Morreu Pinguim…

Ele foi um dos maiores incentivadores do futebol de Pouso Alegre!

Pinguim e amigos: de short vermelho…

Ao chegar à Primeira Divisão do futebol profissional de Minas Gerais e cair em seguida, no tapetão, em 1969, com o PAFC, o futebol de Pouso Alegre entrou em depressão e recessão. O futebol antes vibrante da Terra do Mandú, ficou anos no ostracismo. Foi aí que, ainda na década de 70, surgiram os novos treinadores e incentivadores do futebol amador, tais como Tião Cueca, Gustinho, Corinho, Pinguim com as categorias de base, levando a campo e treinando garotos nas categorias mirim, infantil, juvenil.

João Carlos Bandeira, o “Pinguim”, morador do bairro Santa Lucia, criou, treinou e dirigiu durante anos o E.C.Real. Quando o PAFC voltou a se reestruturar, em 1984, Pinguim participou da diretoria do clube com sua influência e carisma no futebol e cedendo jogadores.

Pinguim em 2015 no CCPA, no IV Encontro de Boleiros da Década de 70.

Pinguim entrou para a policia civil de Minas em 1980 como Detetive. Em 1985 foi transferido para Araguari no Triangulo Mineiro, região onde se casou, constituiu família e ficou até se aposentar há poucos anos. Sul de Minas só a passeio.

Em 2015, Pinguim esteve em Pouso Alegre participando do IV encontro dos ‘boleiros’ da década de 70.

Pinguim com o amigo e boleiro “Gustinho”, outro que deixou saudades

João Carlos Bandeira, nosso Pinguim, faleceu neste domingo no Triangulo Mineiro. Ele foi sepultado na manhã desta segunda-feira,23. Foi se juntar a Corinho, Tião Cueca, Gustinho, Hailton Custodio, João Cavalo… baluartes do futebol amador de Pouso Alegre no final do século passado.

Vá com Deus meu amigo Pinguim, vá com Deus…

1 thoughts on “Morreu Pinguim…

  1. Parabéns pela reportagem sobre o nosso amigo inesquecível Pinguim.
    Não sou da sua época, mas o conhecendo e de forma exporadica, pois residia fora, o encontrava na Degacia de Polícia, onde meu irmão Clayton era o Delegado Regional, podendo observar todo a sua bondade e carisma como tratava o ser humano, isto era notável e imensurável.
    É mais um grande Pousoalegrense que se vai.
    Espero que as Autoridades e/ou seus amigos façam uma homenagem à pessoa do nosso amigo Pinguim, por tudo que fez para a Sociedade de Pouso Alegre, principalmente na Área Esportiva.
    Um grande abraço.
    CLEBER.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *