Um grupo de jovens viciados em drogas, bebidas e cigarros, que´poço se encontrava numa esquina de Guaratinguetá para usar drogas. Um jovem paroquiano que passou a se relacionar com os jovens e tratá-los como pessoas carentes de afeto e atenção! Até que um dos viciados disse:
– “Eu quero sair desta vida de dependente químico”
Assim nasceu em junho de 1983 no município de Guaratinguetá no Vale do Paraíba, a Fazenda da Esperança, uma comunidade terapêutica de recuperação de toxicodependentes! Desde então dezenas de Fazendas da Esperança se espalharam pelo Brasil e até no exterior. Baseado no tripé Espiritualidade, Trabalho e Convivência, a Fazenda da Esperança tornou-se numero um em referencia na Recuperação de drogados.
A Fazenda da Esperança de Pouso Alegre foi inaugurada ha dois anos no bairro do Cervo, aproveitando a estrutura do antigo Pesqueiro Santa Barbara. Ironicamente, depois do pesqueiro, o sitio pertenceu ao traficante colombiano Juan Carlos Abadia, preso em São Paulo e atualmente cumprindo pena por tráfico internacional de drogas, nos Estados Unidos.
O espaço abriga 20 dependentes químicos que decidiram por livre e espontânea vontade abandonar as drogas e mudar de vida.
A fazenda de Pouso Alegre se mantém com doações, mensalidades dos internos e principalmente com o fruto do trabalho dos internos que produzem leite, carne bovina, hortaliças e principalmente peixes nos seus criatórios. Pessoas que até então achavam que o leite era feito na padaria, agora pegam nas tetas da mimosa toda manhã para tirar o seu sustento, sua recuperação, sua mudança de vida. Jovens que nunca ouviram o som de um despertador chamando para o trabalho, agora saltam da cama à seis da manhã para pegar no cabo da enxada e preparar canteiros de alface. E estão radiantes, cheios de esperança, descobrindo um mundo novo, redescobrindo a vida.
Afinal, a Fazenda da Esperança é a ultima escada para sair do fundo do poço!
Se você quer continuar usando drogas, o problema é seu! Se você quer parar com as drogas e levar uma vida saudável… A Fazenda da Esperança pode te ajudar.
Obs. A sobra da produção de hortaliças ainda não tem destino. Se você tem um mercadinho, quitanda ou horti-fruti e não tem fornecedor, adquira a produção da Fazenda da Esperança.
Estão de Parabéns!
Parabéns pela reportagem,
Muito bom! Um braço forte para ajudar na recuperação de quem realmente quer levar uma vida limpa.
Olá,Este trabalho de recuperando o ser humano é muito bacana,tendo em vista que já fui um.Tive a oportunidade de ser ,com a ajuda da minha familia e o trabalho de um hospital de uma estatal em que trabalhei ,com um programa de recuparar seus empregados foi a melhor coisa que me a aconteceu no passado.com uma internação de uns 45 dias e ao sair coloquei tudo em prática,Não me descuidei,me policiei,mas consegui.Éuma luta constante,O gratificante é você ver a expressão do rosto do profissional da área ao receber uma visita de um ex interno.Isto aconteceu comigo.Um abraço a todos.