Eram seis da tarde desta quarta, dia de Santa Rita de Cássia, quando o acidente aconteceu na rotatória da Perimetral com Airton Sena. Benjamin Pedro da Silva seguia pela contra-mao de direção conduzindo sua bicicleta azul. De repente surgiu à sua frente a carreta VW Tractor Bi-trem conduzida pelo motorista Elsimar Salvador contornando a rotatória para descer a avenida… O ciclista deve ter pensado que daria tempo para passar na frente, antes da conversão da carreta e entrou… Não deu! Ele foi colhido de frente e chegou a ser arrastado junto com a bicicleta por alguns metros. Benjamin, 66 anos, foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros mas não resistiu aos traumatismos e morreu a caminho do hospital.
O motorista da carreta Elsimar Salvador, 37 anos morador do bairro São João, alegou que estava olhando para o outro lado da pista por causa do fluxo de veículos e não viu o ciclista passando à sua frente pela contramão. De fato, foi uma testemunha, motorista de uma Van, que viu o acidente acontecer, que o avisou que ele estava arrastando o ciclista.
Apesar da aparente imprudência do ciclista, que além de trafegar pela contramão anda tentou atravessar a pista de rolamento na frente da carreta, o delegado de plantão Bruno Lopes, culpa concorrente no sinistro e autuou o motorista Elsimar no artigo 302 do Código de transito brasileiro;
– Considerando a imensa complexidade do caso, quiçá o mais difícil que já enfrentei em cinco anos de plantão, não posso deixar de autuar o motorista, pois entendo que, numa via de grande fluxo de veículos, especialmente àquela hora da tarde, o motorista tinha que se revestir de todos os cuidados possíveis antes de adentrar a pista… – Disse o cauteloso delegado.
Elsimar pagou fiança de r$ 3 mil reais para responder o processo por homicídio culposo em liberdade.
Totalmente absurdo.
Quer dizer que se constata o erro do ciclista e prende o motorista?
302 é homicídio culposo.
Quer dizer que se alguém entrar na frente do meu carro e eu não tiver tempo de desviar irei preso?
É, realmente é muito mais fácil prender motoristas vítimas de um trânsito pesados ou até os que bebem e dirigem do que prender os nóias que infestam o São Cristóvão.
Até por que, na ultima semana acionei 2 vezes a PM por conta do trafico na porta da minha casa e ninguém apareceu. Se bem que é muito mais bonito viaturas enfeitando a porta do batalhão.
Sinceramente Chips, algumas coisas eu não consigo entender. Ou prefiro não tentar entender.
Abraço!
E parabéns pelo Blog, a melhor maneira de se informar sobre o que acontece em Pouso Alegre.
Olá “Descrente”,
Agradeço pela parte que me toca
Quanto ao fato, foi um imenso vacilo do ciclista, mas o motorista da carreta olhou para apenas “um lado” da pista antes de entrar! Ele teria que olhar para “todos” os lados!
Abraços.
Foi no meu plantão!! Lamentavel.Que Deus conforte a familia
Obrigada José Carlos! sou filha da vítima e comentários irrefletidos só aumentam nossa dor! só Deus mesmo pra nos consolar!obrigada!
Val meus sinceros sentimentos fizemos que pudemos,mais infelizmente não deu.o trânsito de pouso alegre e caótico por plantao atendemos varias e varias ocorrencias de transito,parte por inprudência e parte pela má estrutura da cidade
Claro José carlos! eu agradeço tudo que fez!
Airton, como saber se um caso desse é homicídio culposo ou tentativa de suicídio, afinal o senhor “bicicleteiro” assumiu o risco de atravessar o meio da rua e ele estava vendo o caminhão (estava na contramão)??? (não estou defendendo o caminhoneiro, mas como motorista, sempre vejo essas imprudências!)
Olá “Re”,
Não há que se falar em suicídio. O que o ciclista fez – e vemos isso constantemente no dia-a-dia com pedestres – foi tentar passar por um local de risco, “imaginando” que o motorista da carreta o estava vendo e se não desse tempo de passar por aquele espaço, o motorista frearia! O que aconteceu é que o motorista da carreta estava olhando para o outro lado da avenida, para ver se não vinha carro e não viu o ciclista entrando na sua frente!
Sim, Re, o pedestre, o ciclista sempre espera que os “outros” evitem o acidente. O pedestre acha que ele tem ‘incondicionalmente’ a preferencia e se esquece o motorista tem outros pedestres, semáforos e veículos para respeitar e desviar. Falta concientização do pedestre…
Abraços.
Oi Airton! Realmente falta educação no trânsito! E, penso tbém, se o motorista freasse ou desviasse a carreta poderia ter ocorrido algo pior, mas… não devemos pensar nos “se”! Educação sobre trânsito deveria ser incluído na grade curricular das escolas! Quem sabe se aprenderem desde pequenos teremos melhores motoristas, pedestres, ciclistas, charreteiros…?! Abraço!
Olá Re,
“Educação sobre trânsito deveria ser incluído na grade curricular das escolas!”
