A dona de casa Eliana Guedes, 35 anos, moradora do bairro Pinguela, municipio de Camanducaia, morre de medo de cobras, mas não está nem aí para aranhas. Não estava… Ao pé da manhã desta quarta feira ela sentiu o quanto dói uma picada de Phoneutria. Quando ela abriu o tanquinho para começar seus afazeres domesticos, a peçonhenta marron, do tamanho de uma moeda de um real deu o bote… grudou na primeira falange do seu polegar esquerdo. No susto ela deu um tabefe no bicho jogando-o ao chão. Seu marido completou o aranhacidio com um golpe de chinelo. Eliana achou que seria coisa atoa, mas… era uma aranha armadeira. A Foneutria, causada pela picada do aracnidio, dependendo da quantidade de veneno inoculado, da idade e peso da vitima, pode ser fatal.
– Em menos de um minuto a dor começou no dedo, foi subindo pelo braço… Uma dor aguda deixando o braço dormente. Foi me dando um calor e o coração disparou… Doeu pra arrebentar!!! – Contou ela no hospital onde chegou meia hora depois com a blusa encharcada de sudorese e a pressão arterial ainda em 14 por 10.
Eliana fez a coisa certa; levou o defunto aracnidio embrulhado num guardanapo para idenficação no hospital. Ainda assim após receber uma dose venosa de Tramal, ficou seis horas em observação. O metabolismo reagiu bem e no inicio da tarde ela pode voltar para casa agradecendo o tratamento recebido no hospital de Camanducaia, com o caracteristico sinal de positivo com o polegar esquerdo.
Eliana agora tem medo também de aranha. Agora sabe que na zona rural principalmente, é fundamental manter a casa e arredores sempre bem limpos, sabe que galinhas são aliados importantes para afugentar os aracnidios, especialmente depois de chuvas fortes como a que caiu ontem na região desalojando os bichos e aprendeu também que “macaco velho não pôe a mão em cumbuca”.
Será que ela vai virar ‘mulher aranha’??
Ontem entrou uma caranguejeira dentro de casa…minha gata ainda \”adolescente\” não teve coragem de atacá-la… antes, quando ainda novinha ela engoliu uma lacraia inteira (pensei, cumpriu sua missão!) mas a aranha ela teve medo (era muito grande… eu odeio esse bicho!)