É vergonhoso o descaramento dos políticos brasileiros! Como pode um representante de milhares de pessoas ter tão pouca vergonha na cara, manter numa casa de leis um larápio que infringiu a lei e roubou milhões de reais do povo!?!?
Se você meu estimado leitor acha que já viu de tudo, que já sentiu de tudo… Desculpe desapontá-lo! Nem adianta fechar os e tapar o nariz… Ainda há muita pouca vergonha e podridão para ver e sentir na política! A Câmara Federal permitiu que o deputado ratão Natan Donadon, condenado por desviar 8 milhões de reais dos cofres públicos, atualmente preso, continue a fazer seu honroso trabalho de criar leis, aprovar projetos e fiscalizar as ações da Presidente Dilma.
Se você acha que o dinheiro do povo do Roraima não vale nada, que Brasília está muito longe e não tem nada a ver com você, ‘leve os fatos’ para sua cidade. Imagine que o vereador que você ajudou a eleger na eleição passada foi condenado a 8 anos de cana por desviar o dinheiro dos seus impostos e está cumprindo pena no famoso “Hotel do Juquinha”. O que você acha de ele continuar com o mandato recebendo o salário que você paga e sair todo dia da cadeia para ir à Câmara criar leis, votar projetos e fiscalizar o prefeito!
Pois é isso que os seus comparsas, desculpe, ‘pares’ na Câmara dos Deputados fizeram. Permitiram que Natan Donadon, mesmo condenado, mantenha seu mandato parlamentar. Nesta quarta feira ele saiu da Penitenciara da Papuda – o Hotel do Juquinha de Brasília – foi à Câmara acompanhar a votação e depois voltou para o presídio.
A Câmara dos Deputados manteve na noite de quarta-feira o mandato do deputado Natan Donadon (PMDB-RO), que foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e está preso por peculato e formação de quadrilha.
Para ser cassado, eram necessários 257 votos ou mais a favor da perda do mandato. Os favoráveis à cassação somaram 233 votos, com 131 contrários à cassação e 41 abstenções, em votação que ocorreu com “voto secreto”. Vários líderes lamentaram o resultado, pedindo a votação da PEC do Voto Aberto, que acaba com o voto secreto nos processos sobre cassação de mandato parlamentar.
Donadon, o primeiro parlamentar que teve a prisão decretada pelo STF desde 1974, está preso em Brasília desde 28 de junho. Ele foi condenado em última instância pelo STF pelo desvio de 8,4 milhões de reais da Assembléia de Rondônia, quando era diretor financeiro da instituição.
O deputado compareceu ao Plenário na quarta-feira para se defender e, após a votação do processo de cassação, retornou à Penitenciária da Papuda.
A decisão dos parlamentares foi tomada apesar dos protestos que pararam ruas de todo o país em junho cobrando, entre outras reivindicações, o combate à corrupção. O próprio Congresso foi alvo de protestos, num deles com manifestantes subindo no teto exigindo limpeza da cena política.
Analistas políticos e boa parte da população acham que se o voto dos parlamentares fosse aberto, como o é no caso de Impeachmam do presidente, os parlamentares teriam um mínimo de acanhamento e votariam diferente. Tenho minhas duvidas!
De qualquer forma circula na Internet um manifesto nacional onde se pede o fim do voto secreto nessas situações. Há uma vaga esperança para a classe política e naturalmente para nós brasileiros se o voto for aberto.
Veja o manifesto.
“Ao presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, e todos os deputados federais:
Nós pedimos que V. Exas mantenham-se firmes e liderem o caminho para uma nova política no Brasil ao lançar luz sobre o sistema de votação do Congresso acabando com o voto secreto nas votações mais importantes e abrindo o processo para que todos possam ter conhecimento. A impunidade e a corrupção têm florescido por anos nas brechas do apagão do processo político. Precisamos de políticos que prestem contas aos seus eleitores agora e pavimentem o caminho para uma reforma política ambiciosa e ampla para o Brasil”.
Preencha o seu email e vote. Faça sua parte. Vamos mudar o comportamento dos nossos políticos para que eles não roubem tanto… O que eles não conseguirem roubar servirá para melhorar a saúde, a segurança, a educação, diminuir a pobreza e tantas outras carências sociais.
Faça de conta que o larápio que sai do Hotel do Juquinha continua a “cuidar dos seus interesses” e zombar da sua cara, é o vereador que você elegeu…!!!
Você disse a verdade, não é só lá em Brasília, por aqui também poderá acontecer o mesmo, pois em se tratando de PT, poderemos esperar o que?
E ai chips bom dia espero realmente que a população faça novos protestos e derrubem essa decisão esdrúxula da câmara pois certamente todos que votaram pela não cassação do mandato desse vagabundo também devem ter o rabo preso e pensaram ” e se fosse comigo ” e mais uma vez um bandido sai impune pois daqui a pouco quando a poeira abaixar ele consegue um hábeas corpus e sai desse hotel do juquinha brasiliense,infelizmente vivemos no país da impunidade onde políticos e pessoas de influência sempre se safam o “ladronon” deve estar sorrindo até agora ! Olha chips eu não vivi na época da ditadura mas sei que na época não rolava essa sacanagem,demagogia que rola hoje em dia sei que se o cara era contra e queria politizar entrava no cacete mas e quem vivia de acordo com as leis não sofria tanto assim as consequências,vejamos outro exemplo essa semana a “presidenta” repúdiou a fuga de um senador Roger Pinto para o brasil mas não repudia um ato como esse do “lonadron” ela deveria se manifestar a respeito e mostrar ao povo que não concorda com tal atitude mas ai arrumaria briga con cachorro grande leia-se a câmara deputados mas extraditar o cara ela pode e por que fecha os olhos para milhares de haitianos ilegais que entram no país todo ano e por esses e por outros chips que continuo trabalhando pagando meus impostos e levando a vida por que pra mudar a situação do nosso país ainda teremos um longo caminho a frente abracos e bom final de semana a todos !
por isso que o nosso brazil com z nao vai pra frente
O tão bem falado deputado ODAIR CUNHA não compareceu a seção para votar a favor da cassação, automaticamente, colaborou com a permanência de Natan Donadon.
Amigo Chips. Coincidentemente nosso Editorial desta semana “bate” com sua opinião. É uma vergonha, uma lástima. A mancha de óleo sobre os políticos brasileiros aumenta a cada dia. Ano que vem teremos eleições. Quem sabe fatos como este e tantos outros não sirvam de exemplo para que o povo brasileiro saiba quem escolher na urna eletrônica. Abração companheiro.
Olá Leo,
Ha uma vaga esperança de que as pessoas uma hora acordem e exercitem o seu direito…
Abraços.