Eis aí um assunto para o MEC pensar, planejar e colocar em pratica urgentemente, sem duvida!
Abraços.
Ciclista na contra-mão, e ainda culpa o motorista?
Estimado Jose Benedito,
O artigo 302 do CTB diz que é crime atropelar e causar a morte de terceiro estando conduzindo veiculo automotor. Por isso a autoridade policial é obrigada, sob pena de prevaricação, a autuar o motorista e arbitrar a fiança. Quem vai julgá-lo e condená-lo ou absolvê-lo é o juiz… até mesmo o policial que mata o bandido no estrito cumprimento do dever legal, tem que ser autuado e encaminhado ao Juiz. Só a ele compete liberar ou não o autuado.
Abraços.
Outro absurdo, um policial ser detido por fazer ou seu trabalho. Essas são as nossas leis.
É LAMENTAVEL MAS UMA VITIMA DE TRANSITO EM POUSO ALEGRE ,,UM HOMEM TRABALHADOR QUE PERDEU A VIDA EM UM ACIDENTE TRAGICO LAMENTAMOS E MEUS SENTIMENTOS POIS ERA MUITO CONHECIDO DA NOSSA FAMILIA QUE DEUS DE O DESCANSO ETERNO E OS SENTIMENTOS A FAMILIA
Obrigada Kelly! como já disse, sou filha da vítima e comentários irrefletidos só aumentam nossa dor! só Deus mesmo pra nos consolar!obrigada pelo seu comentário!
Boa noite Airton,minha é a seguinte; foi realizado o teste do bafômetro no motorista da carreta? Se foi,qual o resultado?Se não foi,não seria obrigatório o teste? Obrigado.
Desculpa,faltou minha (pergunta) lá em cima.
Olá Rogerio,
Tudo bem com o motorista da carreta… Ele não havia bebido.
Abraços.
Homicidio culposo , quando nao ha intensao de matar !
Reu primario ? Residencia fixa ?
Pra que prender e pedir 3000 pau de fianca ?!
Quanto em media eh o salario de um motorista de caminhao pra se arbitrar uma fianca nesse valor …
A pessoa paga de medo , pra nao ir pra cela … coitado !!!!
tbm achei alta demais a fiança,fazer o q nao julgo por q nao conheço a referida lei
Boa tarde! antes do motorista entrar na pista ele olhou para os dois lados, e quando ele foi virar o veiculo para seguir na pista o ciclista veio na contra mão e entrou exatamente no chamado “ponto cego”, impossível o motorista vê-lo, uma fatalidade!!!
Boa Noite! Eu conheço o motorista, frequenta a mesma Igreja que eu, homem trabalhador, humilde, e de boa índole, lamento pela fatalidade ocorrido neste caso, ele não está comendo, nem dormindo, chora a todo instante, não conversa, e sua mulher também está sofrendo junto com ele, peço a Deus que conforte o coração dele e de sua família, como também possa confortar o coração da família da vitima, nessas horas só ele pode consolar um coração sofrido!!!
Gustavo, sou filha da vítima, com certeza foi uma grande fatalidade que todos nós não estamos isentos, que Elsimar fique tranquilo pq agora meu pai está descansando e Deus nos dará o consolo!
Parabens pelo pensamento Val vc era pra estar julgando o motorista,como toda inteligencia vc esta perdoando sabe que foi uma fatalidade.meu parabens mesmo
Boa Noite! Infelizmente todos são vítimas.
E parabéns pelo blog!
infelizmente ambas partes na hora errada e no lugar errado
O Mais engraçado de tudo é o incompetente do Sr Delegado.
No mesmo dia, horas antes do acontecido, foi preso um meliante portando uma arma de fogo, o mesmo ja tinha diversas passagens pela policia. Advinha oq o sr delegado fez ?
Liberou o marginal logo em seguinda !
Agora o rapaz que deve ser um pai de família que estava trabalhando e aconteceu o acidente sem intenção alguma teve que ficar preso.
ÊÊÊ BRASIIIIL
Olá sr. Anonimo [email protected] 189.12.254.253…
Tem certeza de que é este mesmo o adjetivo – incompetente – que você quer usar para se referir à atitude do delegado?
Abraços.
Acho que muitos não prestaram atenção ao penúltimo parágrafo, que diz: “Considerando a imensa complexidade do caso, quiçá o mais difícil que já enfrentei em cinco anos… não posso deixar de autuar o motorista…”. O delegado explica que o caso é complicado mas mesmo assim tem o procedimento padrão, que inclui fiança! O artigo 302 é onde foi possível enquadrar o caso e quem não é criminoso não foge! Mas como culpar um senhor de 66 anos pela falta de atenção ou o motorista? Foi uma fatalidade e não se deve culpar nenhum dos lados e nem apontar “erros” da polícia! O juiz é quem vai julgar o caso! Eu falo: se acha que a PM não trabalha bem, por que não tenta entrar pra corporação e ver se consegue melhor resultado? Que Deus conforte as duas famílias.
Muito bem abalizado seu comentário, José A.P.
Abraços.