Noticias da Câmara…

DSC07302Projeto Passeio pela História traz

alunos das escolas Estaduais e Municipais ao Museu

 De 22 de maio a cinco de julho o Museu recebeu a visita das seguintes escolas: Escola Estadual Virgília Paschoal e Escola Municipal Comunidade Alegrinho do Bairro São Cristóvão; Centro de Educação Infantil Irmão Alexandre, do Bairro Foch; E. E. Dr. José Marques de Oliveira e E. E. Dom João Resende, do Centro; E. M. Antônio Mariosa do Bairro Shangri-lá e E. M. Professora Josefa Azevedo Torres do Bairro São Camilo. Ao todo foram 660 alunos beneficiados com o projeto.

“Passeio Pela História” consiste em visitas orientadas ao Museu, em que as crianças assistem a um vídeo sobre a história do Museu e, acompanhadas pelos professores ou responsáveis da escola, são guiadas pelo agente cultural do Museu, para conhecer um pouco da história e esclarecer dúvidas sobre dados e fatos do passado e presente de Pouso Alegre.

O projeto consiste em proporcionar aos estudantes do ensino fundamental e médio da rede pública e particular e a outras instituições educacionais o acesso gratuito ao Museu para conhecerem a rica história deste município.

A professora Kátia Cristina Gomes Barbosa, da Creche Irmão Alexandre, disse que o objetivo da visita é sociabilizar os estudantes. “Estamos levando os alunos em ambientes fora da escola com a intenção de adaptá-los a esses lugares, e essa visita ao Museu acaba tornando possível o conhecimento da história da cidade onde eles moram, o que facilita a socialização”. Já a Professora Tatiane Freitas de Souza da E. E. Virgília Paschoal salienta que a visita é importante “para que os estudantes conheçam a história do município” e que “com a visita, trabalhar o conteúdo da matéria fica bem mais fácil, pois o interesse dos alunos aumenta”.

A professora Maria José Almeida Marques Simões, da E. M. Antônio Mariosa, compartilha da opinião da colega e conta que a vontade de conhecer as “coisas antigas” surgiu após o trabalho com um livro chamado “Guardados da Vovó”, que conta sobre objetos e hábitos antigos.

Já a coordenadora do “Projeto Reinventando” do Governo de Minas, a professora Beatriz de Cássia Ramos, da E. E. Dr. José Marques de Oliveira, explica que a demanda de trazer os docentes ao museu surgiu do fato de conhecer melhor o desenvolvimento tecnológico, cultural e da comunicação de antigamente. “Dentro do Projeto Reinventando, que é voltado para a área de empregabilidade, temos algumas disciplinas que visam a tecnologia, o turismo e a comunicação aplicada, e o museu nos dá a base da contextualização que precisamos”.

Para os alunos, a vinda ao Museu sempre se mostra como “novidade”. O estudante Gabriel Renato Oliveira Lopes, de oito anos, disse que ficou impressionado ao ver a máquina de tipografia que está em exposição no Museu. “Nunca tinha visto algo assim. Nem sabia que existia esse equipamento”. Lígia Sandoval de Faria, de sete anos, disse que, ao ver o piano se recorda da avó, que tocava o instrumento, e Ana Raquel de Melo Batista, oito anos, apreciou as vestimentas religiosas.

As visitas de escolas e outros grupos ao Museu devem ser agendadas com antecedência mínima de 15 dias. O MHMTT funciona de segunda a quinta das 12h às 18h e às sextas das 8h às 14h. Para mais informações 3429-6512/ 3429-6511.

*Ascon/Câmara

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *