‘Morador’ de rua…

O que leva um cidadão com casa, comida e roupa lavada desistir de tudo pra ‘morar’ na rua?

(I.i.)

O furto da mala da professora de Pedralva, como furto simplesmente, não mereceria espaço nem mesmo num cantinho de uma página policial, nem mesmo para ocupar o espaço do obituário semanal. No entanto, tem um detalhe interessante: foi cometido por um morador de rua! E um ‘sub-detalhe’… Um morador de rua que tem família e tem residência fixa. Humilde, mas tem.
Vando Rodrigues, 48, sem profissão definida, mas pau para toda obra, já foi servente, ‘chapa’, carroceiro e catador de recicláveis. Já foi até jogador de futebol amador! – Tomei muitas bicudas dele na canela quando ele jogava pelo Juventus do Fatima ou pelo Flamengo do cascalho.
Não se sabe ao certo o que o levou para as ‘marquises’. Talvez tenha sido a paixão pela estonteante Severina do Popote! Talvez as agruras da vida…!
Outro dia peguei meu carro e saí pela cidade procurando minha cadela que havia fugido de casa. Parei defronte um estacionamento na Perimetral ao ver um animal que julguei ser minha “Puma”. Havia dez moradores – e moradoras – de rua estendidos sobre papelões e trapos sob a marquise, se preparando para dormir, no inicio da madrugada. Dentre eles o antigo zagueiro central do Juventus! Para puxar prosa me propus comprar o robusto e fiel animal marrom que cochilava aos pés do dono. Ele até se prontificou a vender-me seu animal de estimação.
– Uai, quanté que o ocê dá nele? – Perguntou Vando sentando na ‘cama’ de papelão.
Quando reconheceu-me, levantou-se e veio até a porta da caminhonete cumprimentar-me com efusão, dizendo aos demais ‘moradores de rua’ que era meu amigo!
E somos mesmo… apesar das bicudas que recebi nas canelas! Mais de uma vez ajudei-o a comprar o almoço, ou o jantar… ou uma dose de suco de gerereba!
Quanto ao fiel amigo… Não deu negocio! Quando vi os ‘documentos’ do robusto cão marrom do Vando, constatei que não era o meu. A Puma é femea!
Mas voltemos ao furto cometido pelo ex-zaqueiro do Juventus…
O furto da mala da professora de Pedralva na virada da noite deste domingo, como tantos outros que tem tirado o sono de tantos cidadãos, vai muito além de um reles caso de polícia…! É no mínimo um caso de exclusão social. Ou quem sabe, um caso para Freud explicar…!

Anúncios

2 respostas em “‘Morador’ de rua…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s