dentre os vereadores jovens da Escola do Legislativo.
Em Pouso Alegre, os deputados jovens são:
Artur Alexandre Gonçalves da Silva do CNEC
Fábio Wendel de Souza Silva da Escola Estadual Presidente Artur da Costa e Silva
Ivone Ariadne Rezende da Escola Estadual Presidente Artur da Costa e Silva
Jady Gouveia Sampaio de Araújo do Colégio Objetivo
Júlia do Prado Paiva do Colégio Objetivo
Lucas Sagiorato Bruno do CNEC
Osório César Faria da Escola Estadual Dr. José Marques de Oliveira
Os estudantes de Pouso Alegre vão para Belo Horizonte no dia 24 de agosto para apresentar as ideias que podem se tornar leis.
Fotos: http://www.flickr.com/photos/camaradepousoalegre/sets/72157633984603323/