E devora R$ 4.600 da dona Maria…
O famigerado Chupa Cabra fez mais uma vitima na região. O crime aconteceu no meio da tarde deste sábado, 21, na agencia do banco do Brasil da pacata Ouro Fino, terra do menino da Porteira, a 54 quilômetros de Pouso Alegre.
A vitima da vez foi a senhora Maria de Lourdes, 60 anos. Tudo aconteceu conforme o planejado… Pelo mequetrefe que estava na agencia à espera da vítima! Quando colocou o cartão na máquina a fim de fazer um saque, o cartão ficou preso.
Ao ver o desespero de dona Maria, um simpático e gentil cidadão de cerca de trinta anos, que estava no caixa ao lado, deu a sugestão… mágica!
– A senhora vai ter que ligar na central e bloquear o cartão! Liga aí no 0800, olhe o numero colado aí na lateral do caixa… – disse ele solícito, torcendo para dona Maria ligar!
Dona Maria tentou, tentou, tentou, mas não conseguiu falar… Aí o moço simpático e bonzinho entrou em cena novamente:
– Deixa eu ligar do meu aparelho… talvez a gente consiga… olhe está chamando! – disse ele passando o próprio celular para dona Maria.
Dona Maria contou que foi orientada pelo interlocutor – através do celular do moço bonzinho – a se afastar um pouco do banco, pois dentro da agencia o sinal estava inaudível! E então, lá fora, foi orientada como proceder. No final o interlocutor disse que estava tudo certo, que o cartão já havia sido bloqueado, mas era para ela esperar na agencia que um funcionário iria até lá retirar o cartão da máquina.
E dona Maria voltou para o interior da agencia, devolveu o celular para o moço gentil, agradeceu e ficou lá esperando o técnico do banco. Esperou, esperou, esperou, sentou, bocejou, impacientou, praguejou, quase chorou! e duas horas depois… – fez o que deveria ter feito duas atrás – digitou 190!
Com a chegada dos policiais o gerente foi chamado e constatou o obvio: os adesivos colados nos caixas não eram do banco!
Ao checar a movimentação bancária de dona Maria, o gerente constatou que sua conta estava limpinha! As câmeras de segurança do banco mostram que duas horas atrás o moço bonzinho, gentil, havia rapado sua conta bancaria e retirado dela R$ 4.635.
Observe o leitor, o perfil da vítima e o horário do golpe: senhora acima de cinquenta anos… final de semana, quando não há expediente bancário e não tem ninguém no banco para socorrer a vítima! É assim que acontece a maioria dos casos de chupa-cabra nos caixas eletrônicos!
Para evitar esse tipo de golpe existe muitas maneiras. Mas duas muito eficazes:
– Ao invés de ligar para o numero colado no caixa eletrônico pedindo a suspensão do cartão… ligue 190!
– Ou então, já que o cartão será mesmo bloqueado e não terá utilidade até próximo dia útil, inutilize o cartão! Quebre o cartão e retire os pedacinhos da ‘boca’ do chupa cabra!