O vice-prefeito de São João da Mata, Pedrito Cardoso dos Santos, voltava para casa ao pé da noite desta segunda, 7, conduzindo o Fiat Uno pela MG 179, na companhia do passageiro Jose Aluisio da Silva, quando levou um tremendo susto. Logo no inicio da descida que dá acesso ao trevo de Silvianopolis, um imenso vulto com os olhos fechados surgiu à sua frente.
Seria um boi?
Um cavalo?
Um óvni?
Não!!! Era um VW Fusca que vinha de Silvianopolis para o bairro do Fernandes, pela contramão de direção!!!
O fusca velho, talvez aproveitando a claridade natural da lua cheia, seguia com os faróis apagados… O imprudente condutor não estava fugindo escondido de ninguem, não era nenhum ‘bad boy’ chapado… Era o vereador de Silvianopolis, João Damião de Faria, que voltava da reunião ordinária da camara municipal.
O choque foi inevitável, porém os ocupantes dos veículos sofreram apenas ferimentos leves. O vice-prefeito da Mata sofreu um corte na cabeça e seu passageiro, embora sem lesões visíveis, precisou ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros de Pouso Alegre e ficou internado em observação no PS do Samuel Libanio.
O ‘vagalume’ que conduzia o fusca com os faróis apagados, ao descer do carro chamou as luzes da imprensa para si. É que as pernas bambas, os olhos vermelhos e a fala enrolada não foram causadas pelo choque entre os veículos… Ao contarrio, eram a causa do acidente. João Damião estava mamadinho mamadinho…
João Damiao e Pedrito aceitaram soprar o bafometro e o aparelhinho dede-duro acusou que nas veias do vereador de 58 anos, corria 20,2 decigramas de álcool por litro.
O vereador que tem paixão incontida por Severina do Popote, sentou ao piano da delegada Cibeli Molinari – coincidentemente a titular da Comarca de Silvianopolis estava de plantão em Pouso Alegre – e assinou o 306 do CTB. Como João Damião é uzeiro e vezeiro no consumo de suco de gerereba e responde a outros processos por embriagues ao volante, a delegada caprichou na fiança: R$ 5.000 reais… E o vereador foi curtir a ressaca no Hotel do Juquinha.
Segundo informaçoes colhidas junto à Camara Municipal de “Santana”, João Damião tem por habito comparecer às sessões ordinárias abraçado com a sedutora e ‘tonteante’ Kátia…ça. Ontem foi a ultima vez. João Damião chegou para a reunião semanal tão mamado que alguns vereadores tiveram que pedir ao presidente para mandar o colega da Casa de Leis embora. Chegaram a ameaçar chamar a policia caso ele não deixasse o plenário.
A despeito da conjuntura obnubilada por que passa o ínclito vereador, que denigre a imagem da tricentenária cidade e indiretamente o cidadão desta terra tão acolhedora – querida e saudosa – que é “Santana”, é necessário salientar que alcoolismo é doença, tal qual diabetes, obesidade, Lupus ou outra qualquer, que não tem cura… mas tem tratamento. No caso de João Damião, com três dos melhores alambiques da região na porta de sua casa, no bairro dos Fernandes, fica mais difícil resistir aos encantos da ‘tonteante’ Severina do popote.
Mas pode se cuidar…